Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiás: Tecnoshow Comigo é a maior escola do país para formar e orientar produtores rurais", diz Caiado durante abertura da 19ª edição da feira, em Rio Verde

Na programação do evento, um dos maiores do País voltados para tecnologia rural, Governo do Estado aborda mercado de bioinsumos, proteína animal e conectividade. Durante cinco dias, município do Sudoeste Goiano passa a ser capital simbólica de Goiás

Por Redação, Carlos Duarte e Fotos: Lucas Diener em 04/04/2022 às 17:05:31
O governador Ronalado Caiado participa da abertura da 19ª Tecnoshow Comigo em Rio Verde e transfere sede do Governo de Goiás para o Sudoeste do Estado

O governador Ronalado Caiado participa da abertura da 19ª Tecnoshow Comigo em Rio Verde e transfere sede do Governo de Goiás para o Sudoeste do Estado

O governador Ronaldo Caiado participou nesta segunda-feira (04/04) da abertura da 19ª edição da Feira Tecnoshow Comigo, em Rio Verde. O município, que recebe um dos maiores eventos de tecnologia rural do Brasil, também passou a ser simbolicamente a capital do Estado, com a instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A programação estava suspensa há dois anos em função da pandemia de Covid-19. A exposição é realizada pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo).


"A Tecnoshow é, hoje, a maior escola do país para formar e orientar produtores rurais. Graças à tecnologia, ao avanço apresentado aqui, fazendo chegar cultivares, técnicas e tecnologias mais modernas do mundo ao agricultor, seja o pequeno, o médio ou o grande. Goiás bate os demais estados em produtividade por hectare. Nosso Estado respeita as regras ambientais e produz mais em menor número de hectares de terra", disse o governador, que estava acompanhado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.


Caiado ressaltou o pioneirismo de Rio Verde por abrigar, no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), o único ponto na América Latina de rede de internet móvel de quinta geração (5G) para o agronegócio, em caráter experimental, para desenvolver aplicações de inteligência artificial e da chamada Internet das Coisas (Internet of Things – IoT). "Temos o que tem de melhor no mundo", ressaltou.


"É graças à tecnologia e à inovação que a Tecnoshow Comigo e os empresários têm trazido que temos avançado na produção de alimentos, a maior e mais importante matriz energética do mundo. Temos a melhor feira da América Latina", disse o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale.

O presidente da Comigo, Antônio Chavaglia, ressaltou a importância da feira para o agronegócio brasileiro. "Tem máquinas e tecnologia do mundo inteiro, para o pequeno e o grande produtor", disse. Ele falou da superação empreendida pelo setor durante a pandemia e dos desafios para as próximas safras, devido ao cenário ainda incerto da economia mundial.

Potencialidades

O Governo de Goiás, que tem um estande no local, divulga o potencial de desenvolvimento regional, especialmente do Norte Goiano e também temas como as possibilidades de mercado de bioinsumos. "Determinei à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável a buscar minas de fosfato, de potássio, para desenvolver nossa produção de fertilizantes e apresentar soluções aos produtores. Já assinei a autorização e teremos 13 empresas de bioinsumos em Goiás, uma forma alternativa de ofertar fertilizantes", disse o governador. A programação da Tecnoshow Comigo prossegue até 8 de abril no Centro Tecnológico Comigo (CTC), localizado no Anel Viário Paulo Campos.

A equipe do Governo de Goiás, integrada por representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e outros órgãos da administração direta e indireta, realiza reuniões, palestras e debates com o segmento agropecuário para tratar assuntos estratégicos, como produção e comercialização de proteína, conectividade, infraestrutura, logística e sanidade animal.


"Assistimos à retomada econômica do setor do agronegócio, que segurou a economia do país durante a pandemia. Aqui, serão expostas as melhores tecnologias para produção e industrialização", destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Lissauer Vieira.

Transferência da capital


O governador Ronaldo Caiado formalizou a transferência da sede do Governo do Estado para Rio Verde durante a programação da Tecnoshow Comigo. O ato solene atende à lei nº 20.425/2019. Até o final da feira, as rotinas e despachos serão executados no município do Sudoeste Goiano.

Também participaram da abertura da feira o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; o presidente da Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Regional Sustentável (Adial Goiás), José Carlos Garrote; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio de Freitas; além de secretários de Estado e presidentes de autarquias; deputados estaduais, federais, vereadores, empresários, produtores rurais e lideranças regionais.


Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários