Refiz Economia 2021
Mosaic Social

Catalão: Ministro da Educação Milton Ribeiro conhece dependências da UFCAT

Universidade Federal de Catalão, uma das Supernovas Universidades Federais do país

Por Redação em 20/12/2020 às 17:34:37
(Reprodução)

(Reprodução)

Na manh√£ da ultima sexta-feira (18/12), a Universidade Federal de Catal√£o (UFCAT) recebeu a visita do Ministro da Educa√ß√£o, Milton Ribeiro, acompanhado do deputado federal, José Nelto, do Diretor de Gest√£o, Articula√ß√£o e Projetos Educacionais do FNDE, Gabriel Medeiros Vilar.

Recepcionados pela Reitora Pro Tempore da UFCAT, Prof.¬™ Roselma Lucchese no aeroporto da cidade, a comitiva ministerial realizou uma primeira agenda na Prefeitura de Catal√£o a convite do gestor do munic√≠pio Dr. Adib Elias Junior e posteriormente conheceu as depend√™ncias do campus II e da Casa do Estudante Universit√°rio, esta em fase final de constru√ß√£o, finalizando a agenda com uma reuni√£o no Auditório Prof.¬™ Sirlene Duarte, no campus I.

Universidade Federal de Catal√£o, vista panor√Ęmica

Seguindo todos os protocolos de seguran√ßa sanit√°ria em virtude da pandemia da COVID-19, o Ministro da Educa√ß√£o conheceu a infraestrutura desta que é uma das Supernovas universidades federais do pa√≠s, em processo de tutoria e consolida√ß√£o. "Fica aqui o registro da minha gratid√£o pela hospitalidade e do meu compromisso de olhar com muito carinho para esta Regi√£o, para esta Universidade, para esta Reitoria. Os cargos e fun√ß√Ķes da UFCAT est√£o impedidos pela Lei Complementar 173/2020, até dezembro de 2021. Se este Projeto de Lei 266 que est√° em aprecia√ß√£o no Congresso Nacional passar, as coisas ficar√£o mais f√°ceis. Vamos come√ßar a andar de uma forma melhor com a Universidade Federal de Catal√£o", expressou o Ministro Milton Ribeiro em dado momento da visita.

Assim como citado pelo próprio Ministro Milton Ribeiro, Roselma também refor√ßou a expectativa da aprova√ß√£o do Projeto de Lei Complementar n¬ļ 266/2020, j√° aprovado no Senado Federal e aguardando aprova√ß√£o na C√Ęmara de Deputados, que permitir√° ao Ministério da Educa√ß√£o autorizar o provimento dos cargos e fun√ß√Ķes previstos nas leis de cria√ß√£o das Supernovas, excepcionando-as da LC n¬ļ 173/2020. Ela pontuou os esfor√ßos desprendidos pelos envolvidos nesta causa. "Agradecemos ao Ministro da Educa√ß√£o, aos Senadores, destacando a atua√ß√£o do Senador Vanderlan Cardoso; aos deputados federais da bancada goiana, com destaque a atua√ß√£o do Deputado José Nelto, também à toda equipe da Secretaria de Ensino Superior (SESU) sob a coordena√ß√£o do Secret√°rio Wagner, por terem auxiliado enormemente na constitui√ß√£o do texto desse PLC, que definir√° nosso futuro, principalmente, as especifica√ß√Ķes de cargos e fun√ß√Ķes previstas em lei de cria√ß√£o da UFCAT, para o ano de 2021. O trabalho do Ministro junto do Secretario de Ensino Superior nos enaltece, acolhendo nossas dificuldades e demandas", ressaltou a Reitora da UFCAT.

Estudantes do curso de Medicina conversaram com o Ministro Milton Ribeiro e o Deputado José Nelto na chegada ao Campus II

No campus II, conduzido pelo Coordenador do curso de Medicina, Prof. Leonardo Fernandes, o Ministro conheceu os laboratórios à disposi√ß√£o dos cursos da √°rea da sa√ļde e também as instala√ß√Ķes do curso de Medicina. Em passagem pela Casa do Estudante, os Pró-reitores de Administra√ß√£o e Finan√ßas e de Pol√≠ticas Estudantis, respectivamente, professores Heber Martins de Paula e Emerson Gerv√°sio de Almeida apresentaram a Milton um dos apartamentos em fase de acabamento, que logo estar√° contemplando estudantes da Universidade.


Por fim, no campus I, encerrando a agenda, o Ministro da Educa√ß√£o e o Deputado Federal José Nelto falaram aos Pró-reitores, Diretores de Unidade, representantes de categorias e de institui√ß√Ķes de ensino e da iniciativa privada, fazendo um chamamento à colabora√ß√£o entre iniciativa p√ļblica e privada no fortalecimento da educa√ß√£o no pa√≠s. "Eu quero fazer um chamamento. Os empres√°rios de Catal√£o, s√£o também patriotas, t√™m compromisso com o social, s√£o chamados a ajudarem também essa Universidade", exclamou José Nelto.

Nesta honrosa oportunidade, a Reitoria da UFCAT pode apresentar a for√ßa desta Universidade que nasceu forte mas também as demandas urgentes de sua realidade de universidade ainda em consolida√ß√£o, refor√ßando junto à pessoa do Ministro da Educa√ß√£o, do Deputado Federal e do Diretor de Gest√£o, Articula√ß√£o e Projetos Educacionais do FNDE a necessidade de continuidade dos esfor√ßos para a cess√£o de recursos humanos e financeiros essenciais para alavancar esta institui√ß√£o de ensino superior, além de investimentos pontuais para fortalecimento de cursos recém-criados e outros projetos importantes. "Agradecemos ao Ministro pela visita realizada no dia de hoje à nossa Universidade. Ressaltando a cordialidade no trato, a escuta e acolhida das dificuldades que enfrentamos e enfrentaremos para implanta√ß√£o da Universidade Federal de Catal√£o", agradeceu a Reitora Pro Tempore Roselma Lucchese.

Fonte: Com informa√ß√Ķes da Assessoria de Comunica√ß√£o da UFCAT Catal√£o Goi√°s

Comunicar erro
Saneago
CMOC Queimadas
Sefac 10 anos Super

Coment√°rios