Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário é apresentado a gestores goianos

Prefeitos de 44 municípios participaram do encontro com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, ao lado do governador de Goiás Ronaldo Caiado em Goiânia. Iniciativa visa aumentar empregabilidade e transferir a renda via bolsa qualificação, com oportunidades para jovens e pessoas acima dos 50 anos que estejam desempregados

Por Redação, Carlos Duarte Fotos: Júnior Guimarães em 07/03/2022 às 23:01:45
Governador Ronaldo Caiado, ao lado do Ministro Onix participando da apresentação do Programa de Serviço Civil Voluntário

Governador Ronaldo Caiado, ao lado do Ministro Onix participando da apresentação do Programa de Serviço Civil Voluntário

Na tarde desta segunda-feira (07/03), o Ministério do Trabalho e Previdência junto com o Governo de Goiás apresentaram o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário aos prefeitos de 44 municípios goianos. Durante o evento, realizado no Teatro Goiânia, na Capital, gestores públicos tiveram acesso à nova proposta do governo federal que visa qualificar trabalhadores e promover a reintegração ao mercado de trabalho. O governador Ronaldo Caiado e o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, participaram da atividade.

A ação é voltada para jovens, entre 18 e 29 anos, e trabalhadores acima de 50 anos que estão sem emprego há mais de dois anos. O objetivo é aumentar a empregabilidade nestes segmentos e transferir renda por meio de bolsa qualificação de no mínimo um salário mínimo. A proposta prevê o período de um ano de auxílio, junto à prefeitura, com a prerrogativa de que os contemplados prestem serviço de interesse social em um turno e, no contraturno, participem de cursos para aprimoramento em suas áreas de atuação.

O ministro afirmou que o programa representa oportunidade, transformação de vida e futuro. "O objetivo é construir uma rampa de ascensão social. No mundo da informalidade, as pessoas carecem de experiência. Hoje temos áreas no Brasil, e Goiás não deve fugir à regra, onde não temos mão de obra suficiente, porque falta qualificação. Então nós juntamos renda, oportunidade de experiência e qualificação", definiu Lorenzoni.


Ronaldo Caiado disse que a ferramenta surge como uma estratégia para diminuir o ciclo da pobreza. "Esse projeto tem o objetivo de emancipar o cidadão. Dar a ele não só a formalidade do emprego, mas a renda", salientou. "O desafio agora é a retomada, o emprego, superarmos dificuldades, gerar riqueza ao Estado e fazer o dinheiro circular. Superamos uma pandemia e um quadro fiscal. Agora é responder à população em condições de qualidade de vida", afirmou o governador.

Presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves destacou a importância da iniciativa, especialmente por contemplar pessoas que necessitam de um posicionamento no mercado de trabalho. "Nós, prefeitos e prefeitas, dentro das limitações, vamos aderir ao programa", informou. A opinião foi compartilhada pelo presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), o prefeito de Goianira, Carlão da Fox. "Vai ajudar bastante os municípios", ressaltou.

Como fez em Goiânia, Lorenzoni têm se encontrado com gestores municipais de todo o País para apresentar a iniciativa. A medida institui atuação conjunta com as prefeituras que aderirem à proposta e entidades do Sistema S com a oferta de 200 opções de cursos. Os municípios que optarem por participar do programa ficarão encarregados da organização local das atividades de interesse público e do pagamento da bolsa qualificação.

Também participaram do evento o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Carlos de Oliveira; os deputados federais Delegado Waldir e João Campos; os deputados estaduais Coronel Adailton e Cairo Salim; os secretários de Estado Ismael Alexandrino (Saúde) e Joel Sant'Anna (Indústria, Comércio e Serviços); além de prefeitos, prefeitas e representantes de municípios.



Fonte: Com informações da Secretaria de Estado da Comunicação - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários