Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Goiânia: Museu Frei Confaloni, na Antiga Estação Ferroviária, sedia exposição de arte "Amaury Menezes de A a Z" e inaugura biblioteca com nome do artista

Evento de abertura será nesta quinta-feira (25/05), a partir das 17h30. São reunidas obras de arte, produção gráfica, fotos, pertences, diário pessoal, com visitação aberta de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 8h às 17h. Entrada é gratuita. "Amaury é um exemplo e merece reconhecimento pelo talento e história em Goiás e Goiânia", afirma secretário municipal de Cultura, Zander Fábio

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Loren Milhomem e Fotos: Secult em 23/05/2023 às 17:50:44

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), lança a exposição "Amaury de A a Z" e inaugura a Biblioteca Amaury Menezes, no Museu Frei Confaloni, localizado na Antiga Estação Ferroviária, nesta quinta-feira (25/05). O evento tem início às 17h30, é gratuito e aberto para convidados, imprensa e comunidade em geral.

A exposição estará disponível para visitação até o dia 11 de junho, de terça-feira a domingo, inclusive aos feriados, das 8h às 17h, com obras de arte, desenhos, fotos, pertences pessoais, e diário do artista. Além da exposição, a Secult inaugura a Biblioteca Amaury Menezes dentro do museu. "Promovemos um mix de ações em homenagem ao artista, que tem um legado incrível com obras diversas. É um exemplo e merece reconhecimento pelo talento e história em Goiás e Goiânia", afirma o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

Sobre a exposição

A exposição contempla a reunião de produção gráfica, ambiente de trabalho, afazeres e pertences pessoais, ao retratar o artista Amaury Menezes na lente ampla da pessoa humana, que se faz múltipla e diversa em seus 94 anos.

Amaury Menezes de A a Z vai do homem dedicado e criativo ao mestre de arte, do aprendiz ao referente, do estudioso ao pesquisador, do projetista ao realizador, do seu nascimento aos dias atuais, que beira um século de vida. A exposição vem para consagrar o artista histórico e atuante, de uma vida inteiramente consagrada à arte.

Amaury começou a desenhar ainda criança. O que era apenas brincadeira, recebeu o apoio e incentivo de seu pai. À medida que crescia, alargava sua sensibilidade em anos seguidos de estudos e pesquisas de materiais e estilos. Encontrou mestres que lhe passaram mensagens e conteúdos que foram de grande valia.

Ao viver sua vida e aprender seu ofício de carreira, Amaury Menezes ensinou o que aprendia e retratou a vida artística à sua volta, de A a Z, na Goiânia efervescente das décadas de 1950 em diante. Com sua maneira de ser e retribuir, além do artista, que é, Amaury se tornou um mestre do ensino das artes, e o primeiro pesquisador e documentarista do mundo da arte e da cultura em Goiás.

Serviço

Assunto: Abertura da exposição "Amaury Menezes de A a Z" e inauguração da Biblioteca Amaury Menezes

Data: 25/05 (quinta-feira)

Horário: 17h30

Local: Museu Frei Confaloni, Antiga Estação Ferroviária – Praça do Trabalhador



Fonte: Com Informações da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) - Prefeitura de Goiânia

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club