Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

PCGO indicia 195 pessoas por uso de documentos falsos durante imunização contra covid-19, em Catalão

Inquérito policial está concluído e será remetido ao Poder Judiciário nos próximos dias.

Por Redação, em 01/10/2021 às 18:54:56

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) de Catalão, concluiu, na última quinta-feira (30/9), uma investigação sobre o uso de documentos falsos na vacinação do Plano Nacional de Imunização para covid-19, nesta cidade.

Conforme apurado, no último mês de junho, a Secretaria Municipal de Saúde de Catalão comunicou à PC sobre irregularidades que estariam ocorrendo na apresentação de formulários de comorbidades para vacinação da covid-19 dentro do PNI, isso por uma profissional de saúde.


Instaurado inquérito policial pelo Genarc, conforme determinado pela 9ª DRP, foram analisados cerca de mil formulários de comorbidades, realizada operação policial em posto de vacinação de comorbidades, feita a oitiva de mais de 220 pessoas e, ainda, colhidos padrões de letras e assinaturas.

Foram, também, requisitados exames periciais no Instituto de Criminalística. De todo esse material investigativo, foi possível obter a confissão de dezenas de pessoas que usaram formulário médico sem possuir comorbidade. Mais de cem pessoas utilizaram formulários falsos emitidos e assinados por quem não é médico.

Também foi possível apurar que uma profissional médica emitiu formulários sem a devida cautela para pessoas sem comorbidades, e que sua auxiliar emitiu e assinou falsamente formulários de comorbidades para dezenas de pessoas. Em ambos os casos, houve pagamento de certo valor às mulheres.

No inquérito, que tem mais de 2 mil páginas, os indiciados vão responder pelas seguintes condutas delitivas: falsidade ideológica, falsificação de documento particular e uso de documento falso. São 195 indiciados. O inquérito policial está concluído e será remetido ao Poder Judiciário nos próximos dias.

A divulgação de referências a duas pessoas indiciadas foi necessária por envolver saúde pública e, especialmente, devido ao contexto dos fatos apurados (já sendo de conhecimento público) e à repercussão e notoriedade dos fatos na cidade de Catalão.


Fonte: Com informações da Divisão de Comunicação - Polícia Civil de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários