A cerimônia de formatura de 24 novos bombeiros foi na última quinta-feira, 23 de novembro, no Salão Social Maria Izabel. O evento marca a formatura da primeira turma do Projeto Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM), que contou com a participação de autoridades, convidados e familiares dos menores. Homenagens foram realizadas durante a formatura, assim como o tradicional batismo dos alunos, onde eles foram molhados pelo caminhão de bombeiros.
O projeto é responsável por ensinar às crianças e adolescentes, com aulas teóricas e práticas, noções de ética e cidadania, salvamento aquático, teorias de incêndio e práticas de combate a incêndio, salvamento terrestre, noções de emergências médicas, aulas de educação física, além de conhecimentos na área de convívio social, preservação do meio ambiente, noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, drogas e seus malefícios, civismo e atividades recreativas, formando assim a primeira turma no município.
Segundo dados da Assistência Municipal, a cidade não tem índice de crianças em situação de rua, principalmente porque há uma atuação preventiva e inicial, para que as crianças não cheguem a este estado de risco. O Conselho Tutelar é muito atuante, e o projeto Bombeiro Mirim muda a realidade de várias menores.
O curso, com duração de 9 meses, contempla crianças da faixa etária de 9 a 12 anos, sendo que são oferecidas 24 vagas pelo sistema de sorteio, e outras são preenchidas com indicação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O comandante do Corpo de Bombeiros da Unidade de Bela Vista de Goiás, Capitão Dias, acompanhado dos coordenadores do curso Tenente Jardel e Sargento Lívia explica que a instituição apoia e tem desejo de ampliar cada vez mais o projeto. "Temos procurado a cada ano fortalecer este projeto, que vai de encontro com o anseio da população, devido as atividades desenvolvidas, e a corporação tem se dedicado muito para o sucesso cada vez maior do Bombeiro Mirim", completa capitão Dias.
O prefeito Gilmar Pereira de Souza ressaltou ser um privilégio ter estudantes da rede municipal formados como bombeiros mirins. "Não tenho dúvidas de que desses alunos futuramente vai sair um soldado ou um cargo máximo de bombeiro. O meu muito obrigado aos alunos". pontuou o gestor passa-quatrense.