Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Forças de segurança prestam serviços à comunidade durante Mutirão Iris Rezende

Confecção de carteira de identidade, orientações sobre enfrentamento às drogas, palestras sobre segurança doméstica no contexto do projeto "Casa Mais Segura" e atendimento ao consumidor estão entre ações ofertadas pela Secretaria de Segurança Pública

Por Redação em 19/11/2021 às 19:38:31

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), vai prestar uma série de serviços à comunidade durante o Mutirão Iris Rezende, que será realizado neste sábado (20/11), das 8h às 16h, e no domingo (21/11), das 8h às 12h, no espaço da feira da Avenida Mangalô, no Setor Morada do Sol, região noroeste de Goiânia. Entre as ações ofertadas pela pasta está a confecção de carteiras de identidade, orientações sobre o enfrentamento às drogas, palestras sobre segurança doméstica e atendimento ao consumidor.

O mutirão é uma homenagem a Iris Rezende Machado, ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, que morreu no dia 09 de novembro, aos 87 anos. Como prefeito da capital do Estado, idealizou os mutirões ainda na década de 1960 em diversas regiões do município. A retomada foi anunciada pelo governador Ronaldo Caiado como forma de retribuição pelos serviços prestados a Goiás. "Ele foi a grande escola que os goianos e o Brasil reconhecem", destacou o chefe do Executivo Estadual.

Além das forças policiais e de salvamento, o mutirão reunirá vários serviços à comunidade. "É uma forma de aproximar a população do Governo de Goiás, levando atendimento em todas as esferas públicas. Estreitar essa relação com as forças de segurança é um dos focos da gestão, que tem trabalhado, diariamente, para garantir o bem estar dos cidadãos goianos", frisou o titular da SSP-GO, Rodney Miranda.

Polícia Militar

A corporação estará presente com equipes do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (PROERD), orientando as famílias sobre o enfrentamento às drogas e à violência. O Batalhão Maria da Penha também vai participar instruindo a população sobre as formas de combate à violência doméstica. Batalhões especializados vão realizar exposições e ações interativas com o público. E ainda, o Corpo Musical da Polícia Militar fará apresentações de canções à comunidade.

Corpo de Bombeiros Militar

O Corpo de Bombeiros Militar vai realizar palestras sobre segurança doméstica no contexto do projeto "Casa Mais Segura". O objetivo é orientar a população sobre os riscos de acidentes domiciliares, incluindo explosão de botijões de gás, ingestão de produtos químicos por crianças, dentre outros. Além disso, a corporação também vai instruir o público em relação às exigências de requerimentos de serviços técnicos como inspeções e análises de projetos, além de fornecimento de extratos de ocorrência.

Polícia Civil

O Instituto de Identificação da Polícia Civil irá realizar a confecção de carteiras de identidade. Ao todo, serão distribuídas senhas para 300 documentos, sendo 200 no sábado e 100 no domingo. Qualquer pessoa pode buscar o serviço, que é gratuito, bastando apresentar a documentação necessária.

Os solteiros deverão levar o original e a cópia da certidão de nascimento. Já os casados precisam ter em mãos a certidão de casamento. Caso o interessado seja divorciado, precisará apresentar a sentença do divórcio averbada na certidão. Em todos os casos, é necessário comprovante de endereço atualizado, com cópia. A entrega do RG está prevista para o dia 10 de dezembro, na unidade do Vapt Vupt do Shopping Mangalô, no Setor Morada do Sol.

A corporação levará ao local do mutirão a Delegacia Móvel, onde serão feitos atendimentos individualizados relacionados a situações de violência doméstica, familiar e de gênero. No veículo, que funciona como uma espécie de cartório, será feito ainda o trabalho de orientação, além da coleta de denúncias.

PROCON Goiás

O órgão de defesa do consumidor goiano também estará presente no Mutirão Iris Rezende, recebendo e processando reclamações administrativas contra fornecedores de bens ou serviços. O Procon Goiás irá ainda prestar orientações aos consumidores, tendo como objetivo aproximar o órgão dos cidadãos que, eventualmente, estão em situação de vulnerabilidade em suas relações consumeristas.


Fonte: Com informações da Secretaria de Estado de Segurança Publica de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários