Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Comissão de SaĂșde da Alego, realizou vĂĄrias reuniões e apreciou 38 projetos durante os primeiros meses deste ano

Por Redação, Carlos Duarte em 16/07/2023 às 23:16:35

A Comissão de SaĂșde do Parlamento goiano encerrou o primeiro semestre do ano de 2023, marcado pelo inĂ­cio da 20ÂȘ Legislatura, com balanço positivo na deliberação de matérias referentes à ĂĄrea. Ao todo, foram realizadas dez reuniões ordinĂĄrias, além de uma audiĂȘncia pĂșblica para debater a alteração do regime jurĂ­dico do Instituto de AssistĂȘncia dos Servidores PĂșblicos do Estado de GoiĂĄs (Ipasgo).

"Ao longo desses seis meses, tivemos o privilégio de enfrentar desafios e avançar em direção à melhoria da saĂșde e do bem-estar da população, que tanto depende de nossas ações. Nossa comissão empenhou-se arduamente para cumprir sua missão de analisar, discutir e propor polĂ­ticas e diretrizes que impactam diretamente a saĂșde pĂșblica em GoiĂĄs", avaliou o presidente do colegiado, deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB).

De acordo com o parlamentar, os esforços foram concentrados em ĂĄreas consideradas cruciais para promover avanços significativos à sociedade goiana, tendo como prioridade a melhoria do acesso aos serviços de saĂșde. "Realizamos consultas especializadas e pesquisas aprofundadas para identificar os gargalos existentes e propor soluções viĂĄveis, com o objetivo de garantir o acesso oportuno e igualitĂĄrio aos cuidados médicos necessĂĄrios", ponderou Sebba.

A perspectiva é para que o trabalho de excelĂȘncia em prol de benefĂ­cios ao setor seja fortalecido nos próximos meses. "À medida que avançamos para o próximo semestre, estamos conscientes de que ainda hĂĄ muito a ser feito. A saĂșde é um campo dinâmico e em constante evolução, e nossa comissão estĂĄ comprometida em continuar seu trabalho incansĂĄvel para enfrentar os desafios futuros", salientou o deputado.

O tucano destacou, ainda, a atuação dos demais membros do colegiado, que, conforme Sebba, "levaram riqueza de conhecimento para as discussões e tomadas de decisão", por meio de suas experiĂȘncias. "Agradeço a todos os pares pelo empenho, dedicação e participação ativa em todos os nossos trabalhos, assim como aos representantes de órgãos pĂșblicos, sindicatos e à população que estiveram presentes ao longo do semestre."


Fazem parte do colegiado os deputados titulares Jamil Calife (PP), na condição de vice-presidente, Mauro Rubem (PT), Dr. George Morais (PDT), Rosângela Rezende (Agir), José Machado (PSDB) e Lucas do Vale (MDB). São suplentes Paulo Cezar (PL), Antônio Gomide (PT), Dra. Zeli (UB), André do Premium (Avante), Ricardo Quirino (Republicanos), Cristiano Galindo (SD) e Gugu Nader (Agir).

Reuniões OrdinĂĄrias

Ao todo, 38 proposituras tramitaram na Comissão de SaĂșde durante os primeiros seis meses de 2023. Dessas, 24 receberam sinal verde do colegiado e seguiram para apreciação do PlenĂĄrio. São elas:

Projeto nÂș 1533/22 - Virmondes Cruvinel (UB) - Institui a PolĂ­tica Estadual de Atenção Integral à Pessoa com SĂ­ndrome da Fadiga Crônica ou Encefalomielite MiĂĄlgica (SFC/EM).

Projeto n° 10125/22 - Paulo Cezar (PL) - Altera a Lei n° 19.075/15, que institui a PolĂ­tica Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e estabelece diretrizes para sua consecução.

Projeto nÂș 2351/22 - Paulo Cezar (PL) - Altera a Lei nÂș 19.075/15, que estabelece a polĂ­tica estadual de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista.

Projeto nÂș 4513/21 - Virmondes Cruvinel (UB) - Dispõe sobre a instituição da polĂ­tica pĂșblica de telemedicina para gestantes em GoiĂĄs no perĂ­odo de pandemia da covid-19.

Projeto nÂș 104/23 - Lincoln Tejota (UB) - Institui o Dia Estadual da Cannabis TerapĂȘutica, a ser celebrado anualmente em 27 de novembro.

Projeto nÂș 916/22 - Delegado Eduardo Prado (PL) - Dispõe sobre o reconhecimento do risco da atividade profissional exercida por vigilantes de empresas e segurança privada em GoiĂĄs.

Projeto nÂș 1819/22 - Amilton Filho (MDB) - Discorre sobre a autorização de entrada de animais domésticos em hospitais para visitação de pacientes internados.

Projeto nÂș 917/22 - Dispõe sobre a PolĂ­tica de Prevenção, Detecção e Controle da Trombofilia no âmbito do estado de GoiĂĄs.

Projeto nÂș 10460/22 - Amauri Ribeiro (UB) - Dispõe sobre a realização de testes para identificação de indĂ­cios de autismo.

Projeto nÂș 10451/22 - Amilton Filho (MDB) - Institui o mĂȘs Maio Azul de conscientização da SĂ­ndrome da Fadiga Crônica ou Encefalomielite MiĂĄlgica (SFC/EM).

Projeto nÂș 121/23 - Gustavo Sebba (PSDB) - Institui o Programa Estadual de Atendimento Médico nas Creches e BerçĂĄrios no Estado de GoiĂĄs.

Projeto nÂș 171/23 - Cairo Salim (PSD) - Institui o "Selo Empresa SaudĂĄvel".

Projeto nÂș 156/23 - Dr. George Morais (PDT) - Institui campanha estadual de conscientização e prevenção dos males causados pelo uso intenso de celulares, tabletes e computadores em bebĂȘs e crianças.

Projeto nÂș 10887/22 - Talles Barreto (UB) - Dispõe sobre a obrigatoriedade de acompanhamento das pessoas com surdez por um intérprete da LĂ­ngua Brasileira de Sinais (Libras) nos atendimentos de saĂșde.

Projeto n° 10832/22 - Paulo Cezar Martins (PL) - Institui a PolĂ­tica de Combate e Prevenção do Câncer de OvĂĄrio.

Projeto nÂș 153/23 - Virmondes Cruvinel (UB) - Institui a PolĂ­tica Estadual de acompanhamento pré-natal e pós-parto no caso de gestante no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Projeto nÂș 233/23 - Vivian Naves (Progressistas) - Institui a PolĂ­tica Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia.

Projeto nÂș 2156/22 - Deputado Lucas Calil (MDB) - Institui os Centros de Terapia Familiar e/ou conjunta para tratamento de doenças psicossomĂĄticas de mães e filhos na rede pĂșblica estadual de saĂșde.

Projeto n° 175/23 - Dr. George Morais (PDT) - Dispõe sobre a realização do exame para diagnóstico do pé torto congĂȘnito em recém-nascidos.

Projeto n° 125/23 - Bia de Lima (PT). A propositura assegura o direito das mulheres terem como acompanhante uma pessoa de sua livre escolha nas consultas e exames em geral.

Projeto nÂș 1120/22 - Deputado Talles Barreto (UB) - Dispõe sobre a comunicação da Central de Transplante de Órgãos com os pacientes receptores através de todos os meios de comunicação possĂ­veis.

Projeto nÂș 2676/20 - Deputado Karlos Cabral (PSB) - Estabelece procedimento virtual de informações e acolhimento dos familiares de pessoas internadas com doenças infecto contagiosas, durante endemias, epidemias ou pandemias, em hospitais pĂșblicos, privados ou de campanhas sediados em GoiĂĄs.

Projeto nÂș 433/23 - Rosângela Rezende (Agir) - Institui a PolĂ­tica PĂșblica Estadual de Conscientização e Atenção Integral à saĂșde da mulher no climatério e na menopausa.

Projeto nÂș 161/23 - Virmondes Cruvinel (UB) - Institui a PolĂ­tica Estadual de Atenção à Gagueira e a Pessoa que Gagueja.

Outras 13 matérias encontram-se com seus respectivos relatores para elaboração dos pareceres. São elas:

Projeto nÂș 303/23 - Lucas do Vale (MDB) - Institui a PolĂ­tica Estadual de Modernização do Sistema PĂșblico de SaĂșde. DistribuĂ­do à relatoria da deputada Rosângela Rezende.

Projeto nÂș 129/23 - Paulo Cezar (PL) - Institui a PolĂ­tica Estadual de Navegação de Paciente. DistribuĂ­do à relatoria do deputado George Morais.

Projeto nÂș 102/23 - Amilton Filho (MDB) - Garante o direito a acompanhante no pós-operatório aos pacientes submetidos a mastectomia e quadrantectomia na rede pĂșblica ou privada de saĂșde do Estado de GoiĂĄs. DistribuĂ­do à relatoria do deputado José Machado.

Projeto nÂș 124/23 - Fred Rodrigues - Dispõe sobre a vedação do bloqueio puberal e da hormonioterapia cruzada em crianças ou adolescentes menores de 18 anos, para transição de gĂȘnero, em toda a rede de saĂșde pĂșblica e privada de GoiĂĄs. DistribuĂ­do à relatoria do deputado Jamil Calife.

Projeto nÂș 187/23 - Fred Rodrigues (DC) - Introduz modificação na Lei n° 17.139, de 27 de agosto de 2010, que institui o Estatuto do Portador de Câncer no Estado de GoiĂĄs. DistribuĂ­do à relatoria da deputada Rosângela Rezende.

Projeto nÂș 354/23 - Dr. George Morais (PDT) - Institui a PolĂ­tica Estadual de prevenção da prematuridade neonatal. DistribuĂ­do à relatoria da deputada Rosângela Rezende.

Projeto nÂș 605/23 - Bia de Lima (PT) - Estabelece medidas de proteção e assistĂȘncia à saĂșde mental dos profissionais da educação em exercĂ­cio no estado de GoiĂĄs. DistribuĂ­do à relatoria do deputado Jamil Calife.

Projeto nÂș 451/23 - Paulo Cezar Martins (PL) - Institui a PolĂ­tica Estadual Adote a SaĂșde. DistribuĂ­do à relatoria da deputada Rosângela Rezende.

Projeto nÂș 360/23 - George Morais (PDT) - Institui a PolĂ­tica Estadual de Monitorização de Diabéticos Tipo I nas escolas da rede pĂșblica de ensino. DistribuĂ­do à relatoria da deputada Rosângela Rezende (Agir).

Projeto nÂș 342/23 - Delegado Eduardo Prado (PL) - Dispõe sobre a validade por tempo indeterminado do laudo médico pericial fornecido a pessoa com deficiĂȘncia. DistribuĂ­do à relatoria do deputado Jamil Calife.

Projeto nÂș 320/23 - Veter Martins - Assegura cirurgia gratuita de mamoplastia redutora às mulheres com macromastia mamĂĄria ou gigantomastia bilateral. DistribuĂ­do à relatoria do deputado José Machado.

Projeto nÂș 432/23 - Rosângela Rezende (Agir) - Institui a Semana Estadual de Conscientização do OvĂĄrio PolicĂ­stico (SOP). DistribuĂ­do à relatoria do deputado José Machado.

Projeto nÂș 696/23 - Dr. George Morais (PDT) - Institui, no âmbito do Estado de GoiĂĄs, o mĂȘs Maio Furta-cor, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saĂșde mental materna. DistribuĂ­do à relatoria da deputada Rosângela Rezende.

AudiĂȘncia pĂșblica

No dia 4 de abril de 2023, a Comissão de SaĂșde realizou uma audiĂȘncia pĂșblica para debater a alteração do regime jurĂ­dico do Ipasgo. O encontro foi proposto pelo presidente do colegiado, deputado Gustavo Sebba, e pelo deputado Antônio Gomide.

A audiĂȘncia, na sala das comissões da Alego, contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado de GoiĂĄs (TCE-GO), conselheiro Saulo Marques Mesquita, do conselheiro Celmar Rech, e buscou contribuir para a anĂĄlise e discussão da proposta de alteração do regime jurĂ­dico do Ipasgo, visando o melhor interesse dos servidores pĂșblicos e da população goiana.

Fonte: Com Informações da Agencia de Noticias da Assembleia Legislativa de GoiĂĄs

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

ComentĂĄrios