Mosaic Emprega Mais 2

Administra√ß√£o Penitenci√°ria desenvolve a√ß√Ķes de preven√ß√£o à Covid-19 em unidades prisionais

Desinfec√ß√£o das instala√ß√Ķes prisionais, vacina√ß√£o do efetivo, testagem ativa de servidores e detentos, triagem e quarentena dos novos presos s√£o algumas das iniciativas desenvolvidas pela institui√ß√£o no combate a Covid-19

Por Redação em 03/05/2021 às 14:11:19
Mais de 2 mil servidores já foram imunizados, desde o dia 29 de março, com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, segundo levantamento realizado pela Coordenação de Saúde do Servidor da institui

Mais de 2 mil servidores já foram imunizados, desde o dia 29 de março, com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, segundo levantamento realizado pela Coordenação de Saúde do Servidor da institui

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Diretoria-Geral de Administra√ß√£o Penitenci√°ria (DGAP) t√™m adotado uma série de medidas para prevenir a contamina√ß√£o nas unidades prisionais de todo o Estado. Um exemplo dessas a√ß√Ķes é a desinfec√ß√£o dos estabelecimentos penitenci√°rios, como aconteceu na Unidade Prisional Regional (UPR) de Catal√£o, nesta sexta-feira (30/04). A higieniza√ß√£o foi realizada em todos os ambientes do estabelecimento penitenci√°rio e nas viaturas.

O processo de desinfec√ß√£o é realizado em todas as unidades prisionais, periodicamente, e seguem os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde. Para garantir esses procedimentos, a DGAP adquiriu pulverizadores e insumos, que s√£o usados na higieniza√ß√£o das carceragens, √°reas administrativas e embalagens dos produtos levados por familiares aos presos. A desinfec√ß√£o de viaturas também é realizada sempre que acontece o transporte de algum detento.

Segundo o diretor-Geral de Administra√ß√£o Penitenci√°ria, tenente-coronel Rasmussen Rodrigues, o trabalho de preven√ß√£o e controle dos casos de Covid-19 é intenso e di√°rio. "N√£o demos trégua para o vírus nenhum dia. Sempre que um servidor ou preso apresenta sintomas, ele é testado e isolado. Todas as unidades prisionais seguem as medidas de preven√ß√£o de forma rigorosa", salienta.

Comitê

J√° no início da pandemia, a DGAP criou um Comit√™ de Gerenciamento de Crise sobre o coronavírus no sistema penitenci√°rio. A atua√ß√£o desse comit√™ refletiu na rapidez da ado√ß√£o de medidas preventivas para o controle da doen√ßa. Os integrantes se reúnem constantemente para acompanhar todo o sistema penitenci√°rio e tomar decis√Ķes necess√°rias, proativamente.

Outro procedimento que garantiu a prote√ß√£o dos detentos foi a triagem e a quarentena dos presos que ingressam no sistema. A DGAP criou unidades de triagem. Todo preso que é encaminhado pelas polícias Militar ou Civil para o Complexo Prisional de Aparecida de Goi√Ęnia, por exemplo, permanece um período de quarenta na Casa do Albergado ou na Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto, até que se comprove que ele n√£o est√° contaminado. As unidades prisionais do interior seguem o mesmo procedimento.

Produção de máscaras

Os projetos de ressocializa√ß√£o também incluíram a produ√ß√£o de m√°scaras de prote√ß√£o facial de tecido nas unidades prisionais, com utiliza√ß√£o de m√£o de obra carcer√°ria. As m√°scaras produzidas pelos presos s√£o distribuídas para os custodiados que trabalham nas unidades prisionais ou que tenham que deixar a unidade por algum motivo, ou s√£o doadas para entidades ou pessoas em situa√ß√£o de vulnerabilidade social.

Vacinação

A vacina√ß√£o dos servidores também é outra medida para o controle da doen√ßa no sistema penitenci√°rio. Mais de 2 mil servidores j√° foram imunizados, desde o dia 29 de mar√ßo, com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, segundo levantamento realizado pela Coordena√ß√£o de Saúde do Servidor da institui√ß√£o. Servidores de algumas unidades prisionais, como as de Inhumas e Rio Verde, j√° est√£o recebendo a segunda dose.

A inclus√£o das for√ßas de seguran√ßa no grupo priorit√°rio para vacina√ß√£o contra a Covid-19 foi aprovada pelo Centro de Opera√ß√Ķes de Emerg√™ncia de Goi√°s (COE-GO) e determinada pelo Governo de Goi√°s por meio da Resolu√ß√£o n¬į 030/2021, publicada no Di√°rio Oficial no dia 24 de mar√ßo.

Transparência

A DGAP também realizou aproximadamente 15 mil testes entre os servidores e presos em uma busca ativa de casos da Covid-19 no sistema penitenci√°rio, desde o início da pandemia. Todas as informa√ß√Ķes sobre a Covid-19 s√£o divulgadas no boletim di√°rio, que traz a atualiza√ß√£o dos casos da doen√ßa no sistema. Este boletim é divulgado nas redes sociais e no site do órg√£o.

A institui√ß√£o também promoveu palestras a respeito dos procedimentos de preven√ß√£o e de combate ao coronavírus e treinamentos sobre a utiliza√ß√£o dos Equipamentos de Prote√ß√£o Individual (EPIs) para os servidores. Além disso, a DGAP desenvolveu uma campanha educativa com vídeos, cards e √°udios, voltada para os servidores e amplamente divulgada nas redes sociais e no site do órg√£o.



Fonte: Com Informa√ß√Ķes da Diretoria Geral de Administra√ß√£o Penitenci√°ria (DGAP) - Governo de Goi√°s

Comunicar erro
Saneago
CMOC Queimadas
Sefac 10 anos Super

Coment√°rios