Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Fio Direto Goiás

Informações dos bastidores da política goiana, dos últimos 15 dias

Por Redação, Carlos Duarte em 05/09/2021 às 16:22:33

Caminho sem volta


O presidente do MDB de Goiás, Daniel Vilela mostrou ao prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha que 80% das bases emedebistas não querem candidatura própria ao Palácio das Esmeraldas e sim aliança com o DEM do governador Ronaldo Caiado.

Encontro reservado

Daniel Vilela e Gustavo Mendanha tiveram encontro reservado no último domingo, na residência de um empresário aparecidense. Analisaram a conjuntura política e a situação interna do MDB.

Unidade do MDB

Daniel argumentou a Mendanha que o esforço de ambos deveria ser para preservar a unidade do MDB goiano e não estímulo pela divisão em relação às eleições de 2022.

Na vice

Com a composição MDB/DEM, Daniel é o nome preferido para figurar como candidato a vice-governador na chapa de Ronaldo Caiado em 2022.

Sonho

Dirigentes aparecidenses do PSDB, Patriota, PL, Republicanos e Progressistas sonham com uma eventual filiação de Gustavo Mendanha.

Fato histórico para a reflexão de Gustavo Mendanha (MDB/foto): Paulo Roberto Cunha (Rio Verde), em 1990; Iris Rezende (Goiânia), em 2010; Vanderlan Cardoso (Senador Canedo), em 2010; e Antônio Gomide (Anápolis), em 2014, renunciaram aos cargos de prefeito e foram derrotados na disputa pelo governo de Goiás.


Ação penal contra Marconi Perillo pode afastar aliados e o ex-governador da disputa em 2022

O ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) deve enfrentar mais uma ação penal, dessa vez, na Justiça Federal, enunciado no âmbito da Operação Cash Delivery, comandada pelo Ministério Público Federal em Goiás, por uso de caixa dois em campanha eleitoral. O tucano volta a responder pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Possíveis aliados do PSDB devem se manter distantes, pelo menos por enquanto.

Denúncia

O Ministério Público Federal sustenta que Marconi Perillo (PSDB) teria recebido da Odebrecht, em 2014, valores equivalentes a R$ 17,8 milhões atualizados até a data de 6 de junho do ano passado.

Investigações

As provas colhidas durante as investigações demonstraram, segundo o MPF, que o recebimento de vantagem indevida por Marconi deu-se em razão de sua função pública de governador de Goiás, o que caracteriza o crime de corrupção passiva.

Atordoado

O PSDB goiano está atordoado com a presença permanente de seus principais líderes – Marconi Perillo e José Eliton – na mídia, em denúncias de práticas de improbidade administrativa.

Desastrosa

Emedebistas avaliam que uma possível filiação de Gustavo Mendanha ao PSDB de Marconi Perillo seria, sem dúvida, a opção mais desastrosa para o jovem político goiano.

Desastrosa II

Para esses ainda correligionários do prefeito, o passivo jurídico/político de Marconi Perillo, aliado à pecha de ingratidão que inevitavelmente recairá sobre Mendanha, pode enterrar a carreira do prefeito de Aparecida.

Não sai

O presidente do MDB goiano, Daniel Vilela, não acredita na hipótese de Gustavo Mendanha deixar a legenda. Segundo Daniel, Gustavo tem uma história dentro do MDB e sua gratidão ao partido deve pesar na sua decisão.

Recuperação

Internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para tratar de complicações de acidente vascular cerebral (AVC), o ex-prefeito Iris Rezende deve ter alta na próxima semana e retornar a Goiânia.

Legislativo Goianiense

A Câmara Municipal de Goiânia vai discutir reforma administrativa que prioriza a contratação de servidores para os gabinetes dos 35 vereadores, com salário máximo de R$ 8,5 mil.

Sem definição

O namoro de Jair Bolsonaro com o Progressistas de Ciro Nogueira ainda não vingou. O presidente segue sem partido político para concorrer à reeleição. Tem prazo para definir até 3 de abril próximo.

Não passou

A OAB-GO negou, em sessão plenária na noite da última quarta-feira (1º), pleito para que, diante da crise provocada pela Covid-19, as eleições deste ano da entidade sejam feitas por voto on-line e que todos os advogados inadimplentes com a anuidade possam votar.

Tesoura

A Comarca de Goiânia do Tribunal de Justiça descartou 34,2 mil processos antigos, de 1991 para frente. Esse trabalho, resultado da digitalização no Judiciário, começou em 2016 e esse é o quarto descarte desde então. Os papéis foram picotados.

Roller: oposição a Caiado tem passado comprometedor

Ernesto Roller, secretário estadual de Governo, disse à Rádio Sagres que a oposição ao Governo Caiado apresenta um discurso vazio e que isso se deve ao fato de ela, a oposição, estar presa ao passado. "A oposição está presa no passado e o passado da oposição não é positivo. Figura muito mais nas páginas policiais do que efetivamente nas páginas das realizações de governo perante a população", destacou.

Reaproximação

PSL do Delegado Waldir Soares deve fechar aliança com o DEM em apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado ao pleito do ano que vem.

Acompanha Bolsonaro

Deputado federal Vitor Hugo, também do PSL, deve deixar a legenda e seguir Jair Bolsonaro a novo partido.

Na busca de Lissauver

Presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha não desistiu de tentar a filiação do presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, ao partido. O parlamentar tende a ingressar no Progressistas, após diálogo com o prefeito de Anápolis, Roberto Naves.


Sem ingerência

Rogério Cruz (Republicanos) nega que haja qualquer ingerência do Republicanos de Brasília sobre a sua gestão ou à direção do partido em Goiânia.

Comando nacional

Em entrevista ao jornal O Popular, o prefeito de Goiânia rebateu críticas de que a liderança nacional do Republicanos dá ordens a respeito da atuação dos seus filiados com mandato.

"Parcerias"

Segundo Rogério Cruz, existe apenas uma "parceria", por meio da qual os correligionários interagem e trocam sugestões.

Ele decide

Rogério Cruz ainda negou que as decisões mais importantes da Prefeitura de Goiânia sejam tomadas por um grupo de assessores.

Inadmissível

"Dizer que o prefeito Rogério Cruz não governa é inadmissível. É meu nome e meu CPF!", pontuou o chefe do Executivo municipal.

Fonte: Com Informação do Goiás On-line

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários