Mosaic Emprega Mais 2

Professor influenciador contribui para que o aluno assuma protagonismo e autonomia ao aprender

Mais do que passar conte√ļdo, o docente √© o respons√°vel por orientar os estudantes a seguirem seus pr√≥prios passos no processo de aprendizagem

Por Redação, Carlos Duarte em 09/06/2021 às 17:13:37

A import√Ęncia do professor em nossa forma√ß√£o - em qualquer fase da vida - é inquestion√°vel. Certamente ao ler esse texto, vir√° a sua memória algum deles, que lhe tenha marcado de alguma forma. Desde o professor ainda na educa√ß√£o infantil, que ajudava a formar as primeiras sílabas, até o mestre que lecionava sua matéria preferida na universidade. Todos contribuíram para a forma√ß√£o pedagógica, o pensamento crítico e até mesmo para enxergar o mundo de forma diferente.

No entanto, é ineg√°vel, também, que a tecnologia vem transformando a educa√ß√£o, n√£o só apenas pelo uso de computadores e outros dispositivos, mas também nas metodologias aplicadas. Se antes o professor era um centralizador de conteúdo, que detinha todas as informa√ß√Ķes, h√° hoje a tend√™ncia desse conteúdo ser mais facilmente adquirido, com poucos cliques e r√°pido acesso à informa√ß√£o. Cliques esses que podem, também rapidamente, refutar algo, confrontar dados e saberes. O aluno passou a ter foco e protagonismo em seu próprio processo de aprendizagem e deixou de ser um agente passivo.

N√£o se trata, porém, de diminuir a participa√ß√£o do professor ou de torn√°-la menos importante quando o assunto é construir o saber; é sim faz√™-lo a chave para o sucesso do aprendizado, desde que esteja preparado para a realidade dos nativos digitais e que entenda que a aula no formato tradicional n√£o funciona mais. É totalmente possível que esse aluno assista a vídeos na internet, fa√ßa buscas e pesquisas, agregando essas fontes em um único conhecimento. Isso tornar√° a aula ainda mais cativante para o estudante, que j√° nasceu totalmente inserido em um ambiente tecnológico.

Yan Navarro, diretor acad√™mico da rede Luminova, destaca o princípio did√°tico de que o professor n√£o ensina: ele é o influenciador da aprendizagem, é o incentivador e o ativador do aprender. Este momento p√Ķe em evid√™ncia o modo como o aluno compreende e assimila os conteúdos. "O professor acompanhar√° seus alunos em situa√ß√Ķes em que o "aprender a aprender" de cada um poder√° ser descoberto. Os estudantes, ent√£o, desenvolver√£o habilidades e opera√ß√Ķes de pensamento significativas - identificar, selecionar, comparar, experimentar, analisar, concluir, solucionar problemas, buscando suas próprias solu√ß√Ķes", comenta o pedagogo.

A ideia é que o professor seja o influenciador e o conteúdo seja o meio, juntamente com a tecnologia para aquisi√ß√£o da aprendizagem, ou seja, o objetivo é aprender habilidades e compet√™ncias. "Utilizamos conteúdos para aquisi√ß√£o de habilidades, transformando-os em um verdadeiro laboratório de novos saberes, onde aprender é uma simples consequ√™ncia do fazer. O papel do professor, neste novo modelo de ensino, é ser o adulto do processo, o que delimita e orienta os passos para que o aluno caminhe por si só", finaliza.

Fonte: Com Informa√ß√Ķes de Lais Molina Assessora de Imprensa

Comunicar erro
Saneago
CMOC Queimadas
Sefac 10 anos Super

Coment√°rios