Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

FCO Leite: nova linha de financiamento proposta pelo Governo de Goi√°s est√° em vigor

A partir deste ano, pecuaristas de leite t√™m acesso a financiamento espec√≠fico para a cadeia, com condições especiais

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: João Lemes Faleiro e Fotos: Wenderson Araújo/CNA em 29/01/2024 às 20:53:30
Linha de crédito específica para a bovinocultura leiteira no âmbito do FCO oferece taxa de juro menor e carência mais longa para pagamento

Linha de crédito específica para a bovinocultura leiteira no âmbito do FCO oferece taxa de juro menor e carência mais longa para pagamento

Est√° em vigor, a partir deste m√™s de janeiro, a linha de crédito específica para a bovinocultura leiteira no âmbito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Com taxa de juro menor e car√™ncia mais longa para pagamento, o FCO Leite é destinado a financiar projetos do segmento e foi proposto pelo Governo de Goi√°s ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

A nova linha de crédito tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento da pecu√°ria leiteira, econômica e ambientalmente sustent√°vel, de minis, pequenos e pequenos-médios produtores rurais, de forma a minimizar o risco na produção de leite, promover o melhoramento genético do rebanho e aumentar a oferta de produtos l√°cteos.

Para o secret√°rio de Estado de Agricultura, Pecu√°ria e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, o FCO Leite representa um instrumento para alavancar o desenvolvimento sustent√°vel da atividade leiteira em Goi√°s. "A possibilidade de financiar sistemas modernos, aquisição de equipamentos e investimentos em genética contribuir√° significativamente para elevar a competitividade dos nossos pecuaristas", frisa Rezende.

Conforme aprovado pelo Conselho Deliberativo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/Sudeco), órgão gestor do FCO, a linha de crédito poder√° ser utilizada para financiamento de tecnologias voltadas para a melhoria das condições da produção leiteira intensiva e semi-intensiva, por meio da implantação, ampliação e/ou modernização de sistemas Compost Barns e Free Stall.


Além da produção e armazenagem da alimentação animal associada a atividade da pecu√°ria leiteira; a aquisição de equipamentos destinados à produção, armazenagem e processamento do leite; e o melhoramento genético do rebanho poderão ser financiados pelo FCO Leite.

"Ao focarmos em tecnologias que aprimoram as condições de produção leiteira e, em particular, no melhoramento genético do rebanho, estamos promovendo não apenas a qualidade do leite, mas também a valorização dos animais. A melhoria genética também contribui para a sustentabilidade econômica e ambiental da atividade", ressalta o titular da Seapa.

Prazos e juros

Para investimentos fixos financiados pelo FCO Leite, o prazo de pagamento é de até 15 anos, incluído o período de car√™ncia de até 4 anos. J√° para m√°quinas e equipamentos, o prazo é de até 10 anos, também contando com o período de car√™ncia de até 4 anos e respeitada a prov√°vel vida útil do bem financiado. A taxa de juros é de aproximadamente 7,46% ao ano. Podem ser beneficiados pelo FCO Leite minis, pequenos e pequenos-médios pecuaristas de leite, na condição de pessoas físicas ou jurídicas, suas cooperativas de produção e associações.







Fonte: Com Informações da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecu√°ria e Abastecimento - Governo de Goi√°s

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Coment√°rios