Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Em mensagem ao Dia Mundial da Água, Governo do Estado destaca esforços para revitalizar rios

Em mensagem ao Dia Mundial da Água, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), destaca esforços no sentido de "aumentar a produção de nosso maior bem natural, garantir o abastecimento e recompor importantes rios".

Por Redação em 22/03/2020 às 19:17:31

"Colabore com esse esforço", diz a mensagem. "Ajude a produzir água: plante árvores, proteja as nascentes e margens de rios e lagos. Descarte seu lixo em locais adequados, não lance esgotos em redes pluviais. Cuide, preserve e recupere", destaca.


Na mensagem, o Governo de Goiás cita os programas Juntos pelo Araguaia e Pró-Águas Meia Ponte que vão recuperar, respectivamente, 5 mil e 2 mil hectares de vegetação nativa nas duas bacias.


"A Semad modernizou a outorga de uso da água em Goiás. Agora é 100% digital, o que garante mais agilidade e transparência na gestão", diz o texto. "Também reforçou a atuação dos comitês das bacias hidrográficas goianas, envolvendo a sociedade de forma democrática para proteger nossos mananciais, tendo em vista o desenvolvimento sustentável", complementa.


"Além disso, a Semad cuida das águas de Goiás ao controlar as atividades poluidoras dos mais diversos segmentos produtivos, por meio do licenciamento ambiental", afirma a mensagem. "O governo ainda trabalha para a regularização ambiental que visa a recuperação de matas degradadas, tendo em vista impedir e punir o desmatamento ilegal. Cuida das mais de 22 unidades de conservação (UC) que auxiliam na preservação dos nossos mananciais", pontua.


A mensagem cita, ainda, as atividades do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), vinculado à Semad, que monitora e produz informações sobre tempo, clima, hidrologia, qualidade do ar e da água.


Alerta

A mensagem do Governo de Goiás, por meio da Semad, ressalta que o Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março, foi instituído pela ONU em 1993. "Trata-se de um alerta para a preservação do nosso maior bem natural que garante a vida e o equilíbrio dos ecossistemas", diz a mensagem.


"É imprescindível ampliar a consciência ambiental voltada para proteção dos nossos recursos hídricos, contra o uso abusivo, a poluição de córregos, rios, mares e oceanos", afirma o texto.


"A água é fundamental para todos os fluxos de vida. Viabiliza a produção de alimentos. Dilui as impurezas e garante a higiene. Permite a redução de temperaturas no planeta. Permite atividades de lazer e de relaxamento. Sustenta quase todas as ações humanas nos diversos níveis", diz a mensagem. "Seguimos com trabalho incansável para garantir o direito de acesso à água de qualidade para todos", conclui.


Fonte: Semad - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários