Com a posição do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, de que não haverá prorrogação de mandatos e que as eleições serão realizadas em 2020, para o executivo e legislativo municipal, onde segundo o novo presidente do Tribunal, ministro Luis Roberto Barroso, poderá vir, apenas a ser prorrogadas por algumas semanas (entre novembro e dezembro), partidos e possíveis candidatos intensificam as articulações para apreciação de nomes e formação de chapas para o pleito.
Uma das cidades onde o processo político é constante e articulações não param entre uma eleição e outra, é "Ipameri". Dentro desse contexto, uma situação atípica é apresentada no município, quando cinco nomes se colocam na disputa para o executivo. E o Portal Serra Dourada News, sempre levando informações a seus leitores e internautas, desta vez traz a "Rodada I" com entrevistas exclusivas com esses nomes.
Ressaltamos que nossa redação entrou em contato com todos os prefeitáveis ou suas assessorias. Estaremos publicando as matérias, conforme aceitação e realização das mesmas (uma vez que por segurança, devido à pandemia da covid-19, as entrevistas estão sendo feitas virtualmente).
Começamos essa rodada com o agropecuarista: Bartolomeu Honório - Bartô da Verônica, 60 anos, filiado ao Democratas e empresário do ramo varejista. Pela segunda vez, pleiteia como pré-candidato a concorrida disputa até o Palácio Entre Rios. Veja como ele se posiciona, nesse primeiro momento, do embate:
Portal Serra Dourada News: O Sr. pretende entrar na disputa para ser prefeito de Ipameri?
Bartolomeu Honório: "Tenho conversado muito com os ipamerinos e o grupo político ao qual faço parte. Essa decisão é coletiva, sigo o que a população e o grupo decidir. Há um pedido para que eu seja candidato para tentar aplicar em nossa cidade um formato de gestão que pauto em minha vida, uma gestão feita com o coração. Pensando em resultados e nas pessoas. Se Ipameri quiser e o grupo político quiser, serei candidato para o pleito desse ano".
PSN: Como você se define, quem é como pré-candidato?
BH: "Me defino como um pré-candidato que representa o que nossa cidade anseia. Que representa um desejo de gestão feita com o coração. Gestão que vamos precisar para superar essa crise que o coronavírus trouxe para nosso município, estado e país. Gestão para trazer desenvolvimento para trazer empregos e oportunidades para nossa cidade. Defino-me também com o coração, pois, tudo o que faço e farei será pensando nas pessoas, como ajudar o próximo. E por fim, me defino como renovação, uma vez que nunca tive nenhum cargo público, além de ter a ficha limpa. Sou um pré-candidato que está disposto, através de muito trabalho, trazer novas esperanças para Ipameri".
PSN: Que razões levaram você a colocar seu nome a essa posição?
B H.: "Sempre fui um homem simples, apaixonado pela família e por Ipameri, alcancei tudo o que tenho graças ao trabalho que fiz e a retribuição que Ipameri me deu. Sempre trabalhei pautado na eficiência e honestidade, e, nossa cidade precisa ter uma gestão que procure resultados concretos. Gente que já tem serviço prestado com resultados. Ajudo as pessoas como posso, através de projetos sociais e tento desenvolver ao máximo nossa cidade com empregos e oportunidades. O município de Ipameri merece isso de maneira ampliada. Se a gestão do município for feita com o coração, igual sempre fiz, tenho certeza que seremos uma cidade referência para se viver e prosperar. Quero que Ipameri cresça e seja uma cidade referência com empregos e oportunidades, aquilo que ela já foi e merece ser novamente".
PSN: Como estão as articulações para viabilizar sua pretensa candidatura a prefeito?
BH: "Para mim a política se faz com o diálogo. Com todos que tem a mesma intenção. Graças a Deus, Ipameri tem muitas pessoas interessadas em uma prefeitura para todos e voltada para os ipamerinos. Com isso temos aglutinado cada vez mais pessoas e grupos políticos, abrindo espaço para todos e ouvindo a todos. Nossas articulações começam pelo povo, onde cada região da nossa cidade está sendo ouvida e novas pessoas entrando no projeto "Ipameri que merecemos" que é uma Ipameri melhor para todos!".
PSD: Se o seu nome for homologado pela convenção do seu partido, quais propostas, suas principais bandeiras e/ou projetos a serem apresentados a população?
BH: "Nesse momento fazemos uma construção de projeto. As propostas serão apresentadas depois de ouvir a população. Cada região está sendo ouvida, faço questão sempre de ouvir cada um sobre qual a Ipameri que merecemos, para construirmos juntos, uma cidade melhor. Minha bandeira pessoal é a da gestão com o coração. Que é pensar em eficiência para trazer empregos e oportunidades para nossa cidade, sempre estendendo as mãos para todos. Para que, haja em cada ipamerino amor pela cidade e oportunidade para crescer e viver bem".
PSN: De onde sairão os recursos para colocar em prática suas propostas?
BH: "Muito importante essa pergunta. Com a crise do coronavírus houve uma queda de arrecadação do estado e município e, consequentemente, haverá um problema de caixa público. Temos mais do que nunca ter muita seriedade na gestão, pois não poderemos sacrificar a população para pagar as contas do município, por isso, quero colocar minha experiência como empresário para buscar alternativas que não prejudiquem nossa cidade, e assim, para que possamos crescer. O diálogo com o estado e união se faz essencial, e graças a Deus tenho diálogo aberto com nosso governador Ronaldo Caiado (que também pertence ao partido ao qual presido em Ipameri - o DEM), com a assembleia legislativa e com a câmara federal. Precisaremos ter acesso e projetos sérios de gestão para que seja concedida ajuda a nossa cidade".
PSN: Qual o perfil ideal do vice para compor a sua chapa?
BH: "Será uma pessoa que ame Ipameri. Uma pessoa que tenha o tripé que nós acreditamos: trabalho, eficiência e transparência. Uma pessoa que represente o povo e que queira fazer uma gestão de excelência. Nosso projeto é pautado em administrar, em gerir a cidade e não em projetos de poder e/ou politiqueiros. Então nosso vice deve ser isso, em sua essência".
PSN: Qual será a participação do vice-prefeito em seu governo?
BH: "Uma gestão não se faz sozinho. Quero uma pessoa do diálogo para estar em todas as frentes de trabalho, que seja incansável, pois precisaremos de toda ajuda necessária para conseguir fazer a Ipameri que merecemos. A Ipameri do desenvolvimento, qualidade de vida e amor!".
PSN: O que o leva a acreditar que poderá vencer as eleições deste ano?
BH: "Ipameri precisará de alguém para desenvolver a cidade, que seja novo na política, que saiba fazer gestão e, principalmente, que saiba ouvir as pessoas. Graças a Deus tenho trabalhado exatamente nisso, e com a fé no Senhor, poderei retribuir para Ipameri tudo o que a cidade fez por mim. Se os ipamerinos confiarem em meu nome para gerir nossa cidade com eficiência, transparência e inovação que trarei na minha gestão, tenho certeza que nossa cidade irá crescer e se desenvolver como todos nós queremos".
PSN: Como você analisa a sua cidade, atualmente?
BH: "Nossa cidade já foi referencia na região e no estado. Hoje temos uma falta muito grande de empregos e oportunidade. Temos pessoas apaixonadas por nossa cidade que acabam mudando daqui por não conseguirem emprego ou desenvolvimento. Vão para cidades vizinhas ou para cidades mais distantes porque Ipameri não consegue retribuir para essas pessoas toda a sua capacidade. A cidade precisa de gestão em pontos importantes como asfalto e iluminação, além de atenção para os bairros mais distantes e para os produtores rurais. Ipameri pode ser melhor. Ipameri será melhor!".
PSN: Qual será o maior desafio para o próximo gestor, no seu ponto de vista?
BH: "O maior desafio será superar a crise do coronavírus. Deus queira que esse vírus já tenha ido embora no ano que vem, mas o estrago já aconteceu. Houve uma queda na arrecadação e o dinheiro público sumiu. Mesmo com a ajuda federal, o dinheiro não será suficiente, caso não haja uma gestão muito séria, que saiba onde aplicar o dinheiro e negociar desconto com os fornecedores. Precisaremos acelerar o desenvolvimento da nossa cidade sem prejudicar a população. Sem sacrificar o povo com aumento de impostos ou não investir em nossa cidade".
PSN: Se eleito, como vai lidar com o poder legislativo?
BH: "O poder legislativo é o grande parceiro do executivo. É o que busca também os melhores caminhos para nossa cidade. Os vereadores têm um papel muito importante de fiscalizar e buscar melhorias para nossa cidade. Precisarei deles e irei contar com eles com muito diálogo e seriedade".
PSN: O senhor está filiado ao mesmo partido que o governador Ronaldo Caiado, o Democratas. No entanto, um de seus possíveis adversários também compõe a base do governo. Qual dos dois terá, de fato, o apoio do governador nessas eleições?
BH: "O partido do governador é o DEM. Tenho o apoio do deputado federal Zé Mário aliado de primeira hora do governador e também do DEM. O DEM precisa se fortalecer em todo o estado e precisa também de Ipameri. Tenho certeza que o governador preferirá o DEM a outro partido que se alia ao PSDB, por exemplo. Além disso, temos a parceria e apoio do vice-governador Lincoln Tejota e do Partido Cidadania, como de outros partidos inteiramente da base, então tenho a absoluta certeza que teremos não apenas um apoio político do governador, mas também, a parceria para administrar nossa cidade".
PSN: Como é a sua visão em relação ao cenário de candidatos que, com o seu nome, somam cinco na disputa? Acredita que todas essas "possíveis" candidaturas serão mantidas até o período eleitoral?
BH: "É legitimo que todos busquem viabilizar suas candidaturas e gostaria que todos mantivessem as mesmas, uma vez que o debate democrático só tem a ganhar com isso. Uma vez que conseguiremos construir uma Ipameri melhor ouvindo todos e sabendo de todos os pontos de vista. Temos alguns pré-candidatos profissionais da política e que viveram toda uma vida exercendo cargos públicos, diferente de mim, então acredito que a cidade saberá balizar as pretensões, na hora da escolha".
PSN: Qual a mensagem para a população ipamerina que acompanha essa entrevista e busca avaliar os candidatos e projetos dos pretensos candidatos?
BH: "Digo aos meus queridos amigos e amigas de Ipameri que, nossa cidade merece muito mais. Merece desenvolvimento, emprego, oportunidades e um olhar que saiba fazer gestão. Iremos passar por um período difícil depois desse coronavírus e precisaremos estar atentos e capacitados para não sacrificar o bolso do povo. A irresponsabilidade na prefeitura ano que vem pode nos custar caro, então precisamos pensar muito no projeto da gestão com o coração, que é seriedade e eficiência pensando no povo. Nossa cidade será referência em nosso estado, tenho certeza! Basta trabalharmos com eficiência e transparência. Sei que, assim como eu, todos buscam o melhor para nossa cidade, então busquem falar pois nesse momento a única coisa que importa é ouvir o povo e saber de cada um: como iremos construir a Ipameri que merecemos. Obrigado pela oportunidade e todos fiquem com Deus e que Ele abençoe nossa cidade!".