A Câmara Municipal de Catalão realizou, nesta quinta (19/12), a cerimônia de diplomação simbólica das candidatas e dos candidatos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador do município de Catalão. Diante os eleitos haverem impressos seus respectivos diplomas no sistema do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás – 8ª Zona Eleitoral no último dia 13/12, não tiveram ato solene para marcar o fim do processo eleitoral de 2024 e assim habilitar os eleitos e eleitas a assumir e exercer seus mandatos. Desta forma, o presidente da Câmara Dr. Jair Humberto da Silva (Solidariedade) resolveu realizar a diplomação no auditório Júlio Pinto de Melo, da Câmara Municipal de Catalão. No local, foram diplomados o prefeito eleito Velomar Gonçalves Rios (MDB), o vice-prefeito eleito Nelson Martins Fayad, além de 17 vereadoras e vereadores que vão integrar a Câmara Municipal a partir do próximo ano.
O presidente da Câmara Dr. Jair Humberto da Silva, felicitou os eleitos e eleitas e salientou a importância da cerimônia. "A diplomação é um ato simbólico de celebração do voto dado e do voto recebido. Guarda ainda um traço importante de outorga de algo que absolutamente não se pode perder, que é a esperança, que nada mais é do que o ato de desejar um porvir melhor. A sede, o entusiasmo, o almejar que se construa uma sociedade justa e fraterna, que se promova o bem de todos, sem preconceitos e quaisquer outras formas de discriminação", disse o parlamentar.
Em discurso na cerimônia, o prefeito eleito Velomar Gonçalves Rios, afirmou que a diplomação é ato formal que simboliza a concretização do desejo popular e da vontade do povo que se expressa por meio de um dos direitos mais fundamentais da cidadania, que é o direito de votar e ser votado. "Este momento é uma celebração da democracia. Vivemos em um país onde as diferenças são muitas, mas onde a confiança no processo eleitoral nos une, permitindo que todos possam participar, de maneira livre e transparente, da construção do futuro coletivo".
Também foram diplomados o vice prefeito eleito Nelson Martins Fayad e os 17 vereadores eleitos e reeleitos para a nova legislatura: Claudio Lima (MDB), Luiz Socorro Moreira - Pamonheiro (MDB), Deusmar Barbosa da Rocha (MDB), Gilmar Antônio Neto (União Brasil), Dr. Jair Humberto da Silva (Solidariedade), Sargento Anísio Pereira (MDB), Idelvan Evangelista da Saúde (PODE), Thomas Mesquita (PODE), Kelly Cristina (União Brasil), Rosângela dos Diabéticos (PSDB), Cleuber Vaz (PODE), Gilberto Barbosa (Solidariedade), Silvinha Rosa Vicente (Solidariedade), Rodrigão Alves Carvelo (Republicanos), Daniel Ferreira Nunes - Tufão (PODE),Helson Barbosa de Souza – Caçula (Republicanos) e Leonardo Costelinha (PSDB).