O vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, recebeu nesta terça-feira, 20, da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica), em Anápolis, a Medalha do Mérito Científico que a instituição confere a pesquisadores e pessoas que desempenham papel fundamental para o desenvolvimento da pesquisa e inovação em Goiás e no Brasil. Reitor da UniEvangélica, Carlos Hassel Mendes destacou o apoio do governo de Goiás, especialmente por meio do Programa Goiás de Resultados (GR), conduzido por Lincoln Tejota na Vice-Governadoria, para o fomento à pesquisa. O GR foi parceiro da universidade na implantação de seu Laboratório de Ciência Energética e no incentivo a outras linhas de estudos. O programa foi responsável pela realização de mais de 3,2 mil entregas no atual governo.
Carlos Hassel Mendes enfatizou sua satisfação por "ver a instituição trilhando o caminho para o qual foi pensada". "Temos agora um grande desafio e uma responsabilidade de fortalecer nossa instituição na produção do conhecimento, e, para isso, contamos com esse apoio tão primoroso que nos tem sido oferecido, especialmente pelo vice-governador", afirmou.
Lincoln Tejota reafirmou que, desde pequeno, é apaixonado por pesquisa. "O que nos trouxe aonde estamos, agora, foi a pesquisa científica, e temos, creio eu, que é por meio dela que encontraremos as respostas para os problemas da sociedade", resumiu o vice-governador.
Relatando que se sentiu profundamente emocionado pela Medalha do Mérito Científico que recebeu, Lincoln Tejota ressaltou que a pesquisa é necessária para avançar em áreas como democratização do acesso a energia elétrica e também à agenda ambiental. "Se essa pauta não for atacada e estudada, muito em breve coisas não esperadas acontecerão, e há estudos que apontam para a urgência de ações e para o grau de comprometimento provocado pelo uso descontrolado dos recursos", acenou Lincoln, falando sobre a necessidade de se manter a parceria entre o governo estadual e a UniEvangélica para avançar na disponibilização de políticas públicas.
Chanceler da UniEvangélica e presidente da Associação Educativa Evangélica (AEE), mantenedora da instituição, Augusto César Ventura definiu a entrega da medalha como um momento de alegria. "Ficamos felizes por ver um gestor público tão interessado no desenvolvimento do conhecimento e da pesquisa", disse o chanceler, acrescentando que a AEE mantém diversas casas dedicadas ao conhecimento, sendo a universidade a maior delas. "O apoio do governo do estado, via o Programa Goiás de Resultados e a Fapeg (Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás), é fundamental e queremos que essas parcerias se fortaleçam", acrescentou.
Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da instituição, Sandro Dutra e Silva apresentou números consistentes: em quatro anos, os projetos de pesquisa aumentaram em mais de 600%, e hoje a instituição possui 70 grupos, tanto de graduação como de pós-graduação. "Temos buscado o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa para que a universidade se consolide também no cenário internacional", relatou.
Superintendente de Gestão Integrada da Vice-governadoria, Bruno Netto acompanhou o vice-governador na solenidade de entrega.
Fonte: Com Informações da Vice-governadoria Governo de Goiás