Era 13 de agosto de 2013 quando, o jovem e arrojado Lucas Alessandro Miranda Guimarães assumiu o Movimento Democrático Brasileiro - MDB. Dizem que quando as oportunidades aparecem, os diferenciados a agarram é fazem a diferença, Lucas era vice-presidente e, quando, por motivo de força maior o presidente na época, precisou deixar o cargo, ele assumiu e tem construído um grande legado nesse logo caminho que está prestes a completar 10 anos.
"Tive a alegria de filiar ao PMDB, como era a sigla naquele momento, em 12 de junho de 2011, dia dos namorados, e essa foi uma paixão que vem dado muito certo e aumentado a cada novo feito. E devo esse relacionamento tão solido ao meu padrinho de partido, meu muito querido e saudoso amigo Lourival Vieira que me trouxe para a política e para o MDB. E tive a alegria em ter minha ficha abonada pelo presidente estadual daquela época, Adib Elias".
Como gestor, o jovem fez várias ações em que celebra ao destacar, como o agregar dos jovens ao partido de forma ativa: "Somos um partido, literalmente, de movimento, e, ninguém mais que os jovens para fazer um processo ganhar vivacidade. Por isso, fiz questão e implantar no município o PMDB Jovem, que com sua criação possibilitou o surgimento de novas lideranças politicas anhanguerinas.
Guimarães tem, entre as incontáveis lembranças de fatos e pessoas que marcaram o partido, dois que para ele, foram e seus legados continuam sendo, grande exemplos: "Que me perdoem os outros líderes de Goiás e até do Brasil, mas nós tivemos dois verdadeiros professores, mestres em liderar pessoas: Iris Rezende Machado e Maguito Vilela! Ambos tinham um imã de atrair pessoas e fizeram valer essa confiança. Tenho tantas lições que eles passaram que guardo no coração e na mente, mas entre tantas, o desejo do Iris em querer ajudar o próximo, com seus mutirões, o cuidado com os menos favorecidos, herança que passou para o Maguito que também com aquele dom de ser sempre o apaziguador e compreensível com todos, fez com que eles partissem dessa vida, mas que permaneçam vivos através desse legado!".
O município teve diversos líderes, parlamentares e gestores que contribuíram através do MDB, contribuíram par o crescimento e desenvolvimento do município, mas uma delas , ganha destaque, na opinião do presidente: "Tivemos gestões importantes do MDB no nosso município. Porém a do prefeito Marcelo vem se destacando. Ele vem fazendo uma gestão inovadora, arrojada e com isso, tem proporcionado uma pujança nunca experimentada pela nossa cidade. E nossa gente, ele tem criado oportunidade para todos os moradores e elevado o nome da nossa cidade em diversos cantos do país!".
Entre os feitos que presenciou como militante MDBista em Anhanguera , na região Sudeste e no Estado, relembra: "Em Anhanguera como militante, não posso deixar de destacar o surgimento do MDB Jovem em 2012, foi um marco no partido. Já na nossa região, é inesquecível a vitória para deputado estadual, em 2016, do Adib Elias Júnior, com o slogan "Fé Nessa Força", ainda MDB, teve uma vitória avassaladora. E no estado, desde que, entendo por gente, o MDB tem mantido o protagonismo, sem dúvidas, a maior legenda de Goiás!".
No cenário nacional, Lucas, coloca ressalvas: "Não concordo com o papel desenvolvido no âmbito nacional, porém, respeito como o próprio nome da sigla diz, Movimento democrático brasileiro".
Para as próximas eleições, Lucas vislumbra para o partido dois pontos dentro do município de Anhanguera: "Vejo que teremos um importante processo nas processos eleições, pois teremos o prefeito Marcelo Paiva que deverá ser novamente nosso candidato e teremos uma chapa forte também para vereadores, onde poderei ser um dos pleiteantes a uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores!".
Em relação ao Presidente Estadual do Partido, hoje vice-governador Daniel Vilela, ele destaca?
"Nosso presidente é um jovem visionário, que já o colocou em cargos importantes, inclusive, sendo agora o nosso vice-governador. Ele tem minha admiração e temos uma relação, além do companheirismo de amizade. Porque ele herdou do pai, o dom de agregar pessoas!".
Lucas , hoje além do cargo de gestão partidária, desenvolve a gestão de uma das principais pastas da gestão municipal: Secretaria de Saúde faça um resumo da sua história pontos relevantes no partido, cargos de confiança que ocupou? Aprendizados? Conhecimentos?
"Sem dúvida nenhuma, o cargo de secretario de Saúde, me transformou com a possibilidade de transformar a vida das pessoas. Nessa gestão com total apoio do prefeito Marcelo Paiva, conseguimos colocar o maior número de especialidades, melhorar a farmácia básica, doar o maior número de exames, construir o Centro de Fisioterapia, construirmos o Centro de Odontopediatria, como também estamos construindo um Centro de Análises Clinicas.?, entre tantos programas que tem melhorado expressivamente a Saúde de Anhanguera!".
E o presidente finaliza comemorando: "Sou muito grato a Deus, por tudo que Ele me proporciona. Levarei comigo que a forma de ser abençoado é abençoar o próximo com a sua ajuda, com o melhor que você puder fazer. Fazer para o outro, aquilo que gostaríamos que fosse feito a nós!".