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Alego Digital economiza mais de meio milhão de reais no Legislativo

Implantado na Assembleia Legislativa com o objetivo de reduzir custos com papel, otimizar os trabalhos e ampliar a transparência na Casa de Leis, o programa Alego Digital já apresenta resultados significativos. O levantamento feito, até o final de junho deste ano, mostra que foram abertos mais de 6 mil e 800 processos administrativos de forma digital e 3 mil 961 memorandos virtuais. Com isso, já se conseguiu poupar 346 mil 550 folhas de papel e foi gerada uma economia de R$ 554.480,00 para os cofres do Poder Legislativo.

Por Redação, Carlos Duarte em 16/07/2023 às 23:10:11

A modernização dos serviços executados pelo Parlamento goiano é um dos vários propósitos perseguidos pela 20ª Legislatura da Casa. E uma das formas encontradas para não apenas otimizar os trabalhos e a transparência, mas também economizar recursos e fomentar uma realidade sustentável, é o sistema Alego Digital. Trata-se de um programa que proporciona a tramitação de todos os processos internos do Legislativo estadual de forma on-line. A implantação da plataforma começou ainda na Legislatura passada.

O presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), destaca a relevância do Alego Digital, sobretudo para aprimorar o atendimento aos cidadãos de Goiás. "Estamos trabalhando diuturnamente visando oferecer à nossa população um serviço de qualidade, reduzir custos e transformar essas economias em melhorias para a vida da nossa gente. Esse projeto, que em tão pouco tempo já apresentou resultados positivos, é mais uma das nossas iniciativas e, sem dúvidas, iremos avançar ainda mais", afirma.

Em 2023, até o final de junho, foram abertos, de forma digital, 6.857 processos administrativos, a maior parte, (1.585 protocolizações), relacionada à área de pessoal, como requerimentos, lotações, certidões, tempo de serviço e férias. Logo em seguida, estão as solicitações gerais de tecnologia da informação, com 1.423 ocorrências.

O módulo de memorandos e ofícios, inaugurado em abril deste ano, já apresentou, em um curto período, resultados altamente positivos. Foram 3.961 memorandos virtuais produzidos até o final de junho.

Com isso, o Alego Digital já pôde evitar o gasto de 346.550 folhas de papel, o que se traduz em uma economia de R$ 554.480,00 para os cofres da Casa. O recurso, revertido em benefícios para a população, equivale a 35 árvores salvas.

O diretor de Tecnologia e Informação da Casa, Fabrício Lopes, também ressalta os efeitos da implantação da plataforma. "A Assembleia Legislativa tem direcionado esforços para promover a modernização aliada à segurança e tecnologia. Combinadas, as iniciativas trazem não só sustentabilidade, mas também economia e rapidez". Lopes revela que o tempo de tramitação dos processos administrativos diminuiu em 80%.

Isso tudo sem contar que ainda há módulos do programa a serem disponibilizados em breve. Segundo previsão da Diretoria de Tecnologia e Informação, entre as próximas novidades está a primeira fase de liberação do módulo de Processos Legislativos, que deve, no futuro, substituir o Sistema de Gerenciamento de Processos e Documentos (SGPD). Inicialmente, para fins de adaptação, os deputados e suas equipes poderão optar por aderir à apresentação de seus projetos e requerimentos de forma 100% digital ou adotar uma maneira híbrida.

Além disso, ainda para 2023, prevê-se a disponibilização de processos digitalizados dos dossiês de servidores e o envio on-line de atestados médicos. Vale ressaltar, por fim, que a Escola do Legislativo tem promovido cursos para capacitar os servidores e instruir sobre o uso do sistema administrativo Alego Digital.

Fonte: Com Informações da Agencia de Noticias da Assembleia Legislativa de Goiás

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