Na cidade de Catalão, as movimentações para outubro próximo iniciaram-se, antes mesmo de definição dos rumos pelo Palácio Pirapitinga, e a proximidade com o fim do prazo para filiações partidárias e desincompatibilização de cargos, em 5 de abril, forçaram que haja, no mínimo, sinalizações mais claras sobre de quem possa estar com pretensão candidatura a prefeito.
Definição
Enquanto o gestor do município, fica sem resolução de seu nome abençoado para a candidatura a prefeito em outubro, claro com a nítida preferência a Nelson Martins Fayad, e imbróglio ao ex-prefeito Velomar Gonçalves Rios que tem ligação ao ex-prefeito Haley Margon Vaz. Assiste à oposição unir para o enfrentamento em torno de Elder Galdino Pereira que dá passo importante tendo nome da indicação da vice Marilia Sebba, além de terem em suas mãos o PRD, Republicanos, Agir e agora conta com o PSDB, DC, Avante e poderá ter ainda mais duas agremiações para somar ao seu projeto.
Cada um na sua
Diante a indefinição do prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior na escolha de seu nome para a disputa e formação das chapas proporcionais dentro de seu grupo. Vendo possibilidade de aval, o secretário municipal de Administração Nelson Martins Fayad - prestes a desincompatibilizar para colocar seu projeto em campo, apesar de já ter marketing instaurado em sua pré-campanha e além da agenda administrativa está voltada em sua pretensão. Para seu pretenso vice o Secretário de Governo Leovil Evangelista Júnior – que tinha nome cotado na eleição de deputado estadual, mas por questão pessoal saiu da disputa, entrando Jamil Calife hoje deputado estadual.
Enquanto isso, o ex-prefeito Velomar Rios já desincompatibilizado já tem vice sinalizado como: o superintendente da SAE Rodrigo Ramos Margon Vaz – que irá desligar da Agencia de Abastecimento do Município nos próximos dias bancado pelo seu avô ex-prefeito e ex-deputado federal Haley Margon Vaz ou o presidente da Câmara Dr. Jair Humberto da Silva pelo Poder Legislativo Municipal – ambos são advogados e de amplo conhecimento em direito e gestão pública.
Voo Solo
Velomar Rios vendo a indefinição do Palácio Pirapitinga busca articulações para viabilizar sua pretensa candidatura a prefeito seja dentro do MDB ou em outra agremiação partidária dentro do bloco que comanda a Prefeitura de Catalão. Segundo informações de Goiânia, tanto o vice governador Daniel Vilela que deu a Comissão Provisória do MDB para o atual gestor do município, com a condição de Velomar Rios ser o nome abençoado pelo líder emedebista estadual e pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Mas os holofotes e atitudes pós mudança de comando do partido na cidade, tem sido a favor de Nelson Martins Fayad que detêm a presidência.
A Frente
A junção da oposição entre Elder e Marilia soma mais de 20 mil votos, já tem 3 a 4 chapas proporcionais em formação, escritório político e enquanto os parlamentares detentores de cargos aguardam definição do Centro Administrativo Érico Meirelles – Palácio Pirapitinga definir nome da chapa majoritária, ou seja, prefeito e vice, e isso causa preocupação e insegurança em quem vai disputar mandato principalmente na questão de coeficiente eleitoral.
No PL
O líder ruralista e presidente do Sindicato Rural Renato Ribeiro dos Santos recém filiado no PL antecipou a agenda de lançamento da Expo Catalão 2024 para o último dia 07 de março, tem trabalhado no silencio com o seguimento do Agro, tentando atingir outras áreas da sociedade catalana. Renato tem conversado com outras agremiações partidárias, mas terá sua aliança com o Novo. E segundo correligionários terá carta na manga nas convenções quando julho e agosto chegar. Renato deverá desincompatibilizar da presidência do Sindicato Rural nos próximos dias, se for para a disputa.