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Goi√Ęnia: Central Humanizada da Covid-19 j√° realizou mais de 326 mil atendimentos

Servi√ßo √© auxiliado por m√©dicos, enfermeiros e t√©cnicos de enfermagem que recebem liga√ß√Ķes e mensagens via WhatsApp de suspeitos da covid-19 diariamente

Por Redação, Thiago Melo, da editoria de Saúde em 24/02/2021 às 13:21:00
Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19

Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19

Desde o início da pandemia, uma das a√ß√Ķes estabelecidas pela Prefeitura de Goi√Ęnia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), para auxiliar no combate ao coronavírus, foi a cria√ß√£o da Central Humanizada de Orienta√ß√Ķes sobre a Covid-19. Desde mar√ßo de 2020 até o momento j√° foram realizados mais de 326 mil atendimentos divididos entre liga√ß√Ķes atendidas, contatos via WhatsApp, notifica√ß√Ķes registradas no E-SUS, pacientes monitorados e testes agendados.

Os profissionais envolvidos no processo de triagem e orienta√ß√£o s√£o médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que conduzem o paciente sobre a melhor forma de lidar com a doen√ßa. Os atendimentos t√™m início pelo técnico de enfermagem, que faz a triagem e identifica o motivo da liga√ß√£o, passando as primeiras orienta√ß√Ķes sobre as medidas de isolamento e biosseguran√ßa preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Caso o usu√°rio esteja com sintomas ou n√£o sanou sua dúvida, a liga√ß√£o é encaminhada à equipe de enfermagem para avalia√ß√£o se os sintomas est√£o relacionados à Covid-19, analisando os sinais de alarme para os casos moderados e graves e refor√ßando as orienta√ß√Ķes quanto às medidas de biosseguran√ßa.

O profissional de enfermagem notifica todos os casos suspeitos para a doen√ßa e avalia a necessidade da realiza√ß√£o do teste e/ou atendimento presencial. Nos casos de incerteza sobre sintomas, o usu√°rio é encaminhado para o atendimento médico. O profissional continua esclarecendo as dúvidas persistentes e aplica conduta de acordo com os sintomas registrados.

A Central é procurada diariamente e tem uma média di√°ria de 1.116 atendimentos, sendo 354 liga√ß√Ķes, 238 contatos recepcionados pelo WhatsApp, 112 notifica√ß√Ķes registradas no sistema E-SUS, 164 monitoramentos de pacientes, 148 testes agendados, além de 100 pré-cadastros para vacina√ß√£o de acamados.

Para entrar em contato, basta ligar no número 3524-6305 ou pelo WhatsApp 3267-6123 e seguir os passos indicados pelos profissionais.

Fonte: Com informa√ß√Ķes da Diretoria de Comunica√ß√£o da Secretaria de Sa√ļde da Prefeitura de Goi√Ęnia

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