A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou, na noite dessa última terça-feira, 1º de agosto, profissionais da área de enfermagem, em sessão solene extraordinária para entrega de Certificados de Mérito Legislativo em comemoração ao Dia do Enfermeiro e Dia do Técnico Auxiliar de Enfermagem. O encontro foi proposto pelo deputado estadual e médico Dr. George Morais (PDT). A sessão, que teve início às 19 horas, no Plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela, contou com a participação de prefeitos e vereadores de vários municípios goianos. Também se fez presente a deputada federal Flávia Morais (PDT).
Ao discursar, Dr. George Morais enfatizou que aquela seria a primeira sessão solene proposta por ele. Na sequência, justificou que, na condição de médico, defensor da saúde, conhece de perto as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que tanto trabalham nesta área. Por essa razão, disse, não poderia deixar de dedicar esta primeira sessão especial para homenagear a quem presta relevantes serviços como profissionais da área de enfermagem.
"Que vocês continuem trabalhando com muito amor e com muita dedicação, ajudando a salvar vidas. O Certificado de Mérito Legislativo que vocês recebem hoje é uma forma de reconhecer e expressar a nossa profunda gratidão pelo papel fundamental que cada um desempenha em nosso sistema de saúde. Vocês são a base que sustenta nossas unidades de saúde, garantindo o suporte necessário para que médicos, pacientes e familiares enfrentem momentos difíceis e delicados com esperança", disse o legislador.
O parlamentar lembrou da importância dos profissionais da enfermagem em meio a crise da covid-19. "Naquele momento, o trabalho de vocês tomou dimensão mundial. Vocês colocaram a própria vida em risco para salvar vidas de outras pessoas. Isso nos enche de orgulho, pois a atuação dos profissionais de enfermagem vai muito além do cuidado físico. A profissão envolve empatia, compaixão e dedicação total ao bem-estar dos pacientes."
Ao discursar, a deputada federal Flávia Morais parabenizou os profissionais e ressaltou a importância de cada um antes, durante e depois da pandemia. "É uma profissão mal remunerada e que exige um esforço físico, emocional e mental maior do que muitas outras profissões. Vocês escolheram seguir por esse caminho porque sentem a necessidade de ajudar o próximo."
Flávia afirmou que, mais do que nunca, os homenageados merecem reconhecimento. Ela também lembrou a importância do trabalhos dos profissionais durante a pandemia. "Naquele momento, cada um colocou a própria vida e de seus familiares em risco ao ir para o front de uma guerra terrível contra um vírus que ninguém conhecia."
Dois convidados falaram em nome dos homenageados da noite. O prefeito do município de Campestre de Goiás, Fabiano Capuzzo (PDT), foi na esteira de seus antecessores e rememorou as dificuldades enfrentadas pelos municípios na tentativa de conter o avanço da pandemia. Para ele, sem a categoria, a missão não seria possível. "Não havia mágica."
"Nós vimos de perto a dificuldade em nossos municípios com essa doença e as dificuldades para garantir a vacinação. Vocês foram os primeiros e estiveram à frente de tudo enquanto todos compartilhavam o medo de enfrentar de perto e contrair essa doença maldita", pontuou.
Depois foi a vez do vereador por Cristalina José Marcelo Alves (Cidadania). Ele agradeceu o deputado autor do evento pela iniciativa. "Quero parabenizar a todos pela luta intensa em prol da vida de cada paciente. (...) Meus parabéns a vocês por terem enfrentado a pandemia de frente, sempre trabalhando. Nós amamos o que fazemos. Aproveito, também, para externar minha gratidão ao deputado George e a deputada Flávia que estão sempre lutando pela melhoria da nossa classe."
Também marcaram presença no encontro o prefeito de Itaguari, Adelino Souza Aquino (PDT); prefeito de Amaralina, Dásio Marques Ferreira (PDT); prefeito de Campestre de Goiás, Fabiano Capuzzo; prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Gilmar Pereira de Souza (UB); prefeito de Joviânia, Renis Eustáquio Gonçalves (MDB); prefeito de Cezarina, Valtenir Gonçalves da Silva (UB); presidente da Câmara Municipal de Jataí, vereador Abimael Souza Silva (PTC) e, por fim, o vereador por Cristalina José Marcelo Alves Borges.
DATA COMEMORATIVA
O Dia Internacional do Enfermeiro foi criado em referência a Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820 e que se tornou um marco da enfermagem moderna no mundo. O Dia Internacional da Enfermagem ou Dia Internacional do Enfermeiro passou a ser uma data comemorativa no Brasil no ano de 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, através de decreto-lei.
A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.
Fonte: Com Informações da Agencia de Noticias da Assembleia Legislativa de Goiás