Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiás:134 cidades vão receber o imunizante contra a dengue

Vacina será aplicada no público-alvo de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro. Imunização é parte de uma série de ações iniciadas ainda em 2023 para enfrentamento da doença

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Henrique Cristiano em 27/01/2024 às 19:14:01

Desde 2023, o Ministério da Saúde está em constante monitoramento e alerta para o aumento de casos de dengue no Brasil. Nesse cenário, a pasta coordenou uma série de ações para o enfrentamento das arboviroses, intensificou os esforços e reforçou a conscientização sobre medidas de prevenção. Uma das iniciativas foi a incorporação da vacina contra a dengue, que será aplicada na população de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro. Em Goiás, 134 cidades receberão o imunizante, elas fazem parte das regiões de Saúde Central, Centro Sul, Entornos Norte e Sul, Sudoeste I e II, Pirineus, Estrada de Ferro e Sul.


As nove regiões de saúde priorizadas englobam 134 municípios goianos:

Central

Goiânia; Trindade; Inhumas; Goianira; Santo Antônio de Goiás; Guapó; Anicuns; Abadia de Goiás; Araçu; Nerópolis; Petrolina de Goiás; São Francisco de Goiás; Itauçu; Santa Bárbara de Goiás; Nazário; Ouro Verde de Goiás; Itaguari; Damolândia; Avelinópolis; Taquaral de Goiás; Nova Veneza; Campestre de Goiás; Santa Rosa de Goiás; Caturaí; Brazabrantes e Jesúpolis.

Centro Sul

Aparecida de Goiânia; Senador Canedo; Orizona; Piracanjuba; Bela Vista de Goiás; Hidrolândia; Edéia; Aragoiânia; Professor Jamil; São Miguel do Passa Quatro; Bonfinópolis; Cezarina; Indiara; Varjão; Vicentinópolis; Cromínia; Silvânia; Pontalina; Edealina; Vianópolis; Leopoldo de Bulhões; Cristianópolis; Caldazinha; Jandaia e Mairipotaba.

Entorno Sul

Águas Lindas de Goiás; Luziânia; Valparaíso de Goiás; Novo Gama; Santo Antônio do Descoberto; Cidade Ocidental e Cristalina.

Entorno Norte

Formosa; Planaltina; Alto Paraíso de Goiás; São João d'Aliança; Flores de Goiás; Cabeceiras; Vila Boa e Água Fria de Goiás.

Estrada de Ferro

Catalão; Caldas Novas; Ouvidor; Pires do Rio; Ipameri; Urutaí; Corumbaíba; Campo Alegre de Goiás; Três Ranchos; Rio Quente; Goiandira; Marzagão; Santa Cruz de Goiás; Cumari; Palmelo; Davinópolis; Nova Aurora e Anhanguera.

Pirineus

Anápolis; Cocalzinho de Goiás; Campo Limpo de Goiás; Alexânia Pirenópolis; Goianápolis; Abadiânia; Corumbá de Goiás; Terezópolis de Goiás e Gameleira de Goiás.

Sudoeste I

Rio Verde; Santa Helena de Goiás; Quirinópolis; Acreúna; São Simão; Porteirão; Caçu Turvelândia; Paranaiguara; Itarumã; Maurilândia; Santo Antônio da Barra; Cachoeira Alta; Itajá; Montividiu; Aparecida do Rio Doce; Castelândia e Lagoa Santa.

Sudoeste II

Jataí; Mineiros; Serranópolis; Perolândia; Caiapônia; Doverlândia; Santa Rita do Araguaia; Chapadão do Céu; Portelândia e Aporé.

Sul

Itumbiara; Morrinhos; Goiatuba; Bom Jesus de Goiás; Joviânia; Buriti Alegre; Água Limpa; Aloândia; Panamá; Cachoeira Dourada; Inaciolândia e Gouvelândia.

As regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios: possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2. ]

Com isso, 16 estados e o Distrito Federal têm municípios que preenchem os requisitos para o início da vacinação a partir de 2024.Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa. Esse é um recorte que reúne o maior número de regiões de saúde. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Fonte: Com Informações do MAPA - Ministério da Saúde

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários