A Câmara de Goiânia promoveu, na noite desta terça-feira (13 de junho), Sessão Especial para entrega da Comenda de Mérito Hailé Selassié de Goiás Pinheiro a autoridades e personalidades de destaque na área desportiva em Goiânia. A solenidade, proposta pelo vereador Anselmo Pereira (MDB), ocorreu no Centro de Treinamento Edmo Pinheiro, no Jardim Atlântico.
"Nada mais justo do que homenagear Hailé Pinheiro, um dos maiores nomes do esporte da nossa cidade e do estado de Goiás. Junto com o vereador Anselmo Pereira, vamos apresentar à Câmara Municipal o projeto de homenagem a esse grande homem, que tanto fez pelo esporte", destacou o prefeito de Goiânia Rogério Cruz.
Proposta pelo vereador Anselmo Pereira, a comenda Hailé Selassié de Goiás Pinheiro foi entregue a 20 personalidades que se destacaram na área desportiva em Goiânia. "Ser homenageado hoje me deixa muito feliz. É o reconhecimento da nossa colaboração com o esporte na cidade de Goiânia. Investir no esporte é parte importante do nosso trabalho na prefeitura, para incentivar a garotada a praticar atividades esportivas, que são mais uma alternativa para o desenvolvimento dos valores sociais, morais e éticos entre nossos jovens", afirmou o prefeito.
Em seu discurso, Anselmo Pereira elogiou o prefeito pelo trabalho na área do esporte. "O prefeito Rogério Cruz tem dispensado atenção especial ao esporte, tem se dedicado a estimular a prática esportiva nas escolas e nas comunidades, principalmente como mecanismo de inserção social. Essa homenagem é mais que merecida", afirmou, lembrando da criação, já nos primeiros meses da gestão, da Secretaria de Esportes, que não existia, e que representou o primeiro passo para que bons projetos surgissem na área.
O Presidente Executivo do Goiás Esporte Clube, Paulo Rogério Pinheiro, disse que a comenda mostra às pessoas a importância do investimento no esporte. "A educação transforma uma sociedade e o esporte está inserido nesse processo", observou.
Goiano de Itaberaí, Hailé Pinheiro nasceu em 13 de junho de 1936. Dirigente do Goiás Esporte Clube, por mais de cinco décadas, tornou-se presidente do clube, pela primeira vez, em 1963. Foi um dos responsáveis pela construção da sede da Serrinha, em terreno adquirido na década de 60. No local, além da sede administrativa, foram construídos campos de futebol, espaço para concentração e o Ginásio Luiz Torres de Abreu.
Considerado o dirigente mais atuante e emblemático da história do clube, Hailé Pinheiro faleceu, aos 86 anos, em 7 de setembro de 2022.
Homenageados
1. Ronaldo Caiado - governador de Goiás, representado pelo secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson de Paula Rodrigues;
2. Daniel Vilela - vice-governador de Goiás;
3. Rogério Cruz - prefeito de Goiânia;
4. Paulo Rogério de Carvalho Pinheiro - presidente executivo do Goiás Esporte Clube;
5. Romário Barbosa Policarpo - presidente da Câmara Municipal de Goiânia;
6. Adson Batista - presidente executivo do Atlético Clube Goianiense;
7. Hugo Jorge Bravo - presidente executivo do Vila Nova Futebol Clube;
8. Élvis Mendes - presidente executivo da Associação Atlética Aparecidense;
9. Breno Cardoso - presidente da Cufa Goiás;
10. Dante Amaral - tricampeão mundial pela Seleção Brasileira de Vôlei;
11. Takinha (Jefferson Fagundes de Andrade) - mestre Capoeira Abadá;
12. Patrícia Aparecida de Menezes - primeira atleta goiana na Seleção Brasileira de Futebol Profissional; professora de Educação Física por 27 anos; gestora de futebol profissional; e líder comunitária da Cufa;
13. Waldemir Soares - presidente da Associação Atletas de Jesus;
14. Ludymilla Floriano Coelho - presidente da Aduf;
15. Diego Monteiro Silva - presidente da ONG Shallon;
16. Marlon Brito - psicólogo do Esporte;
17. Sandra Nunes de Lima e Andrade Villarinho - professora de Educação Física da Prefeitura de Goiânia e sócia da Assesssoria Esportiva André Villarinho;
18. Mônica Fernanda dos Santos - especialista em Pedagogia no Esporte;
19. Patrícia Barbosa - idealizadora do projeto da Comenda Hailé Pinheiro;
20. Luciano da Silva Alves - incentivador do esporte no setor público em Goiânia.