O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, deu início, na manhã desta segunda-feira (1º/7), aos atendimentos do Gabinete Itinerante na Praça da Caminhada, localizada no Jardim Abaporu, que marca o começo da 6ª edição do Mutirão de Goiânia em 2024. A iniciativa, que será oficialmente aberta ao público no próximo sábado (6/7) e se estenderá até domingo (7/7), visa proporcionar mais de 200 serviços à população, além de aproximar a administração municipal dos moradores da Região Leste.
"Aqui no Gabinete Itinerante do Mutirão, temos a oportunidade de manter contato com as pessoas da região, ouvir demandas e solucioná-las. Esse trabalho é muito importante, pois é o que nos move a estar sempre trabalhando pela cidade e, principalmente, em cuidar das pessoas", afirmou o prefeito Rogério. Ele relatou que já havia atendido cerca de 30 pessoas nas primeiras horas da ação. "Esse é o desejo que nós temos de poder cada dia estar mais perto das pessoas", frisou.
O gestor goianiense destacou que o Gabinete Itinerante é uma prática adotada em todas as edições anteriores dos Mutirões e tem se mostrado muito eficaz. "O Mutirão é feito para o cidadão, é importante que o prefeito esteja aqui além dos dois dias da ação, mas também nos dias que o antecedem", comentou, acrescentando que o Mutirão é a oportunidade de levar a Prefeitura de Goiânia para perto do cidadão. "Essa é uma prática que vem desde o início da nossa gestão", acrescentou.
O presidente da Associação de Moradores do Jardim Abaporu, Altair Almeida, elogiou a iniciativa do prefeito Rogério e enfatizou a importância de encaminhar as demandas dos moradores. "Essa é uma região carente, que necessita de fato de todos os benefícios do Mutirão, bem como o Gabinete Itinerante, que está sendo muito bem recebido por nós moradores do Abaporu e região", disse Altair. Ele afirmou que estará presente na frente de serviços durante toda a semana para auxiliar a gestão nos serviços prestados à população.
Dentre os moradores atendidos, Valdeni Pereira Silva relatou que a reunião com o prefeito Rogério foi proveitosa. "O prefeito ouviu as nossas demandas e nos mostrou que elas estão bem encaminhadas e de uma forma que de fato nos atende", destacou Valdeni, ao reforçar que a região Leste é muito extensa e que o Mutirão é bem-vindo por todos os moradores.
Serviços oferecidos
No Mutirão serão oferecidos mais de 200 serviços pela administração municipal, incluindo atendimentos do Atende Fácil, relacionados a Finanças (parcelamentos, revisões e negociações), Mobilidade (recursos, defesa prévia e cartões especiais), Planejamento Urbano (certidões e Alvará Fácil), Habitação (informações sobre plantas populares e cadastro habitacional), Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (acolhimento, Central de Libras e Emissão de ID Jovem), Desenvolvimento Humano e Social (orientações sobre serviços e programas dos Cras e CadÚnico), além de serviços da Sedec, Junta Militar, Procon Municipal, Guarda Civil Metropolitana e Educação.
Preparativos
Antes mesmo da montagem da estrutura, a Prefeitura de Goiânia já realiza serviços na região Leste. A Companhia de Urbanização (Comurg) iniciou, na semana passada, uma força-tarefa nos bairros que serão atendidos pelo evento. Os serviços incluem a retirada de lixo dos canteiros de avenidas e praças, poda de árvores, roçagem, rastelação e limpeza de córregos e lotes autuados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).
Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia