Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

FGM participa da 1ª Semana da Água

Por Redação em 25/03/2022 às 09:28:40

Nessa semana em comemoração ao dia mundial da água, a Federação Goiana de Municípios (FGM) em apoio a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), participou e apoiou as diversas atividades da 1ª Semana da Água. O evento múltiplo, aconteceu entre os 21 a 24 de março, tendo o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Saneago, Associação Goiana de Municípios (AGM) e Virada Ambiental.

Uma das partes do evento, o Fórum Goiano das Águas, aconteceu no Auditório Mauro Borges. Em seu primeiro, a abertura contou com a participação do Presidente Haroldo Naves, que destacou a importância da preservação ambiental e o cuidado para as próximas gerações.

O Primeiro encontrou contou com apresentações culturais do grupo Ciranda da gente, com a participação da embaixadora do Cerrado, estudante Sabrina Mel e finalizou com a palestra magna proferida pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Oscar de Moraes Cordeiro Netto.

No segundo dia, o Dia da Água, a celebração começou com o evento "As Águas que Brotam do Cerrado", parceria da Semad, Seduc e a saneago. Aconteceu também um debate sobre o "Uso Racional das Águas do Cerrado" com especialistas e houve interação com estudantes da rede estadual que tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância do necessidade de conservação dos recursos hídricos.

No dia 23, quarta feira, outras atividades de conscientização, educação e debates no Fórum Estadual das Águas, marcaram o dia, a Semad realizou grandes entregas, as quais destacamos:
– Entrega de Outorgas de Uso da Água para produtores da bacia do Rio São Marcos. Essa licenças são um instrumento importante para que os agricultores possam produzir e garantir sustendo para suas famílias;
– Apresentação das Contas Econômicas Ambientais da Agua. Goiás é o primeiro estado a entregar os resultados obtidos a partir dos estudos realizados;
– Entrega dos Planos de Recursos Hídricos dos Afluentes Goianos ao Rio Paranaíba. Estes são instrumentos centrais da gestão das águas, pois materializam as decisões de como usar a água nas bacias;
– Lançamento do Plano Anual de Fiscalização de Barragens 2022, documento em que estão definidos os critérios de priorização relacionados à segurança das barragens que serão vistoriadas pelos técnicos da pasta.


Nesta quinta (24/3), encerraram as atividades da Semana da Agua com o Fórum Estadual das Águas. Neste último dia de evento, os participantes acompanharam apresentações e debates sobre revitalização de microbacias e disponibilidade hídrica. Na ocasião, agricultoras de Ouro Verde, assinaram o termo de adesão ao projeto de
Conservação do Solo e Agua, desenvolvido pela Semad em parceria com a SEAPA, com apoio da Prefeitura de Ouro Verde.

Com a medida, as propriedades rurais localizadas na Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte receberão ações de conservação dos recursos hídricos, proteção das áreas naturais, adoção de práticas conservacionistas de uso do solo em suas áreas de produção agropecuárias e restauração de áreas degradadas.


Outro momento de destaque na programação foi a apresentação sobre o desenvolvimento, a execução e os resultados do Programa Juntos Pelo Araguaia. O maior projeto de recuperação de bacias hidrográficas do país integra as políticas públicas do Governo de Goiás destinadas à recuperação e proteção das nascentes e afluentes do Rio Araguaia, com foco no fortalecimento da agricultura sustentável.

Foi uma semana dedicada a importantes discussões e entregas ligadas à gestão, ao planejamento, ao uso e proteção das águas em Goiás.


Fonte: Com informações da Diretoria de Comunicação da FGM

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários