A secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis, foi reeleita vice-presidente da região Centro-Oeste da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). A votação ocorreu de forma presencial em Brasília, com representantes do país inteiro. "Seguimos com o trabalho em prol do meio ambiente, entendendo que esse reconhecimento também mostra a importância de Goiás para o cenário nacional", disse a secretária.
A eleição é válida para o biênio 2023 a 2025. A Abema é personagem importante na execução de projetos como o Plano de Ação para Prevenção e Combate ao Desmatamento no Cerrado (PPCerrado). O objetivo do PPCerrado, do qual Goiás faz parte, é atingir a meta federal de zerar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030 e unificar esforços da União, estados e municípios no escopo ambiental.
Vulcanis já ocupava a vice-presidência da região Centro-Oeste, cargo para o qual foi reeleita agora. Além disso, ela estava como coordenadora do bioma Cerrado, posição que agora ficará com o representante da Bahia, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins.
Confira a composição da Abema para o biênio 2023-2025
Presidente: Mauren Lazzaretti (Centro-Oeste)
Vice-presidente executivo: Eduardo Costa Taveira (Norte)
Secretária-geral: Marjorie Kauffmann (Sul)
1ª secretária: Isis Rafaela Rodrigues da Silva (Nordeste)
2º secretário: Thomaz Miazaki de Toledo
Vice-presidente do Norte: Marcello de Lima Lelis
Vice-presidente do Nordeste: Gino César Meneses Paiva
Vice-presidente do Centro-Oeste: Andréa Vulcanis
Vice-presidente do Sul: Valdemar Bernardo Jorge
Vice-presidente do Sudeste: Felipe Rigoni Lopes
Coordenação do Cerrado: Eduardo Mendonça Sodré Martins
Coordenação da Mata Atlântica: Sheila Maria Martins Orben Meirelles
Coordenação da Amazônia: Glicério Marcos Fernandes Pereira
Coordenação da Caatinga: Daniel Carvalho Oliveira Valente
Conselho Fiscal: Vilma Maria Freira dos Anjos (CE), Leonlene de Sousa Aguiar (RN), Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lago (RO), Ana Luiza Gonçalves Ferreira da Silva (PE), Renato Teixeira Brandão (MG) e Philipe Campello Costa Brondi da Silva (RJ).
Fonte: Com Informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Governo de