Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Prova de laço em duplas marca encerramento da Expo Catalão 2023

Competição reuniu 42 laçadores de 6 cidades; Ana Cândido, 23, integrante do Grupo Mulheres do Agro Catalão, foi a Ășnica laçadora a participar da prova

Por Redação - Reportagem Osmam Martins Jr. em 02/08/2023 às 13:41:43
Participação de mulheres no Team Roping ainda é baixa, mas interesse pela modalidade é crescente. (Reprodução/SD News)

Participação de mulheres no Team Roping ainda é baixa, mas interesse pela modalidade é crescente. (Reprodução/SD News)

No Ășltimo domingo, 30/7, a prova de laço em duplas (team roping) marcou o fim das competições previstas na programação da 43ÂȘ edição da Expo Catalão. A prova foi organizada pelo proprietĂĄrio do Rancho Pacheco, Ricardo Pacheco, com apoio da Selaria Americana e Sindicato Rural de Catalão.

Concentrados no Parque de Exposições a partir das 10h, 42 competidores vindos de Araguari (MG), Orizona (GO), Ipameri (GO), UrutaĂ­ (GO) e Tupaciguara (MG) participaram da prova de laço em dupla com premiações em dinheiro que chegaram até R$ 4 mil. Ana Teresa Cândido, natural de Catalão (GO), foi a Ășnica representante feminina na disputa.

Ana Cândido, 23, é a mais jovem integrante da Associação "Mulheres do Agro Catalão e região" e foi a Ășnica mulher a participar da prova. (Reprodução/Arquivo Pessoal)

"Foi uma ótima sensação participar da competição na Expo Catalão 2023, correndo e também conhecendo pessoas que vieram de outras cidades e se interessam pelo laço em duplas [team roping], é sempre muito gratificante ver o crescente interesse pelo team roping", comenta.

Próxima da arena depois de laçar o novilho, Ana também concedeu entrevista ao vivo, transmitida nas redes do sindicato rural de Catalão. Confira no vĂ­deo:



Ao todo, a prova durou cerca de 10h, desafiando limites dos competidores e também da Ășnica laçadora presente. Ana Cândido permaneceu durante todo o tempo da prova no parque de exposições, acompanhada de familiares, amigos, outros laçadores e também conhecendo pessoas que admiram e se interessam pela modalidade do laço em duplas.

Laçadora de cabeça (cabeceira), Ana Cândido, 23, almoça no intervalo das etapas classificatórias. (Reprodução/Arquivo Pessoal)

"É muito importante ter o apoio de familiares e amigos neste momento, me sinto mais confiante na hora de laçar, e claro, pretendo participar de outras provas na região sempre que puder", adiantou.

Com avaliação positiva sobre a participação na prova, Ana Cândido agradeceu o apoio e incentivo do grupo Mulheres do Agro Catalão e também dos patrocinadores: JRibeiro Imóveis, TJ Consultoria e AgroSeeds.

"Gostaria de agradecer a confiança dos meus patrocinadores, fundamentais para minha participação na prova, ao grupo Mulheres do Agro Catalão, ao meu pai [Fausto Cândido], minha irmã [Ana LuĂ­sa Cândido], e também dos amigos e amigas que sempre apoiam e torcem", agradeceu.

Laço em duplas

O Team Roping é uma das modalidades de rodeio que mais vem crescendo em interesse dos espectadores. Conhecida no Brasil também como Laço em Dupla, é uma atividade que nasceu nos Estados Unidos como uma forma dos peões demonstrarem sua habilidade de domar novilhos.

Ana Teresa Cândido e seu cavalo Usuaia, da raça Paint Horse, treinado para laçar. (Rerprodução/Arquivo Pessoal)

O nome em portuguĂȘs sugere que a modalidade é disputada em duplas, sendo um dos competidores responsĂĄvel por laçar a cabeça do novilho (o cabeceiro) e outro, as patas traseiras (o peseiro). Os dois competidores precisam ter uma boa sintonia para realizar seus movimentos com harmonia, obtendo sucesso no objetivo de laçar o novilho no menor tempo possĂ­vel.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

ComentĂĄrios

Universitarias Club