O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, defendeu nesta quinta-feira (23/5) uma maior parceria e sinergia do cooperativismo com a Prefeitura de Goiânia. "O nosso segmento pode contribuir ainda muito mais com a administração municipal. É um importante gerador e distribuidor de empregos e renda, principalmente local", afirmou.
Luís Alberto e conselheiros da OCB/GO receberam nesta quinta-feira o empresário e pré-candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), para almoço na sede da entidade. "O cooperativismo não é apenas um modelo econômico mais justo. Também pode e deve fazer parte das políticas públicas", enfatizou o presidente da OCB/GO.
O dirigente entregou para Sandro Mabel, que também estava acompanhado do vereador Denício Trindade (UB), uma cartilha com as principais reivindicações do cooperativismo para as eleições municipais deste ano em Goiás. A entidade já entregou o mesmo para os pré-candidatos a prefeito Vanderlan Cardoso (PSD) e Matheus Ribeiro (PSDB).
Entre as propostas, Luís Alberto destacou duas: a criação de uma estrutura na Prefeitura de Goiânia para projetos e ações visando o fortalecimento das cooperativas na capital; e a inclusão do cooperativismo na grade curricular da rede municipal de ensino.
Propostas acatadas
Sandro Mabel defendeu as duas propostas apresentadas pelo presidente do Sistema OCB/GO e adiantou que vai pedir para a sua equipe que elabora o plano de governo que ele vai apresentar na campanha para incluí-las entre as suas propostas. "Acredito que as cooperativas podem ajudar muito a administração municipal, em diversas frentes, como por exemplo nas áreas da saúde, da limpeza urbana e no crédito para fomentarmos pequenos empreendedores de Goiânia", enfatizou.
O pré-candidato disse que já teve reunião recente com a diretoria da Unimed Goiânia, quando pediu um estudo sobre a realidade da saúde pública da capital. "Toparam fazer de imediato. Acredito que as cooperativas, como a dos anestesistas, podem contribuir muito para uma melhoria rápida dos serviços na rede municipal da saúde", enfatizou.
Como presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel disse que a entidade já começou a implantar no Sistema Sesi a disciplina sobre empreendedorismo. "Começamos a implantar aulas sobre cooperativismo nas nossas escolas do Sistema Fieg. Portanto, é algo que acredito e apoio. Sem dúvida vamos estudar como implantar o mesmo na rede municipal de ensino", disse.
Em Goiás existem cerca de 270 cooperativas associadas ao Sistema OCB/GO. Possuem mais de 470 mil cooperados e geram cerca de 16 mil empregos diretos, com faturamento anual acima dos R$ 30 bilhões. Em Goiânia são atualmente 70 cooperativas, com 225 mil cooperados, que empregam 5,2 mil pessoas e têm faturamento anual acima de R$ 7 bilhões.
Fonte: Com Informações da Versa Comunicação Estratégica e ASCOM - Sistema OCB/GO