Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Casa dos Sentidos atrai atenção de escolas municipais com projeto sensível

Catalão (GO), cidade com notas acima da média nacional, tem mais da metade da rede de ensino confirmada para visita guiada

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Eduardo Betinardi em 02/11/2023 às 15:45:25

Os alunos da rede de ensino de Catalão (GO), cidade que tem se destacado por altos índices escolares, marcarão presença em uma exposição artística sensível e educativa. A Casa dos Sentidos desembarca na cidade em 31 de outubro, com uma mostra interativa inspirada na vivência de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Shopping Catalão (R. Jocelim Gomes Pires, 2300 – Nossa Senhora de Fátima). Já estão confirmadas visitas guiadas para professores e alunos, atendendo uma média de 300 jovens da cidade.

"Acreditamos que esse evento possibilita a todos uma forma de olhar através do outro, ou seja, visualizar a rotina básica pelos olhos do autista", explica a Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Catalão, Eliana Machado Canedo Borges. A visita à exposição passa por um processo educacional com os alunos, que têm entre 9 e 11 anos. O planejamento prevê um trabalho vinculado aos componentes curriculares e às práticas pedagógicas. "É uma excelente oportunidade de desenvolver a empatia", complementa Eliana.

Catalão é uma cidade marcada pela atenção dada à educação. Segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o município está acima da média nacional (5,5) e estadual (5,7) na nota dada por este indicador, chegando a 5,9. Esta nota é calculada a partir de análise do fluxo escolar e resultados de desemprenho em Língua Portuguesa e Matemática em avaliações por todo o Brasil, em escolas públicas e privadas.


A Casa dos Sentidos é aberta ao público em geral com visitações gratuitas, e tem eventos especiais para crianças e educadores, agendadas com horários especiais e acompanhadas por mediadores. Esse formato favorece o lado educacional da arte, trazendo discussões sociais e formativas para o público em uma linguagem apropriada para a idade. Como um dos objetivos do projeto é trazer conscientização sobre as vivências de pessoas com TEA, a ação educativa é ainda mais relevante para as crianças, que aprendem sobre respeito e inclusão.

A exposição alia artistas e arquitetos para criar o espaço da casa, simbolizando um ambiente seguro e receptivo. "Cada um vê o mundo à sua maneira e as pessoas com TEA enxergam e interpretam a realidade de uma forma ainda mais individual. A proposta da curadoria é oferecer uma experiência inédita que fala sobre inclusão social por meio da arte. Tudo de forma sensorial e lúdica", conta Giusy de Luca, curadora do projeto. A Casa dos Sentidos foi desenvolvida depois de uma extensa pesquisa com crianças e adolescentes com TEA, acompanhada por profissionais de psicologia, pedagogia, psicomotricidade, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

"A casa é o espaço do acolhimento e do afeto e, assim sendo, pode continuar essencialmente simples. A Casa dos Sentidos tem essa medida exata, toda alicerçada na arte para provocar diversas sensações a cada cômodo", explica Carolina Montenegro, diretora da Montenegro Produções Culturais e da Guanabara Produções Culturais. Participam do projeto no formato pocket (a ser apresentado em Catalão) os artistas Bruna Alcântara, Bruno Romã e Marcella Calado, e a arquiteta Nonnie Fenianos.

Turnê da Casa dos Sentidos

Com dois projetos, um oficial e outro versão pocket, a Casa dos Sentidos tem uma agenda extensa que começa em 2023, com a versão adaptada, e segue em 2024. Entre os dias 07 e 22 de outubro, a mostra ficou em cartaz na cidade de Monte Mor (SP), no Centro Cultural Joaquinzão. Agora, parte para Catalão (GO), com exibição entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro, no Shopping Catalão. Na sequência, ainda em 2023, segue para Ponta Grossa (PR), na Biblioteca Municipal, onde ficará em cartaz entre 21 de novembro e 03 de dezembro.

A mostra oficial começa em janeiro de 2024 em Campinas (SP), no Campinas Shopping, podendo ser visitada de 30 de janeiro até 23 de fevereiro. Na sequência, Curitiba (PR) recebe a Casa dos Sentidos de 29 de março a 21 de abril, no Shopping Mueller. Já no mês de maio, entre os dias 10 e 30, a mostra desembarca em Brasília (DF), com uma edição histórica na Biblioteca Nacional. Ainda no primeiro semestre de 2024, a cidade de São Paulo (SP) entrará na programação, em datas e local que serão confirmados nos próximos dias. Para completar, em agosto de 2024, o projeto romperá fronteiras, indo para San Diego, na Califórnia (EUA).

A Casa dos Sentidos Pocket ficará aberta para visitação na cidade de Catalão (GO) entre os dias 31 de outubro e 22 de novembro, no Shopping Catalão (R. Jocelim Gomes Pires, 2300 – Nossa Senhora de Fátima), com entrada gratuita. A exposição conta com produção e idealização da Guanabara Produções Culturais com apoio da Montenegro Produções Culturais por meio de Lei de Incentivo à Cultura, com Patrocínio Master John Deere. Realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto conta ainda com patrocínio da Tetra Pak, Sideral Linhas Aéreas, Da Magrinha, On Petro Combustíveis, S&C, Grupo Barigui, Aker Solutions, Metalus, Magnetron e Ravato; e apoio da Revista Autismo, Tismoo e Água & Vida. Para mais informações sobre a 2ª Casa dos Sentidos, acesse o site https://montenegroproducoes.com/projects/casa-dos-sentidos-2/.

Fonte: Com Informações da P+G Comunicação Integrada

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários