O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) foi homenageado, na tarde desta quinta-feira (20), pela reitora da Universidade Federal de Catalão, Roselma Luchesse, professores e servidores da instituição. O senador goiano é coordenador do grupo de trabalho que atua ativamente no Congresso Nacional pela independência administrativa e financeira das universidades supernovas.
"Fico muito honrado e grato pelo reconhecimento de todos vocês. Desde o início do meu mandato, abracei a causa das universidades supernovas, em especial, Jataí e Catalão, e de lá pra cá tivemos inúmeras vitórias. A principal delas foi a aprovação, no Congresso, do PL 266 que deu origem à Lei Complementar 180, garantindo a independência administrativa e financeira dessas instituições. Com certeza, é um marco e um salto no desenvolvimento tanto do ensino como da economia, pois serão novos empregos gerados e recursos circulando no mercado local", avaliou o senador.
Para Vanderlan, é importante dar continuidade ao trabalho junto à universidade para ajudar no seu desenvolvimento. "É como se fosse um filho novo, que precisa de cuidados. A Universidade conquistou a independência, mas precisa de acompanhamento para crescer. Vamos buscar ajuda para atender as principais demandas do Campus como, por exemplo, a estruturação do curso de medicina. Essa é a nossa próxima luta", disse o senador.
Roselma Lucchese agradeceu a visita do senador e disse que está muito otimista com o novo tempo que a Universidade vive. "Hoje tivemos a oportunidade de fazer uma justa homenagem e de agradecer publicamente ao senador por toda a ajuda e atenção que sempre nos dispensou. A Universidade foi criada em 2018, mas só agora, com a ajuda do Vanderlan, conseguimos alcançar a nossa independência. É um político que investe no ensino e se preocupa com a educação. Um político que não só fala, mas faz", disse a reitora.
Saúde
"Ao lado da educação, a saúde é uma das minhas maiores prioridades. Só no ano passado, destinei mais de R$ 55 milhões de reais para a área da saúde, contemplando, assim, todos os 246 municípios goianos. Grande parte destes recursos foi para o combate da pandemia do Covid-19. Para a Santa Casa, destinamos um tomógrafo que vai atender os moradores de Catalão e de toda a região sudeste", disse o senador.
Vanderlan elogiou o trabalho realizado pelas duas instituições. "A ADISGO é uma referência no cuidado e orientação dos doentes de diabetes e realiza um lindo trabalho. Também fiquei muito feliz com o que vi na Santa Casa de Misericórdia. É muito bom quando vemos o dinheiro do contribuinte ser tão bem empregado. É em instituições sérias como essas que devemos concentrar nossos esforços", finalizou.
Fonte: Com Informações da Assessoria de Comunicação do Senador Vanderlan Cardoso