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"Sou otimista. Vamos resolver o anel viário assim como resolvemos as universidades supernovas e a ferrovia norte-sul", disse Vanderlan durante visita de técnicos do Ministério da Infraestrutura

Senador reuniu-se com a bancada goiana e técnicos do Ministério, Goinfra e BNDES para tratar do anel viário de Goiânia nesta sexta-feira

Por Redação, Patrícia Pinheiro em 14/05/2021 às 14:20:09

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) esteve reunido, nesta sexta-feira (14), com a bancada goiana federal, técnicos do Ministério da Infraestrutura, da Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte Goiana (Goinfra) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) para tratar, exclusivamente, do anel viário de Goiânia.


Parada há mais de 20 anos, a obra visa desafogar o trânsito, melhorar o acesso a todo entorno e resolver o problema de transporte de cargas e pessoas em toda região metropolitana. Para Vanderlan, a reunião de hoje representa um grande avanço para a realização desse sonho.


"Assim como nós conseguimos resolver o problema das universidades supernovas e da ferrovia norte-sul, nós vamos destravar o anel viário de Goiânia também. Não tem como ser diferente, pois o momento é muito propicio para isso. Formamos um movimento suprapartidário onde os interesses da população e do Estado estão acima de qualquer coisa. Temos a união de toda a bancada federal goiana, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da Prefeitura, dos empresários e dos órgãos envolvidos que são o Ministério da Infraestrutura, a Goinfra, DNIT e BNDES. Esse esforço conjunto já está fazendo toda a diferença", disse o senador.


Vanderlan disse, ainda, que a visita dos técnicos ao Estado é motivo de muito otimismo. "Em fevereiro, estivemos reunidos com o ministro Tarcísio para falar sobre essa obra e ele se comprometeu em nos ajudar. Hoje ele envia sua equipe para visitar os trechos, verificar a situação e começar a criar um novo traçado que atenderá da melhor forma possível a população. Sou otimista e creio que no prazo máximo de seis anos estaremos usufruindo dos benefícios que essa importante obra trará ao nosso Estado", disse o senador.


Após a reunião realizada na Goinfra, os profissionais seguiram para visita técnica ao contorno oeste (BR-060) e ao contorno leste (BR-153) com objetivo de verificar in loco a situação, reunir informações e montar um estudo aprofundado para o novo traçado do anel viário.


Para a líder da bancada goiana, deputada Flávia Morais, os frutos dos esforços da bancada federal com intermediação do senador Vanderlan, já começam a ser colhidos. "Essa visita técnica de hoje é fruto do encontro que tivemos com o ministro Tarcisio, onde o senador Vanderlan foi o grande articulador. Estamos unidos em prol dessa obra e vamos continuar trabalhando e acompanhando de forma efetiva todas as etapas, cobrando as partes para que a gente possa avançar na análise desse projeto que envolve muitos aspectos, mas que precisam ser resolvidos", disse a deputada.

Sobre a obra

A conclusão é que o Anel Viário de Goiânia só será finalizado com a contrapartida para as concessões das rodovias federais BR-153 e BR-060, ou seja, empresas que tiverem os contratos para explorarem as vias terminariam o Anel. Principais pontos:

- Entre a BR-060 e todo o contorno Noroeste e Nordeste do Anel Viário – Trindade, Goianira, Nerópolis até Terezópolis, a opção do Ministério de Infraestrutura é colocar a obra na contrapartida da concessionária da rodovia que liga Brasília a Jataí.

- A previsão do edital de licitação da via deve ocorrer ainda este ano.

- A empresa iniciaria a obra do anel viário em 2023 e 2024 – com estimativa de término para 2027.

- O traço Leste do Anel Viário, que corresponde ao lado da BR-153, já consta na concessão vencida pela Triunfo – Concebra, em 2012.

- A via sairia de Hidrolândia circulando o trecho atual até próximo a Terezópolis retornando à rodovia.

- Haveria ainda uma alça que ligaria o trecho do Anel Viário até este desvio da BR-153.

Fonte: Com Informações da Assessoria de Comunicação do Senador Vanderlan Cardoso

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