A população goianiense ganhou um novo espaço para debater e pensar a Goiânia do futuro. O projeto "Dedo de Prosa", idealizado pelo vereador Lucas Kitão (União Brasil), contou com a presença de Sandro Mabel, presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg) e pré-candidato a prefeito da capital pelo União Brasil. A iniciativa integra uma ação para ouvir o povo e construir uma gestão pautada no que dizem os moradores do município.
"O intuito é também aproximar o Sandro dos goianienses, entender o que as pessoas querem, o que a cidade precisa, fazendo o inverso do que a política tradicional faz: tendo uma conversa franca de igual para igual, cara a cara, ouvindo as pessoas em um parque público, com a fala aberta a qualquer pessoa", explicou Lucas Kitão, vereador em seu segundo mandato na capital.
A primeira edição do Dedo de Prosa aconteceu na noite desta quinta-feira (16), no Parque Marcos Veiga Jardim. Também participaram nomes de destaque na política goiana, como Thiago Albernaz, ex-deputado estadual, Gustavo Mendanha, ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, representantes de secretarias do Governo de Goiás e lideranças populares.
Ao lado de Kitão e dos demais participantes, Mabel respondeu às perguntas do público e propôs soluções para melhorar a saúde, a educação e a mobilidade em Goiânia. Além disso, o pré-candidato reforçou que alcançar o Paço Municipal é um projeto que está em seu coração.
"Meu sonho é oferecer o que eu tenho de melhor, aquilo que aprendi na vida, e conseguir transformar esta cidade em um lugar onde possamos ser cada vez mais felizes. Quero terminar o mandato com a mesma alegria que tenho agora, a alegria de fazer algo. Quando você vê a cidade indo bem, você também se sente bem", pontuou Sandro Mabel.
Soluções
Thiago Albernaz e Gustavo Mendanha reforçaram a importância desse tipo de evento para a população e mencionaram o quanto a gestão de Mabel pode ser fundamental para Goiânia.
Respondendo ao público após as considerações dos demais políticos, Mabel apontou áreas que a capital deve melhorar, como o trânsito, investindo em inovação. Na saúde, o pré-candidato também apresentou propostas.
"Vamos fazer os Cais, UPAs e postos de saúde funcionarem. O atendimento de saúde básica tem que ser feito no bairro. O que não pode é estar fechado e sem médico", sugeriu.
Próximas edições
Kitão destacou que o evento reuniu representantes de segmentos empresariais, conselheiros tutelares, federações esportivas, sociedade civil e associações de bairro de todas as regiões.
"Eu pretendo continuar realizando o Dedo de Prosa, que é aquele tempinho que a gente usa para falar um pouco da cidade e pensar no que esperamos para a próxima gestão", afirmou Lucas Kitão.
Pré-candidatura de Mabel
Durante o evento, Mabel destacou que estava "aposentado" da política, mas foi incentivado a disputar a prefeitura. Empresário de sucesso e hoje com 65 anos, o pré-candidato reforçou seu histórico em gestão, que exerce desde os 13 anos.
"O governador Ronaldo Caiado gosta muito de Goiânia e disse que a capital precisa de uma gestão mais eficiente. Aceitei esse desafio, era o que faltava na minha vida. Estar junto com vocês, trocar ideias. Não vejo isso como trabalho, mas como uma alegria", celebrou Mabel.
O que é o projeto?
O evento apresentou o pré-candidato à Prefeitura de Goiânia à população e promoveu uma troca de ideias entre Sandro Mabel, Lucas Kitão e seus apoiadores. Em 2022, o vereador Lucas Kitão atuou em um projeto semelhante, articulando um evento de apoio à pré-candidatura do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, atualmente no PL.
Fonte: Com Informações da Times Agência de Ideias