Campanha Detran Alerta Faixa Dez 2023 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Facilita Caldas Novas 728 x 90 Nov 2023 1

Casa dos Sentidos atrai atenção de escolas municipais com projeto sens√≠vel

Catalão (GO), cidade com notas acima da m√©dia nacional, tem mais da metade da rede de ensino confirmada para visita guiada

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Eduardo Betinardi em 02/11/2023 às 15:45:25

Os alunos da rede de ensino de Catalão (GO), cidade que tem se destacado por altos índices escolares, marcarão presença em uma exposição artística sensível e educativa. A Casa dos Sentidos desembarca na cidade em 31 de outubro, com uma mostra interativa inspirada na viv√™ncia de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Shopping Catalão (R. Jocelim Gomes Pires, 2300 – Nossa Senhora de F√°tima). J√° estão confirmadas visitas guiadas para professores e alunos, atendendo uma média de 300 jovens da cidade.

"Acreditamos que esse evento possibilita a todos uma forma de olhar através do outro, ou seja, visualizar a rotina b√°sica pelos olhos do autista", explica a Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Catalão, Eliana Machado Canedo Borges. A visita à exposição passa por um processo educacional com os alunos, que t√™m entre 9 e 11 anos. O planejamento prev√™ um trabalho vinculado aos componentes curriculares e às pr√°ticas pedagógicas. "É uma excelente oportunidade de desenvolver a empatia", complementa Eliana.

Catalão é uma cidade marcada pela atenção dada à educação. Segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação B√°sica (IDEB), o município est√° acima da média nacional (5,5) e estadual (5,7) na nota dada por este indicador, chegando a 5,9. Esta nota é calculada a partir de an√°lise do fluxo escolar e resultados de desemprenho em Língua Portuguesa e Matem√°tica em avaliações por todo o Brasil, em escolas públicas e privadas.


A Casa dos Sentidos é aberta ao público em geral com visitações gratuitas, e tem eventos especiais para crianças e educadores, agendadas com hor√°rios especiais e acompanhadas por mediadores. Esse formato favorece o lado educacional da arte, trazendo discussões sociais e formativas para o público em uma linguagem apropriada para a idade. Como um dos objetivos do projeto é trazer conscientização sobre as viv√™ncias de pessoas com TEA, a ação educativa é ainda mais relevante para as crianças, que aprendem sobre respeito e inclusão.

A exposição alia artistas e arquitetos para criar o espaço da casa, simbolizando um ambiente seguro e receptivo. "Cada um v√™ o mundo à sua maneira e as pessoas com TEA enxergam e interpretam a realidade de uma forma ainda mais individual. A proposta da curadoria é oferecer uma experi√™ncia inédita que fala sobre inclusão social por meio da arte. Tudo de forma sensorial e lúdica", conta Giusy de Luca, curadora do projeto. A Casa dos Sentidos foi desenvolvida depois de uma extensa pesquisa com crianças e adolescentes com TEA, acompanhada por profissionais de psicologia, pedagogia, psicomotricidade, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

"A casa é o espaço do acolhimento e do afeto e, assim sendo, pode continuar essencialmente simples. A Casa dos Sentidos tem essa medida exata, toda alicerçada na arte para provocar diversas sensações a cada cômodo", explica Carolina Montenegro, diretora da Montenegro Produções Culturais e da Guanabara Produções Culturais. Participam do projeto no formato pocket (a ser apresentado em Catalão) os artistas Bruna Alc√Ęntara, Bruno Romã e Marcella Calado, e a arquiteta Nonnie Fenianos.

Turnê da Casa dos Sentidos

Com dois projetos, um oficial e outro versão pocket, a Casa dos Sentidos tem uma agenda extensa que começa em 2023, com a versão adaptada, e segue em 2024. Entre os dias 07 e 22 de outubro, a mostra ficou em cartaz na cidade de Monte Mor (SP), no Centro Cultural Joaquinzão. Agora, parte para Catalão (GO), com exibição entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro, no Shopping Catalão. Na sequ√™ncia, ainda em 2023, segue para Ponta Grossa (PR), na Biblioteca Municipal, onde ficar√° em cartaz entre 21 de novembro e 03 de dezembro.

A mostra oficial começa em janeiro de 2024 em Campinas (SP), no Campinas Shopping, podendo ser visitada de 30 de janeiro até 23 de fevereiro. Na sequ√™ncia, Curitiba (PR) recebe a Casa dos Sentidos de 29 de março a 21 de abril, no Shopping Mueller. J√° no m√™s de maio, entre os dias 10 e 30, a mostra desembarca em Brasília (DF), com uma edição histórica na Biblioteca Nacional. Ainda no primeiro semestre de 2024, a cidade de São Paulo (SP) entrar√° na programação, em datas e local que serão confirmados nos próximos dias. Para completar, em agosto de 2024, o projeto romper√° fronteiras, indo para San Diego, na Califórnia (EUA).

A Casa dos Sentidos Pocket ficar√° aberta para visitação na cidade de Catalão (GO) entre os dias 31 de outubro e 22 de novembro, no Shopping Catalão (R. Jocelim Gomes Pires, 2300 – Nossa Senhora de F√°tima), com entrada gratuita. A exposição conta com produção e idealização da Guanabara Produções Culturais com apoio da Montenegro Produções Culturais por meio de Lei de Incentivo à Cultura, com Patrocínio Master John Deere. Realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto conta ainda com patrocínio da Tetra Pak, Sideral Linhas Aéreas, Da Magrinha, On Petro Combustíveis, S&C, Grupo Barigui, Aker Solutions, Metalus, Magnetron e Ravato; e apoio da Revista Autismo, Tismoo e √Āgua & Vida. Para mais informações sobre a 2¬™ Casa dos Sentidos, acesse o site https://montenegroproducoes.com/projects/casa-dos-sentidos-2/.

Fonte: Com Informações da P+G Comunicação Integrada

Comunicar erro
Campanha Facilita Caldas Novas Novembro 2 970 x 90
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90
Campanha Detran Faixa de Pedestre Dez 2023 728 x 90 5

Coment√°rios

Campanha Detran A Faixa 1/3