Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Prevencao Queimadas Secom Goias Julho 2024 1

Pires do Rio: Município realiza grande programação para celebrar 101 anos do município

Gestora Cida Tomazini incluiu entrega de obras; eventos culturais, esportivos e artísticos nas festividades

Por Redação, Carlos Duarte - Reportagem: Ivone Rodrigues e Fotos: Mariana David Machado Equipe Lucas Mac em 20/11/2023 às 21:41:27

A jovem senhora Pires do Rio, cidade da estrada de Ferro no sudeste goiano, tem localização estratégica, pujante economia e uma população conhecida por seu trabalho e determinação. No último dia 09 de novembro, Pires do Rio completou 101 anos de emancipação política. Para celebrar a data, a gestão municipal que é liderada pela prefeita Maria Aparecida Marasco Tomazini - Cida Tomazini que está em seu quarto mandato, realizou uma grande programação para celebrar o que a gestora pontua como o início de uma nova era.

Cida Tomazini relembrou o ano de 2022, onde o município completo 100 anos e para celebrar, tiveram um ano inteiro de festividades. E também falou de projeção futuro e comemorou poder estar como gestora do município em momentos tão importantes para a história dos piresinos: "No ano passado, desde o início do ano, realizamos programações comemorando o nosso centenário. Tive a honra em estar como prefeita nesse momento que é um marco na nossa história. E agora estamos começando uma nova era e estou aqui, nas celebrações desses 101 anosa. Podendo falar e mostrar tantas realizações, conquistas feita a tantas mãos, por tantas pessoas que aqui passaram. E no próximo centenário sei que não estaremos aqui, mas novas gerações estarão aqui neste lugar, falando do que estamos construindo hoje!".

As comemorações iniciaram com uma mostra de arte e cultura de Pires do Rio onde milhares de pessoas passaram e puderam prestigiar pontos e momentos importantes da cultura local.

No domingo dia (05), uma extensa programação foi realizada, desde antes de raiar o dia, como colocou a Dona Cida Tomazini: "Somos de uma região de pessoas de muita fé e devoção, e, uma das maiores delas e a devoção a Nossa Senhora do Rosário, onde às 5h da manhã aconteceu a Alvorada Festiva das congadas, no "Projeto Educar para a vida", acontecendo em seguida a celebração da Missa do Reinado, na Matriz Sagrado Coração de Jesus e também o cortejo da coroa e dança das congadas nas ruas da cidade. Que seguiu com a entrega da coroa aos novos festeiros, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, sendo nesse dia realizada, ao meio-dia, a despedida das congadas no Salão Rei Nicolau, o conhecido Salão dos Congos. Foram momentos lindos registros por muita emoção e, o principal, muita fé!".


Dentro da programação também foram realizadas entregas de importantes benefícios a população, como entrega de obras que ela informa: "Na terça-feira (09), fizemos a inauguração da reforma do Centro de Saúde Geminiano Carneiro de Mendonça e também do Auditório do CMS Édio de Gregório.


E finalizamos esse dia com a Missa em ação de graças, na Igreja Vitória em Cristo. Já na quarta-feira (08), entregamos a reforma da Escola Dr. Natal Gonçalves de Araújo e também inauguramos da quadra de esportes que ficou linda e vai contribuir muito para para a rotina dos nossos alunos.


"E ainda tivemos a alegria de ver um grande jogo comemorativo de basquete que fez parte da inauguração!".


Para a quinta-feira (09), eventos cívicos compuseram a programação , além de entregas de importantes benefícios a população, de acordo com Dona Cida Tomazini: "Bem cedo realizamos o hasteamento do Pavilhão Nacional, no Paço Municipal e em seguida realizamos as entregas das escrituras de regularização fundiária!. E tivemos nesse dia também mais um momento que envolveu esporte e consequentemente saúde e qualidade de vida, porque são três coisas que estão interligadas e também junto a isso nosso momento de saudosismo, com a realização do jogo da Seleção Brasileira de Futebol, com a equipe master, em homenagem ao sr. João Geléia, no Estádio Edson Monteiro de Godoy (Monteirão). E fechamos as festividades do dia com shows com Banda Skala, na Praça Central Gaudêncio Rincon, onde fiquei muito feliz em ver milhares de pessoas celebrando a nossa cidade, celebrando a vida!".

E para encerrar a programação mais obras e mais atrações músicas foram entregues a população: "Ficamos felizes demais em poder entregara reforma da Praça Elias Daguer e vê-la lotada de amigos piresinos que foram ver como ficou a reforma e também para assistir o jogo comemorativo de vôlei que aconteceu na quadra de esportes da Praça. E mais tarde ainda puderam reunir para celebrar com amigos e familiares no show de Zé Ricardo e Thiago na Praça Central Gaudêncio Rincon Segóvia!".

A programação foi fechada com Missa Solene em Ação de Graças, realizada na Matriz Sagrado Coração de Jesus.


A prefeita que é natural do interior de São Paulo, não faz questão de esconder que escolheu a cidade goiana como sua cidade. E ainda é enfática ao dizer do seu sentimento quando quando nas redes vê algum comentário que menospreze a cidade: "Não sou filha de nascimento, mas sou filha de coração e com título de cidadã, com muito orgulho de Pires do Rio. Vou para minha terra natal, fico louca para voltar para cá, tão forte é nossa ligação com essa cidade, nossa raiz já alastrou e fortificou e aqui e minha terra. E confesso que fico muito triste, quando vejo alguém falar mal dessa cidade maravilhosa. Só temos o que nos orgulhar porque vivemos numa cidade que tem uma localização privilegiada, uma potencialidade imensa na economia e que tem o que há de melhor que são as melhores pessoas!".


E finaliza trazendo seus desejos aos piresinos: "Quero desejar a toda comunidade piresina que ela tenha muitas alegrias, que todos alcancem seus objetivos. E reforçar que, nosso objetivo é, e sempre será, fazer o melhor para essa terra e essa gente. Que todos sintam-se abraçados por mim, minha família e por toda nossa equipe. E viva Pires do Rio e seus 101 anos!".



Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Detran Goias Ferias Jun 1
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários