Promover mudanças de cultura e comportamento é um desafio da sociedade contemporânea, sobretudo no que se refere à preservação ambiental e uso responsável dos recursos naturais. Com este pensamento, para 2022, a companhia deu inÃcio ao CMOC na Escola, projeto que trabalhará temas como meio ambiente, sustentabilidade e mineração, com alunos em diferentes fases da formação escolar, em sete escolas da rede pública de ensino de Catalão e Ouvidor. A estimativa é que mais de 500 estudantes participem da iniciativa.
O CMOC na Escola promoverá atividades mensais, por meio de Empregados Voluntários da CMOC que atuam em áreas diversas da companhia, e que buscarão informar e engajar crianças e adolescentes sobre os temas propostos funcionando como uma extensão do Programa de Educação Ambiental da empresa. "Os voluntários dividem seu tempo entre funções profissionais e estão comprometidos a compartilhar saberes", conforme explica a coordenadora de Gestão Social da CMOC Diana Mendes.
"Acionamos as Secretarias de Educação de Catalão e Ouvidor para nos apontarem instituições de forma estratégica, que poderiam receber o projeto e, assim, sermos assertivos na mobilização e engajamento. Não é mais possÃvel falarmos em educação ou negócios sem abordar os temas ambientais. Por isso, queremos viabilizar que crianças e adolescentes expandam seus conhecimentos e sejam instigados a serem mais participativos e sustentáveis em seus cÃrculos de convivência, na escola ou em casa. A proposta é atuar onde há limitações de recursos e os impactos positivos tendem a ser escalonáveis. O CMOC na Escola tem o envolvimento de profissionais especializados, com alto conhecimento técnico e motivação para compartilhar os aprendizados com os estudantes. Pautas como responsabilidade ambiental devem ser ampliadas, pois são assuntos que permeiam todos os segmentos e são alicerces para polÃticas públicas atuais e futuras", reforça Diana.
Para o Analista de Licenciamento da CMOC Maxwell Assunção, que participou da primeira rodada de palestras, o projeto é fundamental para fortalecer o vÃnculo da CMOC com a comunidade e contribui com o desenvolvimento educacional dos alunos. "Conscientizar as crianças para que elas pratiquem ações que protejam o meio ambiente e, sobretudo, que nosso planeta seja cuidado de maneira sustentável é um privilégio. Me sinto honrado em contribuir", disse Maxwell.
Para este ano, projeto CMOC na Escola contempla três frentes distintas:
Mãos a Horta – Plantando sementes para educação ambiental
Público: alunos do 5º ano do Fundamental 1
Duração: 6 meses (já iniciado)
Escolas: Escola Municipal Prof. Ediene Dias (Ouvidor) e Escola Municipal Wison da Paixão (Catalão)
Atividades: Desenvolvimento de ações pedagógicas junto aos alunos de 9 e 10 anos, onde estão sendo trabalhados temas sobre água, reciclagem e compostagem. Durante os encontros são abordados conceitos como trabalho em equipe, consumo consciente e preservação ambiental, sempre sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Na última fase, os alunos construirão uma horta onde realizarão o plantio de legumes e hortaliças.
Guardiões da Água
Público: adolescentes do 9º ano do Fundamental 2
Duração: 4 meses (a partir de agosto)
Escolas: A definir
Atividades: Serão realizados encontros com discussões sobre crise hÃdrica, preservação e recuperação de nascentes e o uso consciente da água. Ao final do programa, os alunos participarão de um concurso de redação que premiará os melhores textos com o tema Guardiões da Água. Para o encerramento das atividades, os alunos estarão presentes na "Virada Ambiental", iniciativa promovida pelas Secretarias de Meio Ambiente de Catalão e Ouvidor, com o apoio da CMOC.
Mineração 360°
Público: jovens do 3º ano do Ensino Médio
Duração: 9 meses (abril a dezembro)
Escolas: Colégio Estadual Antônio Ferreira Goulart (Ouvidor) e Colégio Estadual João Netto de Campos (Catalão)
Atividades: Os alunos receberão palestras mensais para conhecerem o mundo da mineração. A proposta é apresentar todos os processos, da Mina ao produto final, para obter uma visão amplificada de mineração, noções das tecnologias e as funções e atribuições dos profissionais do setor. Além de ampliar o conhecimento sobre a mineração e sua importância para o desenvolvimento socioeconômico, o projeto quer despertar o interesse profissional pela área, já que os alunos estarão em fase decisiva na escolha de suas profissões. No fim do ciclo de palestras os alunos de Catalão visitarão as unidades de Fosfatos, em Ouvidor e Catalão. Já os alunos de Ouvidor visitarão a unidade de Nióbio e a Mina Boa Vista.
Fonte: Com Informações da FSB Comunicação