Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Por iniciativa de Renato de Castro, Legislativo goiano homenageia bombeiros e policiais militares de Goianésia

Sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Herval Peixoto e Fotos: Will Rosa em 29/03/2024 às 20:32:49

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou, na noite da última terça-feira, 26 de março, 15 policiais e bombeiros militares que prestam serviços na cidade de Goianésia, com entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. A proposta foi do deputado Renato de Castro (UB), representante da cidade e região na Alego.

A solenidade, no Plenário Iris Rezende, foi acompanhada por amigos e familiares dos homenageados. Castro coordenou os trabalhos e teve, na mesa, a companhia do comandante do 18º Batalhão do Bombeiro Militar da cidade de Goianésia, major Dutra; a comandante da 6ª Companhia de Bombeiro Militar Independente da cidade de Niquelândia, major Ana Lúcia Cardoso; e o subcomandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, capitão Marcos Cardoso Maciel, na solenidade representando o comandante tenente-coronel Erick Thiago de Paula Melo.

Major Dutra foi o primeiro orador da noite e iniciou seu discurso afirmando que as obras mais importantes do mundo são frutos do mérito coletivo e, no ofício diário de salvar vidas, não é diferente. Segundo ele, nesse sentido, os homens e mulheres homenageados representam toda a corporação e por isso foram escolhidos tanto veteranos quanto bombeiros novatos, todos servidores valorosos que contribuem com a sociedade.


"Essa homenagem muito nos engrandece e mantém acesa a chama da nossa motivação, tanto para os bombeiros militares quanto para os policiais militares. Então as nossas palavras são de gratidão, especialmente ao deputado Renato de Castro, mas também a todos os parlamentares e ao presidente da Casa, Bruno Peixoto", afirmou Dutra.

Orgulho

Na sequência, o pastor Ailton Belizário, da Igreja Rompendo em Fé, proferiu oração abençoando os trabalhos da noite.


Renato de Castro lembrou que sua relação com as forças policiais militares vem desde o início da sua carreira política, ainda como vice-prefeito de Goianésia. Ele disse que, com o tempo, foi percebendo o risco a que os militares se expõem, diariamente, para manter a cidade de forma ordeira, de forma que o município cresça com tranquilidade.

Castro revelou que gostaria de homenagear todos os policiais que servem na cidade, mas não é possível. Sendo assim, foram escolhidos alguns para representar todos os integrantes das duas corporações. "Eu gostaria que vocês que estão aqui hoje se sentissem mais do que respeitados por mim, porque eu respeito o trabalho de vocês e acho que a nossa cidade de Goianésia tem orgulho das nossas forças policiais."

Após a fala do deputado, os 15 oficiais e praças receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.

A major Ana Lúcia Cardoso, responsável por discursar pelos agraciados com a honraria, afirmou que a noite era de gratidão pelo recebimento da comenda. Ela disse que acompanha a trajetória de Renato de Castro muito antes dele ingressar na política. E recordou uma história ocorrida em Goianésia, quando ainda eram adolescentes, e que mostra um pouco da pessoa humana que ele é.

A bombeira militar revelou que o filho de uma vizinha muito humilde ficou paraplégico após sofrer acidente. Segundo ela, Renato de Castro, mesmo muito jovem, sempre ia visitar o rapaz acamado e ajudar a família. Ana Lúcia contou que a mãe do rapaz sempre comentava que Renato de Castro era uma bênção na vida dela e que um dos motivos que ainda mantinha o filho vivo era o carinho demonstrado pelo amigo.

Apoio


A militar agradeceu a homenagem recebida e ressaltou o apoio constante do deputado à corporação. Ela citou que as forças militares do Estado concorrem com o Distrito Federal, com relação à carreira e aos salários pagos. E sublinhou que muitos policiais deixam a corporação em Goiás, quando são aprovados nos concursos do Distrito Federal.

Segundo Ana Lúcia, os deputados estaduais, em especial Renato de Castro, vêm lutando pela valorização dos militares, pela instituição do plano de carreira e que os policiais sabem dessa disposição do Legislativo em busca de melhorar e deixar a carreira em Goiás mais atrativa. "A gente sabe que pode ser que não dê certo, pode ser que não seja aprovado este ano, mas a gente sabe da luta dos deputados, que sabem da importância de aprovar melhor o fluxo da carreira dos militares. Isso talvez seguraria o nosso efetivo, porque talvez Brasília deixasse de ser tão interessante se a gente tivesse uma carreira compatível, se a gente conseguisse competir com eles."

Por fim, a militar voltou a agradecer o amparo que as forças policiais sempre tiveram da parte do deputado. "Nessa noite de gratidão, eu gostaria, em nome de todos, de agradecer esse reconhecimento, essa admiração, esse respeito. Você pode ter certeza que essa medalha é uma forma de materializar isso. E nós vamos guardar para sempre dentro de nossos corações", afirmou.

Fonte: Com Informações da Agencia de Noticias da Assembleia Legislativa de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários