A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão solene na noite da última quarta-feira, 17 de maio, por iniciativa do deputado estadual Issy Quinan Júnior (MDB), para homenagear profissionais de área de educação no estado. Foram concedidos Certificados do Mérito Legislativo a 92 coordenadores, professores, psicopedagogos, gestores e diretores de unidades educacionais de Goiás. A solenidade, realizada no plenário Iris Rezende, trouxe para a sede do Poder Legislativo representantes de escolas da Capital e do interior do estado.
A mesa de trabalhos foi presidida por Issy Quinan, que teve ao seu lado a coordenadora regional de Educação de Goiânia, professora Enicleia Cristiana Morais; a coordenadora regional de Educação de Silvânia, professora Luciana Cristina de Melo Tavares; a secretária municipal de Educação de Bonfinópolis e representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), professora Gleicy Leonel Silva; e a superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Curricular da Secretaria de Estado de Educação (Seduce), Nayra Claudinne Guedes Menezes Colombo.
Em seu pronunciamento, Quinan agradeceu a presença dos homenageados e acompanhantes e afirmou que a homenagem foi uma forma de reverenciar a importância da categoria dos profissionais da educação. Ele disse que a atividade docente ultrapassa a mera transmissão de conhecimento, sendo papel fundamental na formação do ser humano. E afirmou que trata-se, sobretudo, de estimular a compreensão, a autonomia, a descoberta, a curiosidade e o pensamento, isto é, significa dar luz a um novo cidadão.
"Onde estaríamos nós se não fossem por nossos saudosos professores?", indagou o deputado. Quinan falou dos desafios enfrentados pelos profissionais da educação durante a pandemia de covid-19. Ele lembrou, ainda, das agressões e ameaças às escolas, que, observou, não foram os primeiros e não serão os últimos vivenciados pela categoria.
Por fim, o legislador colocou seu mandato à disposição dos profissionais de educação para a discussão dos rumos que o setor deve ter para guiar as crianças e os jovens. E agradeceu a disposição de cada um no exercício do seu ofício. "Que esse simples, mas sincero, reconhecimento e elogio, sirvam-lhes de incentivo, ânimo e encorajamento diário, para bem servirem ao próximo."
A coordenadora regional de Educação de Goiânia, Enicleia Cristiana Morais, ressaltou o simbolismo da homenagem, que segundo ela, é uma demonstração do compromisso de Issy Quinan, de colocar o mandato à disposição da educação.
Para a educadora, todos os profissionais escolhidos para receberem o Certificado do Mérito Legislativo são representantes de todos os demais professores da Rede Estadual de Educação, que são merecedores da homenagem. E fez um destaque especial aos educadores da rede que atuam na Capital.
"Vocês também representam o conhecimento e a contribuição na educação integral dos nossos 64 mil estudantes da rede estadual nas escolas de Goiânia. E, com isso, nós sentimos que vocês representam as famílias que são alcançadas pelo ensino de excelência que, hoje, todos os nossos professores têm ofertado aos nossos estudantes. Parabéns e gratidão por aceitarem não um trabalho apenas, mas uma missão", afirmou Enicleia Morais.
Falando em nome dos homenageados, o professor Alonso de Oliveira Santos agradeceu a Issy Quinan, pelo reconhecimento feito aos profissionais da educação, não apenas porque ele está concedendo as honrarias, mas porque, segundo ele, o deputado tem trabalhado, desde o início do mandato, pela educação.
Ele lembrou que todas as profissões, das mais diversas categorias, passam pelas mãos do professor, o profissional capaz de conduzir a sociedade no caminho da libertação. "A educação é um instrumento que liberta e liberta para a vida toda. Quem vive sem o conhecimento, vive na escuridão. E essa libertação passa pelo conhecimento de cada uma das senhoras e dos senhores que aqui está", resumiu.
Após os discursos, os homenageados receberam, das mãos do deputado Issy Quinan, os Certificados do Mérito Legislativo. Em seguida, a sessão solene foi encerrada.
Fonte: Com Informações da Agencia de Noticias da Assembleia Legislativa de Goiás