Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Faculdades Senai abrem ano letivo de olho nos desafios do mundo tecnológico

Por Redação, Carlos Duarte em 26/02/2022 às 10:12:53

Inteligência artificial, realidade aumentada, internet das coisas (IoT), impressão 3D, big data e aprendizagem de máquinas. Essas são as principais tecnologias digitais usadas em diversas indústrias e cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. A digitalização dos processos industriais e de serviços tem feito aumentar a procura por profissionais com formação tecnológica que atenda ao perfil exigido pelo atual mercado de trabalho.

Estudo publicado em dezembro pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) aponta que as empresas de tecnologia vão precisar de 797 mil profissionais da área nos próximos cinco anos. De olho nessa demanda, o Senai Goiás expande sua atuação no ensino superior com a abertura dos novos cursos de engenharia – de software e engenharia mecânica, lançados no fim do ano passado.

As novas graduações tecnológicas tiveram início terça-feira (22/02), durante a realização do 1º Workshop do Ensino Superior 2022, evento que marcou a abertura do ano letivo nas Faculdades Senai Fatesg e Ítalo Bologna, em Goiânia, e Roberto Mange, em Anápolis. Em participação on-line, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel, abriu o evento destacando a importância dos cursos de engenharia para a melhoria da eficiência e competitividade do setor industrial.

"Esses novos cursos seguem a mesma cartilha de excelência das graduações do Senai e estão conectados com as novas tendências de mercado. Os alunos serão, ao término de seus estudos, profissionais aptos para atender às novas demandas do mundo do trabalho, diante de uma realidade cada vez mais complexa, marcada por acelerados avanços dos processos produtivos, da tecnologia, da inovação, da Indústria 4.0", disse.

Marco histórico

Diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas ressaltou que a abertura das turmas dos cursos de engenharia mecânica e de software marcam também o início das comemorações dos 70 de criação do Senai em Goiás. "É um momento de grande relevância e que coroa os 70 anos de atuação da instituição no Estado. Dois novos cursos que vêm somar, agregar ao portfólio de produtos e que estão muito alinhados com as demandas das indústrias. Formaremos profissionais que vão contribuir com o fortalecimento e crescimento do parque industrial goiano."

Para o diretor da Faculdade Senai Fatesg, Weysller Matuzinhos, o início das primeiras turmas das novas graduações tecnológicas é um marco histórico. "Os cursos de engenharia consolidam a atuação do Senai no ensino superior, iniciada em 2004. Nessas quase duas décadas, a instituição adquiriu know-how nessa modalidade de ensino e hoje lançamos oficialmente dois novos cursos que são considerados essenciais para implementação da Indústria 4.0. Estamos preparando profissionais para atuar com a tecnologia do momento e em duas vertentes – hardware e software. O objetivo é atender à alta procura do mercado por esses profissionais e aumentar a produtividade das empresas".

Com o tema Indústria 4.0 e a Transformação Digital, a aula magna foi conduzida por Celson Pantoja Lima, doutor em Ciências da Computação, professor e pesquisador da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); e pelo superintendente de Inovação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Jefferson Gomes, que também atua como docente do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). Nas palestras, eles abordaram as diversificações do mundo digitalizado e seus impactos na sociedade.

Fonte: Com informações da FIEG

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários