Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Anhanguera: Vereadores votam projeto para reajuste salarial de servidores públicos do município

Entre os trabalhos, além das votações de projetos, estiveram apresentações de requerimentos e indicações

Por Redação, Carlos Duarte - Reportagem: Ivone Rodrigues e Repórter Fotográfico: Lucas Machado em 26/02/2023 às 12:09:48
Parlamentares anhanguerinos apreciando matérias no plenário vereador Douglas de Aguiar

Parlamentares anhanguerinos apreciando matérias no plenário vereador Douglas de Aguiar

Com a presença de todos os vereadores: o presidente Gabriel Miranda Barbosa, o vice-presidente Welton José da Silva, o 1º secretário: Celmar Cardoso dos Santos, o 2º secretário Agnaldo Aparecido Rodrigues Alves, Aparecido Miranda - Neves, Dercílio Rodrigues Dias Neto II, Manoel Candido Pereira Filho, Wesley Mariano Borges e Robson Jose Gomes, foi realizada no Plenário Vereador Douglas de Aguiar, na Câmara Municipal de Anhanguera, na noite do dia 24 de fevereiro, a 2ª Sessão Ordinária de 2023.

Entre os requerimentos e indicações foram apresentados nos trabalhos do dia, pelos vereadores, vários requerimentos e indicações.

O vereador Dercílio Rodrigues encaminhou ofício solicitando a secretária de turismo, Adelaine Meira da Costa que seja realizado um campeonato de pesca, no município, justificando os motivos da solicitação: "A realização do campeonato de pesca, além de proporcionar o esporte, também servirá como incentivo ao turismo. E, quando proporciona o aumento do número de visitantes, automaticamente, estará sendo gerado fomento ao comércio e a nossa economia, num todo!".

Um problema foi levantado pelo vereador Celmar Cardoso que fez indicação para que providências sejam tomadas com urgência, diante de anseios da população quando a situação pontuais da Praça Nossa Senhora Aparecida, como relata: "Preciso ressaltar que a Praça é a entrada da nossa cidade. Porém existem problemas que vão além de estético, como o problema na fonte luminosa que não funciona, há várias lâmpadas queimadas e não apenas na Praça, como também na Avenida Belchior de Godoy. Espero que medidas sejam tomadas com urgência pela segurança da nossa população".

Uma preocupação fez com que o vereador Robson Gomes levantasse outra questão de segurança, sendo essa, apresentada pelo vereador, de cunho de segurança física, entre motos aquáticas e banhistas das margens do Rio Paranaíba: "O que vem chamando atenção é que, com o aumento do nível d"agua no nosso rio, aumentou também a prática do uso de jet-ski, e, minha preocupação é que esses praticantes do esporte aquático estão chegando muito próximo as margens do lago, próximo à Praça Humberto de Carvalho Alves, onde ficam muitos banhistas, entre eles, crianças. Domingo me informaram que quase houve um acidente. E na segunda, estive lá nas margens do rio e presenciei o fato recorrente. Por isso, vejo a importância da demarcação dos locais para a segurança dos banhistas , assim como dos condutores dos veículos aquáticos. É preciso que providencias sejam tomadas antes que algo grave e irreversível, aconteça!". A indicação do vereador para que providencias sejam tomadas no intuito de evitar acidente entre os banhista e desportistas aquáticos, foi considerada de extrema relevância e muito elogiada pelos edis: o presidente Gabriel, Welton, Dercílio e Celmar.

O Complexo Esportivo e Turístico "Levison da Silva" foi outro ponto levantado pelo vereador Robson, em relação ao funcionamento do local, aos finais de semana: "Falei com o prefeito e secretária de turismo e como não obtive resposta estou fazendo essa indicação porque é um anseio da população, como não fui atendido resolvi apresentar aqui o problema. Aqui temos poucas opções de lazer, ter um local daquele fechado, é muito ruim! Vejo crianças passando pelo buraco da tela e isso me deixa numa situação desconfortante, e esse também é o sentimento da população".

A implantação de bebedouros foi solicitada pelo vereador Welton Silva que justificou a necessidade diante das necessidades da população que exercita no local solicitado: "Fiz essa solicitação no ano passado, porém, não fui atendido e contínuo sendo cobrado pelos frequentadores de um dos locais mais procurados para a prática esportiva que é a Praça Antônio Jorge onde é rotineiro ver pessoas praticando caminhada, corrida e até mesmo praticando outras atividades como jogos socytes. Espero que dessa vez, seja atendido esse pedido que não é meu, mas da população".

Um requerimento verbal foi feito pelo vereador Wesley Mariano Borges solicitando providências em relação a uma balsa: "Quero solicitar que conste em ata e que ofício seja encaminhada Tem que ser tomada providência urgente em relação aquela balsa parada, ela fica aberta, crianças ficam lá pulando, um perigo. Tem que ser feito algo porque essas crianças podem machucar e até acontecer coisa pior!".

Votações

Foram colocados em 1° votação projetos de Lei e também emendas de alterações e revisões. Um dos assuntos de destaque da pauta é o Projeto de Lei n°02/2023, de autoria do Executivo Municipal que: dispõe sobre a revisão salarial dos servidores do município, sendo: efetivos, comissionados e Conselheiros Tutelares. O projeto aponta o reajuste de 5,79%, baseado esse percentual através do Índice de Preços ao Consumidor Amplo-IPCA, para categoria citada. Duas emendas foram acrescidas ao projeto pelos vereadores, sendo essas aprovadas. O projeto e os pareceres foram colocados em votação e aprovado em 1° votação, por unanimidade.

Sobre o Projeto de Lei 013/2022, foram apresentadas emendas de alterações sobre pontos inerentes a participação do município, junto o Consorcio Intermunicipal do Sudeste Goiano - CIMOSU.

E também foi apresentada emendas de nº 01/2023, em relação ao Projeto de lei nº03/2023 que dispõe sobre modificação no preâmbulo diante de lei complementar.

Um Projeto de Lei de nº 07/2022, autoria do Legislativo, do vereador Celmar Cardoso dos Santos, que: Denomina de Rua Abel Gonçalves Aguiar, um logradouro público do município. O projeto também foi aprovado em 1ª votação.

Antes de finalizar a ordinária, o presidente Gabriel Miranda usou a palavra para lamentar sobre um fato corrido durante as festividades públicas de carnaval: "Fico muito triste por ver uma situação repetidamente acontecendo em uma festa paga com dinheiro público. Foi denunciado a essa casa que os cidadãos estavam sendo impedidos de entrar no Salão Municipal onde aconteceu a festa de carnaval. De acordo com informações o cidadão não podia entrar se tivesse com uma latinha de cerveja. No meu entender isso errado, lá dentro uma latinha de cerveja estava custando R$ 5. Não acho justo o cidadão pagar a festa e não poder participar. E não é a primeira vez que acontece isso em festa publica. Espero que algo seja feito!"

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club