No início da tarde desta quarta-feira (30/11), o prefeito Dr. Hugo Deleon de Carvalho Costa (CID), participou ao vivo, no studio da Tv Brasil Central, do Jornal Brasil Central, no quadro "Minha Cidade", junto aos apresentadores Débora Moraes e Claudio José Ferreira Vincié.
O quadro retrata as potencialidades dos municípios goianos em suas diversas áreas. Para a apresentação da linda e turística cidade do Lago Azul, um vídeo institucional apresentou detalhes como, as belezas naturais do e os cartões postais que atraem milhares de turistas todos os anos. Os esportes aquáticos foram destacados, assim como o lindo cume com o mirante onde pode se ter uma vista panorâmica e também o Cristo abençoando toda a cidade. As festividades sazonais que são referências no estado, entre outras, também tiveram seu espaço. O artesanato através da cutelaria e a gastronomia ganharam o olhar e o paladar dos apresentadores.
Uma das principais curiosidades foi sobre a história do município e a origem do nome. O administrador resumiu: "Antes, Três Ranchos era uma travessia de um Rio de Minas Gerais para Goiás, o Rio Paranaíba, isso antes da usina do reservatório emborcação que foi de 1981 para cá. Então pelo rio de travessia e tinha aos boiadeiros que atravessava suas boiadas, ou o antes de atravessar paravam nesses Três Ranchos, dormia, descansava a boiada para travessa para Minas. Chegaram a colocar o nome de Paranaíba de Goiás, mas a população ficou revoltada porque não tinha nada a ver, nenhuma característica da cidade, nenhuma identidade, e começa manifestação popular, ela foi oficializada como Três Ranchos".
Outra história que chamou a atenção foi a história promissora do jovem gestor, também chamou a atenção e sobre o sucesso político de Deleon, a apresentadora colocou: "Ele é jovem, têm 41 anos, e está no quinto mandato; duas vezes como prefeito e três como vereador. Esse moço é um sucesso político!".
Sobre sua gestão ter tanto destaque, Hugo ressalta os pontos: Entre as pontuações e enfatizações feitas pelos representantes populares da bancada, estão: atraso nos projetos e desinteresse no atendimento de indicações e requerimentos feitos pelos parlamentares em favor da população
"Responsabilidade, gestão austera, organização administrativa. Quando assumi a prefeitura, de várias gestões, ela não tinha muitas condições de liquidação de dívidas, não tinha muito crédito. Porque a prefeitura mais incentiva que arrecada. Muitos são os gastos e as demandas e arrecadação é muito pequena. E hoje graças a Deus, além de manter todos os pagamentos em dia, salário dos funcionários em dia e até construindo obras com recursos próprios. Tenho ex-prefeitos trabalhando que são secretários e meus conselheiros. Nós acabamos com rivalidades políticas desnecessárias. É descer do palanque e trabalhar, articulações partidárias só em período de eleição. Esse é o caminho, eu acredito".
Dr. Hugo ao ser perguntado sobre o ponto forte do município, pontuou: "Além do turismo natural com trilhas, o Lago com os esportes náuticos e esportivos, como a pesca esportiva onde sediamos o "Circuito Goiano de Pesca, que, no ano passado atingiu 70% da sua capacidade, tem também as datas festivas que são consideradas, como o Carnaval, referência como o melhor no estado. E a gastronomia é também o ponto forte. Pessoas andam 30 km para comer um dos nossos tradicionais pratos como o filé de tucunaré, são muitos os pontos fortes".
Também foi colocado pelo prefeito a força da hotelaria e casas de veraneio que fomentam boa parte da economia, somado ao comercio durante os períodos sazonais.
A bancada do programa ficou tomada por produtos do município: doces de várias qualidades, em pedaços e compotas, açafrão, farinha de mandioca e também uma das facas artesanais confeccionada pela cutelaria da cidade. Após a análise e degustação ao vivo dos produtos, cada item foi destacado, assim como o incentivo com a divulgação de todas as marcas, com sua maioria artesanais.