Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Com mão de obra escassa, comércio investe para capacitar empregados veteranos

Sindilojas-GO faz força-tarefa para treinar comerciários em 70 cidades goianas; vendedores e outros profissionais já efetivados são capacitados para aprimorar o atendimento ao consumidor

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Allan David em 21/03/2024 às 11:04:49
Palestra voltada a trabalhadores do comércio varejista começou por Goiânia, em 2023 (Foto: Divulgação)

Palestra voltada a trabalhadores do comércio varejista começou por Goiânia, em 2023 (Foto: Divulgação)

O varejo goiano, assim como o mercado de trabalho em todo o Brasil, vive um momento delicado, com falta de mão de obra. Sobram vagas e faltam profissionais para ocupar os postos de trabalho. Só entre setembro de 2022 e setembro de 2023, por exemplo, foram registradas mais de 7 milhões de demissões voluntárias no País, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Por isso, para ajudar as lojas do varejo a reter seus talentos e investir na qualificação profissional dos funcionários, o Sindilojas-GO (Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás) está percorrendo cerca de 70 cidades com uma palestra gratuita, voltada a aprimorar o atendimento prestado aos consumidores.

Goiânia já recebeu duas dessas palestras. Com foco nos vendedores, o treinamento capacita também quem trabalha como caixa, balconista, atendente e estoquista. Todos eles têm em comum a interação direta com o consumidor.

Presidente do Sindilojas-GO, Cristiano Caixeta explica que a ideia do treinamento, considerado um dos maiores do setor em Goiás, surgiu da necessidade que as empresas apontaram de qualificar seus vendedores efetivos, investindo nos 'pratas da casa' para aumentar a qualidade do atendimento ao consumidor. Com duração de duas horas, a palestra é intitulada Vendedor 4.0 Conecte-se: Encantando clientes em uma nova era de vendas.

"Essa demanda veio de lojas espalhadas por todo o estado, por isso, a palestra é levada a dezenas de municípios, de norte a sul de Goiás. Com o treinamento, as equipes ficam preparadas para atender o consumidor com mais agilidade e eficiência, sem perder aquela pessoalidade que cativa os clientes", argumenta Cristiano.

Iniciativa para melhorar o atendimento ao consumidor é levada também para dezenas de municípios no interior de Goiás (Foto: Divulgação)?

A palestra já passou também por cidades como Aparecida de Goiânia, Trindade, Cristalina, Itapaci, Formosa e Niquelândia, entre outros municípios. Neste sábado (23), desembarca em Goianira para capacitar os empregados das lojas do comércio local.

Oportunidade também para quem está desempregado

No treinamento, os profissionais aprendem técnicas de atendimento, fidelização e pós-venda, para dar suporte ao consumidor nas lojas, e boas práticas de postura profissional, como relacionamento interpessoal e atitudes proativas nas empresas, por exemplo.

"Além de descentralizar o treinamento, levando a palestra aos profissionais na capital, na Região Metropolitana e no interior, esse modelo de capacitação tem a vantagem de qualificar ao mesmo tempo os candidatos a trabalho no comércio varejista, já que as inscrições ficam abertas também às pessoas que estão buscando recolocação no mercado de trabalho", acrescenta o presidente do Sindilojas-GO.

Cristiano enfatiza que, desde julho de 2023, quando o ciclo de palestras começou, já foram qualificados cerca de 2,5 mil trabalhadores.


Fonte: Com Informações da Campos Nogueira Comunicação

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários