Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Anhanguera promove mutirão Iris Rezende Machado em combate à dengue

Por Redação, Carlos Duarte em 19/11/2021 às 20:48:12

A Prefeitura de Anhanguera através da Secretaria Municipal de Saúde e demais pastas promoveu nesta sexta-feira (19/11), o mutirão de limpeza de combate à dengue em Anhanguera.

O mutirão é uma homenagem a Iris Rezende Machado, ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, que morreu no dia 09 de novembro, aos 87 anos. Como prefeito da capital do Estado, idealizou os mutirões ainda na década de 1960 em diversas regiões do município. A retomada foi anunciada pelo prefeito Marcelo Paiva e o secretário de saúde Dr. Lucas Miranda Guimarães como forma de retribuição pelos serviços prestados a Goiás. "Ele foi a grande escola que os goianos e o Brasil reconhecem", destacou o secretário de saúde, que também é presidente do MDB em Anhanguera.


A ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde envolveu as pastas de Transportes, Turismo e outras juntamente com a equipe de agentes de endemias das 8h às 17h. O objetivo é evitar a disseminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.


Durante a campanha, os colaboradores envolvidos coletaram resíduos sólidos domésticos capazes de reter água. O material deve ser acondicionado e colocado pelos moradores na calçada em frente ao imóvel que moram para ser recolhido na coleta são: pneus, latas, potes, garrafas, plásticos, lonas, papel, papelão, tanques, tambores ou qualquer outro recipiente que acumule água.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Lucas Miranda Guimarães, explica que o trabalho é feito de maneira preventiva, com objetivo de evitar que haja aumento na proliferação e, consequentemente, nas doenças transmitidas pelo mosquito, com a aproximação do período chuvoso. "É muito importante agir neste momento para que a gente não sofra com um surto ou até mesmo uma nova epidemia no próximo ano. Apesar de hoje o cenário ser confortável, não podemos baixar a guarda. Estamos fazendo a nossa parte e contamos também com a colaboração da população, uma vez que 80% dos focos do mosquito ainda são encontrados dentro das casas", diz o gestor da pasta da Saúde Anhanguerina.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários