Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Serviço de Transplante Renal do HGG recebe nota máxima do Ministério da Saúde

Classificação Nível A do hospital do Governo de Goiás possibilita incremento de até 80% em repasses financeiros para realização deste tipo de cirurgia

Por Redação, Carlos Duarte em 20/01/2024 às 22:18:15
HGG é o maior hospital transplantador de rim do Centro-Oeste brasileiro

HGG é o maior hospital transplantador de rim do Centro-Oeste brasileiro

O Serviço de Transplante Renal do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, unidade do Governo de Goiás, foi classificado como Nível A, nota máxima na avaliação de indicadores do Programa de Qualidade no Processo de Doação e Transplantes (Qualidot), criado pelo Ministério da Saúde em 2022. O programa atingiu o nível máximo de apuração de pontos na avaliação de indicadores como qualidade e segurança em transplantes por modalidade, reafirmando a excelência na assistência e o crescimento contínuo dos serviços.

A classificação Nível A permite que o serviço de transplante renal do hospital receba um incremento financeiro de 80%, destinado pelo Ministério da Saúde, para a realização de procedimentos na unidade. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) passa a receber R$ 14.921,21 por cada transplante renal realizado na unidade. Anteriormente, o valor repassado pelo Ministério da Saúde era de R$8.289,56.

Segundo o Ministério da Saúde, o acréscimo busca melhorar a qualidade dos serviços do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e também vai impactar nos procedimentos pré e pós-transplante, além do tratamento de intercorrências pós-transplante. O HGG é referência no Serviço de Transplante Renal. Implantado no ano de 2017, a unidade de saúde já realizou 865 procedimentos desde então, o que coloca o HGG como o maior hospital transplantador de rim do Centro-Oeste brasileiro.

Os dados colocam Goiás como o 10º estado em número desse tipo de procedimento no país, segundo uma pesquisa publicada em setembro de 2023, pelo Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). O levantamento, publicado em setembro de 2023, é o mais recente sobre este tema.

Novo Podcast

O HGG lançou nesta sexta-feira (19/01), o Podcast Vozes do HGG, o primeiro podcast da rede pública de saúde de Goiás. Produzido pela Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano - Idtech, organização social responsável pela gestão do hospital, o novo projeto traz em seu 1ª episódio, o Serviço de Transplante Renal do Hospital, com depoimentos do Secretário de Saúde do Estado, Sérgio Vencio, pacientes transplantados e dos médicos que coordenam o serviço na unidade.

O Vozes do HGG terá episódios lançados quinzenalmente, no formato de grandes reportagens. O objetivo do novo produto de comunicação do Idtech é dar ainda mais publicidade aos serviços oferecidos pelo HGG, além de ser uma fonte de informação para os apaixonados por saúde pública.





Fonte: Com Informações da Secretaria de Estado da Saúde - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários