Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiás apresenta 51 negócios impulsionados por programas estaduais

Empresas participaram de projetos desenvolvidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo Hub Goiás e pela Fapeg

Por Redação, Carlos Duarte - Informações: João Lemes Faleiro e Fotos: Juliana Diniz / Luciana Lombardi_ em 16/12/2023 às 20:45:26
Programas AceleraGO e Madurar, executados pelo governo estadual, impulsionam negócios inovadores em encerramento de ciclo, no Hub Goiás

Programas AceleraGO e Madurar, executados pelo governo estadual, impulsionam negócios inovadores em encerramento de ciclo, no Hub Goiás

O Governo de Goiás apresentou 51 novos negócios que receberam apoio de programas voltados para aceleração de empresas de inovação no estado em 2023. O saldo é resultado de dois programas executados pelo governo estadual, AceleraGO e Madurar, que finalizaram seus primeiros ciclos na última quinta-feira (14/12), no Hub Goiás, no Setor Universitário, em Goiânia.

Executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o AceleraGO fomentou 29 negócios inovadores que estavam em estágio inicial. Essas empresas foram as que chegaram à fase final do programa, dentre as 35 selecionadas pelo edital, e receberam durante 10 semanas capacitação empreendedora, mentorias e conexão com potenciais parceiros comerciais, investidores e clientes.

O programa contou com 130 inscritos e recebeu apoio do hub InovAtiva, conjunto de ações e programas voltado a empresas, startups e ecossistemas de empreendedorismo inovador, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Sebrae. O suporte técnico e metodológico foi realizado pelas fundações Certi e Wadhwani.


O Madurar fechou seu ciclo com 22 novos negócios que chegaram à fase final. O programa, feito pela Secti e Hub Goiás, ofereceu um período de aprendizado de 10 horas de mentoria para cada empresa, além de 40 horas de workshops, distribuídas ao longo de 10 semanas.


"Goiás já é referência em uma série de aspectos e estamos aqui para mostrar que o estado também pode ser referência em inovação. O governo abre caminhos", diz o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

"Tivemos um recorde de inscritos e, inclusive, estendemos o número inicial de vagas. Isso reflete o sucesso do programa e nos instiga a pensar em como dar prosseguimento no apoio aos participantes", afirma o diretor científico e de inovação da Fapeg, Claudio Leles. "O Hub Goiás está em funcionamento há pouco tempo, mas já fomentou mais de 50 negócios inovadores. Isso mostra como precisamos cada vez mais incentivar e desenvolver esse potencial existente no estado, e mostrar isso ao Brasil inteiro", complementa a gerente de inovação do Hub Goiás, Karol Fernandes.

Cases

Márcio Ramos, CFO do Almob, empresa que participou do AceleraGO, elogia o programa. "Foram 10 semanas de muito aprendizado e, com isso, conseguimos ajustar muito do nosso processo e melhorar nosso produto", relata. Já Weber Stival, da Unolife, afirma que o Madurar contribuiu com o desenvolvimento de seu negócio. "Nos trouxe conhecimento, networking e parcerias gratuitamente. Saio daqui agradecido".



Fonte: Com Informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação | Fapeg | Hub Goiás ?- Governo de Go

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários