Com a posição do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, de que não haverá prorrogação de mandatos e que as eleições serão realizadas em 2020, para o executivo e legislativo municipal, onde segundo o novo presidente do Tribunal, ministro Luis Roberto Barroso, poderá vir, apenas a ser prorrogadas por algumas semanas (entre novembro e dezembro), partidos e possíveis candidatos intensificam as articulações para apreciação de nomes e formação de chapas para o pleito.
Uma das cidades onde o processo político é constante e articulações não param entre uma eleição e outra, é "Ipameri". Dentro desse contexto, uma situação atípica é apresentada no município, quando cinco nomes se colocam na disputa para o executivo. E o Portal Serra Dourada News, sempre levando informações a seus leitores e internautas, desta vez traz a "Rodada I" com entrevistas exclusivas com esses nomes.
Ressaltamos que nossa redação entrou em contato com todos os prefeitáveis ou suas assessorias. Estaremos publicando as matérias, conforme aceitação e realização das mesmas (uma vez que por segurança, devido à pandemia da covid-19, as entrevistas estão sendo feitas virtualmente).
Nossa terceira entrevista será com a administradora: Ludmila Cozac, 53 anos, filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foi vice-prefeita e vereadora por dois mandatos, e, pela segunda vez, pleiteia como pré-candidata a concorrida disputa para o Palácio Entre Rios. Veja como ela se posiciona, nesse primeiro momento, do embate:
Portal Serra Dourada News: A Sra. pretende entrar na disputada para ser prefeita de Ipameri?
Ludmila Cozac: "Pretendo participar dessas eleições e nesse momento estou como pré-candidata à prefeita pelo MDB. Acredito que Ipameri é uma cidade que tem todos meios para se desenvolver e nesse momento não poderia deixar de colocar o meu nome a disposição de toda a comunidade Ipamerina e seus respectivos Distritos e Povoados".
PSN: Como se define, quem é a pré-candidata?
LC: "Uma pessoa que acredita que a política é o caminho de transformação da nossa sociedade. Hoje temos um grupo forte e consolidado. Meu nome depois das últimas eleições vem surgindo espontaneamente por toda a população. Pesquisas que foram realizadas e o incentivo de toda comunidade, fez com que o nosso grupo decidisse em colocar o meu nome para disputar essas eleições".
PSN: Que razões levaram você a colocar seu nome a essa posição?
LC: "Exatamente por acreditar que a política é o caminho de transformação da nossa sociedade. É através dela que poderemos desenvolver ações que vão de encontro aos anseios de toda a nossa comunidade. Ipameri neste ano completa 150 anos de história, e, não poderíamos deixar de contribuir com nosso trabalho".
PSN: Como estão as articulações para viabilizar sua pretensa candidatura a prefeita?
LC: "As articulações estão excelentes, tenho recebido a cada dia novas pessoas adeptas ao nosso projeto, além de ter ao meu lado o vereador Douglas Troncha como Pré-Candidato a vice-prefeito. Recebi também o apoio do presidente estadual do MDB - Daniel Vilela e dos grandes parceiros de Ipameri-deputado estadual Diego Sorgatto e deputado federal Dr. Célio Silveira. Dessa forma, entendemos que é possível viabilizar a nossa candidatura".
PSN: Se o seu nome for homologado pela convenção do seu partido, quais propostas, suas principais bandeiras e/ou projetos a serem apresentados a população?
LC: "Sendo homologada a nossa candidatura, uma das nossas principais bandeiras será o desenvolvimento e crescimento econômico de Ipameri. Acreditamos em um novo modelo de gestão pautado, principalmente, no planejamento das ações a serem realizadas. Tenho escutando muito a população para que possamos construir junto um plano de governo totalmente estratégico. E, são inúmeras as nossas bandeiras e projetos, implementaremos parcerias com empresas para geração de emprego/renda, implantação de um Hospital Municipal e melhoria na Saúde, Assistência e Promoção Social, apoio ao agronegócio, construção de moradias para famílias carentes, o recapeamento e novos asfaltos para os bairros e distritos, promover ainda mais a nossa educação e infraestrutura, dar o apoio ao esporte, a cultura, ao lazer e a segurança de nossos cidadãos. No momento certo, detalharemos as nossas propostas e projetos para toda população, mas podem ter a certeza de que, trabalharemos sempre com a gerência responsável e transparência dos recursos públicos. A sociedade terá o papel fundamental na formulação, condução e execução de nossos projetos".
PSN: De onde sairão os recursos para colocar em prática suas propostas?
LC: "Acredito que com apoio do Governo Federal e Estadual, emendas dos nossos deputados e gerência dos recursos públicos seremos capazes de implementar diversos projetos e dar oportunidades para todos os cidadãos de Ipameri, Distritos e Povoados".
PSN: Qual o perfil ideal do vice para compor a sua chapa?
LC: "O nome do nosso pré-candidato a vice-prefeito já foi apreciado pela população e escolhido pelo nosso grupo. Acreditamos que o vereador Douglas Troncha contém o perfil ideal, visto que conhece as demandas e os problemas do nosso município, têm trabalhos prestados e teve uma participação importantíssima nos últimos anos em Ipameri. Além disso, é uma pessoa muito querida e competente para exercer o cargo".
PSN: Qual será a participação do vice-prefeito em seu governo?
LC: "O vice-prefeito tem que estar sempre ao nosso lado trabalhando, participando e discutindo os melhores caminhos para a nossa cidade. Acredito que a função de vice-prefeito é de nos auxiliar e estarmos junto para buscarmos soluções e benfeitorias para o nosso município."
PSN: O que leva a acreditar que poderá vencer as eleições deste ano?
LC: "Nós temos um grupo muito coeso e com projetos que, realmente, vão de encontro com os anseios da população. Tenho trabalho prestado e reconhecido por todos, com meus princípios e ajuda de Deus, seguirei firme sem pestanejar nesse projeto, até o final".
PSN: Como você analisa a sua cidade, atualmente?
LC: "Ipameri teve sua história exitosa, tivemos grandes conquistas e a colocamos em destaque no estado de Goiás. Vejo que perdemos o ritmo do desenvolvimento. É claro que tivemos importantes avanços nos últimos anos, mas hoje perdermos a essência do crescimento e de uma cidade que traga oportunidades para as pessoas. A nossa ideia é sermos os precursores de mudanças, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos ipamerinos, como também a ampliação de vários serviços para a população".
PSN: Qual será o maior desafio para o próximo gestor, no seu ponto de vista?
LC: "Retomar o crescimento e desenvolvimento econômico de Ipameri, reestruturar a nossa infraestrutura urbana e rural e adotar um novo modelo de gestão, tendo como base o planejamento, transparência e modernização dos serviços públicos".
PSN: Se eleita, como vai lidar com o poder legislativo?
LC: "Lidar com o poder legislativo é algo natural para mim, já tive a oportunidade de ser vereadora por dois mandatos consecutivos e sei a importância dessa harmonia. Mesmo com divergências de ideias, trabalharemos sempre juntos em prol de Ipameri".
PSN: A senhora vê o seu partido com o aporte como os de seus adversários para a disputa?
LC: "O MDB é um partido consolidado em âmbito nacional, estadual e não é diferente em Ipameri, hoje temos quase mil pessoas filiadas ao MDB e vejo que estamos totalmente estruturados e preparados para entrarmos nessas eleições".
PSN: Como é a sua visão em relação ao cenário de candidatos, que com o seu nome, somam cinco na disputa? Acredita que todas essas "possíveis" candidaturas serão mantidas até o período eleitoral?
LC: "Sim. Nós temos vários pré-candidatos e acredito que todos mantenham suas candidaturas".
PSN: Qual a mensagem para a população ipamerina que acompanha essa entrevista e busca avaliar os candidatos e projetos dos pretensos candidatos?
LC: "Na minha vida, graças à providência divina, tive a oportunidade de trabalhar inúmeras vezes para o coletivo, como: diretora de escola, vereadora, vice-prefeita ou em qualquer outro trabalho que tenha desempenhado. Esse novo projeto não é só meu, é de todos aqueles que querem uma Ipameri desenvolvida e com oportunidades para todos. Além de ser pré-candidata a prefeita de Ipameri, sou filha, mãe, irmã, amiga e não tenho o poder como objetivo de vida. Seguirei com meus princípios acima de qualquer coisa, pois estou aqui para ouvir as pessoas e propor uma nova maneira de fazer política, com ética, responsabilidade e honestidade".