Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Catalão: Ministro da Educação Milton Ribeiro conhece dependências da UFCAT

Universidade Federal de Catalão, uma das Supernovas Universidades Federais do país

Por Redação em 20/12/2020 às 17:34:37
(Reprodução)

(Reprodução)

Na manhã da ultima sexta-feira (18/12), a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) recebeu a visita do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, acompanhado do deputado federal, José Nelto, do Diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE, Gabriel Medeiros Vilar.

Recepcionados pela Reitora Pro Tempore da UFCAT, Prof.ª Roselma Lucchese no aeroporto da cidade, a comitiva ministerial realizou uma primeira agenda na Prefeitura de Catalão a convite do gestor do município Dr. Adib Elias Junior e posteriormente conheceu as dependências do campus II e da Casa do Estudante Universitário, esta em fase final de construção, finalizando a agenda com uma reunião no Auditório Prof.ª Sirlene Duarte, no campus I.

Universidade Federal de Catalão, vista panorâmica

Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária em virtude da pandemia da COVID-19, o Ministro da Educação conheceu a infraestrutura desta que é uma das Supernovas universidades federais do país, em processo de tutoria e consolidação. "Fica aqui o registro da minha gratidão pela hospitalidade e do meu compromisso de olhar com muito carinho para esta Região, para esta Universidade, para esta Reitoria. Os cargos e funções da UFCAT estão impedidos pela Lei Complementar 173/2020, até dezembro de 2021. Se este Projeto de Lei 266 que está em apreciação no Congresso Nacional passar, as coisas ficarão mais fáceis. Vamos começar a andar de uma forma melhor com a Universidade Federal de Catalão", expressou o Ministro Milton Ribeiro em dado momento da visita.

Assim como citado pelo próprio Ministro Milton Ribeiro, Roselma também reforçou a expectativa da aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 266/2020, já aprovado no Senado Federal e aguardando aprovação na Câmara de Deputados, que permitirá ao Ministério da Educação autorizar o provimento dos cargos e funções previstos nas leis de criação das Supernovas, excepcionando-as da LC nº 173/2020. Ela pontuou os esforços desprendidos pelos envolvidos nesta causa. "Agradecemos ao Ministro da Educação, aos Senadores, destacando a atuação do Senador Vanderlan Cardoso; aos deputados federais da bancada goiana, com destaque a atuação do Deputado José Nelto, também à toda equipe da Secretaria de Ensino Superior (SESU) sob a coordenação do Secretário Wagner, por terem auxiliado enormemente na constituição do texto desse PLC, que definirá nosso futuro, principalmente, as especificações de cargos e funções previstas em lei de criação da UFCAT, para o ano de 2021. O trabalho do Ministro junto do Secretario de Ensino Superior nos enaltece, acolhendo nossas dificuldades e demandas", ressaltou a Reitora da UFCAT.

Estudantes do curso de Medicina conversaram com o Ministro Milton Ribeiro e o Deputado José Nelto na chegada ao Campus II

No campus II, conduzido pelo Coordenador do curso de Medicina, Prof. Leonardo Fernandes, o Ministro conheceu os laboratórios à disposição dos cursos da área da saúde e também as instalações do curso de Medicina. Em passagem pela Casa do Estudante, os Pró-reitores de Administração e Finanças e de Políticas Estudantis, respectivamente, professores Heber Martins de Paula e Emerson Gervásio de Almeida apresentaram a Milton um dos apartamentos em fase de acabamento, que logo estará contemplando estudantes da Universidade.


Por fim, no campus I, encerrando a agenda, o Ministro da Educação e o Deputado Federal José Nelto falaram aos Pró-reitores, Diretores de Unidade, representantes de categorias e de instituições de ensino e da iniciativa privada, fazendo um chamamento à colaboração entre iniciativa pública e privada no fortalecimento da educação no país. "Eu quero fazer um chamamento. Os empresários de Catalão, são também patriotas, têm compromisso com o social, são chamados a ajudarem também essa Universidade", exclamou José Nelto.

Nesta honrosa oportunidade, a Reitoria da UFCAT pode apresentar a força desta Universidade que nasceu forte mas também as demandas urgentes de sua realidade de universidade ainda em consolidação, reforçando junto à pessoa do Ministro da Educação, do Deputado Federal e do Diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE a necessidade de continuidade dos esforços para a cessão de recursos humanos e financeiros essenciais para alavancar esta instituição de ensino superior, além de investimentos pontuais para fortalecimento de cursos recém-criados e outros projetos importantes. "Agradecemos ao Ministro pela visita realizada no dia de hoje à nossa Universidade. Ressaltando a cordialidade no trato, a escuta e acolhida das dificuldades que enfrentamos e enfrentaremos para implantação da Universidade Federal de Catalão", agradeceu a Reitora Pro Tempore Roselma Lucchese.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da UFCAT Catalão Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários