O vice-governador Daniel Vilela associou, na última terça-feira (1º/10), a expansão de indústrias instaladas em Goiás – e a chegada de novas empresas ao estado - aos "alicerces" que foram criados ao longo destes quase seis anos de gestão do governador Ronaldo Caiado. Ele enumerou tais pilares durante lançamento de pedra fundamental da nova usina de etanol de segunda geração – oriundo do bagaço da cana-de-açúcar - da Raízen, verdadeira potência do setor sucroenergético, em Jataí, no Sudoeste goiano.
Daniel focou em cinco áreas: educação de qualidade – atestada pelo primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – ofertada na rede estadual; combate ostensivo à criminalidade, com redução drástica de indicadores como latrocínios e roubos; investimentos vultosos em infraestrutura, com destaque para pavimentação e recuperação de rodovias; rede de proteção social com programas que beneficiam mães, idosos e estudantes; e projetos que visam qualificação e capacitação de mão de obra. "Tudo que o governo puder fazer para atrair mais investimentos, irá fazer", garantiu.
"Os empresários se sentem tranquilos e confiantes em trazerem seus investimentos para Goiás porque estão conscientes de que, no que depender do poder público, eles terão todas as condições necessárias para fazerem seus negócios prosperarem", disse Daniel a uma plateia onde estavam o governador Ronaldo Caiado; o prefeito de Jataí, Humberto Machado; diretores da Raízen; parlamentares; colaboradores da empresa; e representantes de entidades de classe.
"Nós temos visto o apoio do governo para que este nosso projeto se tornasse realidade. Essa é a nossa primeira planta de etanol de segunda geração fora de São Paulo. Estamos felizes e satisfeitos por termos vindo para esta região; Jataí só tem nos dado alegria", afirmou o presidente do Conselho Administrativo da Raízen, Rubens Ometto, que acabou por corroborar as declarações do vice-governador.
A indústria produtora de etanol vai investir R$ 1,2 bilhão na sua nova planta, prevista para ser inaugurada em 2028. Cerca de duas mil pessoas trabalharão nas obras que, após concluídas, vão gerar 280 empregos diretos. Natural de Jataí, o vice-governador comemorou estes números. "Trata-se de um anúncio extraordinário; é um dia marcante para nosso estado. Nossa gente vai ter acesso a empregos de qualidade", pontuou.
"A Raízen é uma indústria de alta tecnologia que agrega valor à matéria-prima. Não tenho dúvidas de que em breve a empresa irá fazer mais investimentos, até porque já confirmou o interesse na produção do chamado Combustível Sustentável de Aviação (SAF)", acrescentou Daniel em entrevista logo após descerrar a placa que marcava o início do novo empreendimento.
Pavimentação
Ainda na solenidade, o governador Ronaldo Caiado atribuiu a Daniel Vilela a missão de coordenar o projeto de pavimentação da estrada vicinal que liga a BR-060 ao quilômetro 25 da GO-184, onde está instalada a Raízen. O trecho tem cerca de 28 quilômetros e, quando asfaltado, garantirá mais segurança e tranquilidade aos motoristas que trafegam pela região – além, claro, de contribuir para o aumento da produtividade da indústria. "Vamos economizar tempo, recursos financeiros e facilitar o escoamento da produção da usina", projetou o vice-governador.