Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Comitê da bacia hidrográfica dos rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos se reúne em Caldas Novas

Reunião ordinária está agendada para o dia 02 de março de 2023. Prognóstico foi elaborado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Haverá discussão sobre perspectiva de novas outorgas e apresentação de um Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos

Por Redação, Carlos Duarte - Informações: Alexandre Bittencourt e Fotos: SEMAD em 16/02/2023 às 10:34:56
Rio São Marcos, que está no escopo de discussão do comitê. Reunião acontece no dia 02 de março de 2023

Rio São Marcos, que está no escopo de discussão do comitê. Reunião acontece no dia 02 de março de 2023

Em reunião que acontece no dia 02 de março deste ano, o comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbá, Veríssimo e da porção goiana do Rio São Marcos reúne-se para analisar o prognóstico climatológico da região para 2023. A apresentação será feita pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). Parte da discussão deve focar no risco de estiagem prolongada.

Além da apresentação do prognóstico climatológico, está na pauta a exposição de um Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, que vai ajudar a padronizar e esquematizar informações que subsidiam decisões do comitê. O grupo presente vai ainda debater as perspectivas de novas outorgas na bacia do Rio São Marcos e vai atualizar o cronograma de ações dos grupos de trabalho que o compõem.

O comitê

O Comitê da bacia hidrográfica dos rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos foi instituído em 29 de dezembro de 2011 Decreto Estadual nº 7.536/2011. Em 46.920 km² abrange áreas de 48 municípios goianos, possui dois biomas importantes, sendo 95% de Cerrado e os outros 5% de Mata Atlântica. Aproximadamente 33,4% de vegetação nativa, sendo os outros 66,6% compostos, em sua maioria, por atividades de uso do solo de pastagens e lavouras.

Comitês de bacia

Os comitês de bacias hidrográficas são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segreh). A sua composição é diversificada e democrática, e contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.

Os membros dos comitês são de diferentes setores: usuários de água, das organizações da sociedade civil ou dos poderes públicos. As principais competências desses colegiados são: aprovar o plano de recursos hídricos da bacia; arbitrar conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa; estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água; entre outros.

Atualmente há mais quatro comitês de bacias em funcionamento em Goiás. As seguintes bacias hidrográficas possuem comitês: Meia Ponte, Turvo e Bois, Afluentes do Rio Paranaíba e Afluentes do Rio Araguaia.



Fonte: Com Informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Governo de

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club