Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Municípios da Estrada de Ferro serão beneficiados com programa de moradia a custo zero

1ª etapa do Programa "Pra Ter Onde Morar" vai atender Anhanguera, Cristianópolis, Ipameri e Nova Aurora; ao todo,1.369 unidades habitacionais serão construídas em todo Estado

Por Redação, Carlos Duarte - Reportagem: Osmam Martins Júnior em 26/02/2023 às 12:54:40

A 1ª etapa do Programa "Pra Ter Onde Morar", do Governo do Estado, vai construir moradias a custo zero em 30 municípios goianos. A primeira etapa contemplará quatro cidades da região da Estrada de Ferro, onde serão construídas 172 casas com valor aproximado de R$ 127 mil cada unidade.

Em Anhanguera, serão 30 casas, Cristianópólis, 50, Ipameri, 57, e Nova Aurora, 35 unidades. Para participar do programa, os interessados precisam atender aos editais de inscrição, cumprir os requisitos estabelecidos. A cerimônia de lançamento do programa, que aconteceu no Auditório Mauro Borges do Palácio das Esmeraldas, contou com a presença do Governador Ronaldo Caiado e vice Daniel Vilela, Prefeito de Goiânia, Rogério da Cruz, Deputados Federais e Estaduais, Secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Salles e dos prefeitos de Anhanguera, Marcelo Paiva, de Cristianópolis, Juliana Izabel Costa, de Ipameri, Jânio Pacheco, de Nova Aurora, João Pimenta de Pádua Junior - Junior Marreco e São Miguel do Passa Quatro, Gilmar Pereira de Souza d demais gestores do estado.

Em sua fala, o Secretário de Estado de Infraestrutura Pedro Henrique Ramos de Sales falou das cidades que enfrentam dificuldades logísticas e de custo variável acima da tabela da Goinfra, mas que o Governo está trabalhando para diminuir as dificuldades nessas localidades do interior. "Que nunca mais tenhamos obras desertas, principalmente para aquelas pessoas que mais precisam. A gente precisa vencer essas desigualdades regionais e a secretaria nasce também para pensar nesse tipo de problema", afirmou Pedro Salles, que também comanda a Agehab.

Sales também pediu aos gestores presentes que as prefeituras ofereçam a estrutura da assistência social para ajudar os interessados com as inscrições. "Também coloquem estruturas para promover a inscrição dessas pessoas, muitas vezes as mais vulneráveis infelizmente conseguem, e com apoio da prefeitura acabam conseguindo, é muito importante essa ação", destacou.


O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, representou os demais gestores em sua fala e agradeceu pelo programa, que considera um dos "maiores programas sociais do Brasil. "Parabéns Governador Ronaldo Caiado, temos que ter essa disponibilidade para a gente atender aquelas pessoas que mais precisam", disse.

Os prefeitos: Juliana da Farmácia (Cristianópolis) e Gilmar Pereira de Souza (São Miguel do Passa Quatro) e lideranças de seus municípios com o governador Ronaldo Caiado

Entre os municípios da Estrada de Ferro contemplados na primeira etapa, Ipameri vai receber o maior número: 57 casas. Outras 50 serão destinadas para Cristianópolis, 35 para Nova Aurora e 30 para Anhanguera.

O prefeito de Anhanguera, Marcelo Paiva, a 1ª dama Susana Franco, o vice prefeito Flávio Pereira, vereadores e lideranças do município

À reportagem, o prefeito de Anhanguera, Marcelo Paiva, lembrou que a participação das cidades da Estrada de Ferro na primeira etapa é fruto do empenho dos prefeitos junto ao Governo do Estado. "A realidade é que existe um déficit habitacional muito grande em nosso estado, principalmente no interior do estado, então nós temos trabalhado junto a Goinfra para transformar essa realidade, tirando as famílias do aluguel e atendendo todas aquelas que mais precisam", declarou.

O governador Ronaldo Caiado agradeceu a presença de todos os prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras e lideranças dos municípios. "Graças ao apoio de vocês, pela 1ª vez na história de Goiás, tivemos uma reeleição grandiosa, sendo eleito no primeiro turno, sou imensamente grato e vou saber retribuir a todos pelo empenho que deram", relata o governador.

Ronaldo Caiado ainda lembrou que durante as visitas aos municípios, era comum as pessoas relatarem que as casas populares nunca saiam do lugar, sempre com metade da construção parada, meia parede e sendo invadida. "Eu estava numa churrascaria no início do mandato e o Marcelo Paiva [prefeito de Anhanguera] me falou "não governador, se o senhor me der 30 em Anhanguera eu sou o homem mais feliz do mundo". Eu falei olha, 30 casas em Anhanguera ele está feliz, então veja bem o que que eu posso fazer pelo interior das cidades mais humildes, do ponto de vista de arrecadação de renda per capita do cidadão que não tem como pagar a parcela", conclui o governador.

Até agora, 95% das obras já foram executadas nos 10 primeiros municípios do programa. Outros 100 municípios integram a segunda e terceira etapa, totalizando 6 mil unidades habitacionais em todo o estado. De custo zero para os cidadãos, as casas serão construídas com recursos do Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege), coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais do Estado de Goiás (GPS).

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club