Alego Concurso Fotografia

PCGO indicia 195 pessoas por uso de documentos falsos durante imunização contra covid-19, em Catalão

Inquérito policial está concluído e será remetido ao Poder Judiciário nos próximos dias.

Por Redação, em 01/10/2021 às 18:54:56

A Polícia Civil de Goi√°s, por meio do Grupo Especial de Repress√£o a Narcóticos (Genarc) de Catal√£o, concluiu, na última quinta-feira (30/9), uma investiga√ß√£o sobre o uso de documentos falsos na vacina√ß√£o do Plano Nacional de Imuniza√ß√£o para covid-19, nesta cidade.

Conforme apurado, no último m√™s de junho, a Secretaria Municipal de Saúde de Catal√£o comunicou à PC sobre irregularidades que estariam ocorrendo na apresenta√ß√£o de formul√°rios de comorbidades para vacina√ß√£o da covid-19 dentro do PNI, isso por uma profissional de saúde.


Instaurado inquérito policial pelo Genarc, conforme determinado pela 9¬™ DRP, foram analisados cerca de mil formul√°rios de comorbidades, realizada opera√ß√£o policial em posto de vacina√ß√£o de comorbidades, feita a oitiva de mais de 220 pessoas e, ainda, colhidos padr√Ķes de letras e assinaturas.

Foram, também, requisitados exames periciais no Instituto de Criminalística. De todo esse material investigativo, foi possível obter a confiss√£o de dezenas de pessoas que usaram formul√°rio médico sem possuir comorbidade. Mais de cem pessoas utilizaram formul√°rios falsos emitidos e assinados por quem n√£o é médico.

Também foi possível apurar que uma profissional médica emitiu formul√°rios sem a devida cautela para pessoas sem comorbidades, e que sua auxiliar emitiu e assinou falsamente formul√°rios de comorbidades para dezenas de pessoas. Em ambos os casos, houve pagamento de certo valor às mulheres.

No inquérito, que tem mais de 2 mil p√°ginas, os indiciados v√£o responder pelas seguintes condutas delitivas: falsidade ideológica, falsifica√ß√£o de documento particular e uso de documento falso. S√£o 195 indiciados. O inquérito policial est√° concluído e ser√° remetido ao Poder Judici√°rio nos próximos dias.

A divulga√ß√£o de refer√™ncias a duas pessoas indiciadas foi necess√°ria por envolver saúde pública e, especialmente, devido ao contexto dos fatos apurados (j√° sendo de conhecimento público) e à repercuss√£o e notoriedade dos fatos na cidade de Catal√£o.


Fonte: Com informa√ß√Ķes da Divis√£o de Comunica√ß√£o - Pol√≠cia Civil de Goi√°s

Comunicar erro
Saneago
Campanha Setembro Amarelo Ipameri
Sebrae MIcroempresa

Coment√°rios

Senador Canedo Campanha Refiz