A tradicional Pamonhada dos Idosos está de volta em Catalão. Após 12 anos de interrupção, a Secretaria Municipal de Promoção e Ação Social retomou o evento que integra comunidade e idosos. A edição voltou todo vapor na tarde desta sexta-feira (31/1) no Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz (CCPA), no Jardim Primavera, e contou ainda com a participação de vereadores, colaboradores, voluntários e membros da comunidade. Entre os secretários municipais estavam: Samara Esperidião Sampaio (Habitação), Adilson Ciríaco (Educação), Michel Martins Borges (Governo), dentre outros e o Assessor Especial da Governadoria Luiz Sampaio, que também garraram no mutirão.
A pamonhada marcou as festividades catalanas entre os anos de 2008 e 2012, quando a Prefeitura de Catalão promovia o evento por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Ação Social. Com a ajuda de voluntários, nesta sexta-feira cerca de 50 idosos repetiram o tradicional processo: desde o descasque do milho, passando pelo ralar e a produção da massa, até o cozimento das pamonhas. Além de saborear uma comida típica brasileira, também puderam levar para casa.
"Estamos resgatando algo que foi feito há 12 anos. Perguntei aos idosos o que eles gostariam de fazer. A resposta foi unânime: a volta da pamonhada. Então, está de volta", comentou a 1ª dama Neusa Teodora Rios, secretária de Promoção e Ação Social.
"E quem não gosta de uma pamonha quentinha?", completou Neusa Rios. Ela também relembrou sua infância na roça, em Cumari, quando via o milho espalhado pelo chão e toda sua família envolvida na preparação das pamonhas.
A Pamonhada desta sexta-feira contou ainda com música ao vivo, tornando o momento ainda mais especial para os idosos, que adoram dançar. A próxima edição da Pamonhada já está marcada para fevereiro de 2026, reforçando o compromisso da Secretaria de Promoção e Ação Social com a integração e o lazer para as pessoas da terceira idade. "A comunidade já está convidada um ano antes para participar", enalteceu Neusa Rios.
Em um gesto de gratidão, o prefeito Velomar Rios expressou seu agradecimento a todos que se envolveram na ação, destacando o objetivo nobre de alimentar os idosos da Terceira Idade. "É momento de reencontro junção e principalmente de integração humana." - concluiu o gestor catalano.