Após a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) divulgar que está com 80% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) vagos, o governador Ronaldo Caiado propôs, neste domingo (17/5), que os centros de saúde cedam os equipamentos de UTI para o Hospital Municipal de Porangatu. A unidade está sendo montada para ser referência no enfrentamento ao novo coronavírus no Norte de Goiás. Em contrapartida, o Estado pagará o aluguel pela estrutura durante o tempo que durar a pandemia.
O anúncio da proposta foi feito por Caiado em seu perfil no Twitter. "Hospitais privados alegam, por meio da entidade que os representam (Ahpaceg), que estão com leitos de UTIs vazios em Goiânia. Por isso, o Estado está disposto a firmar acordo para que camas, respiradores e equipamentos dessas UTIs sejam alugados para o Hospital de Porangatu", publicou o governador.
Em entrevistas na última semana, Caiado havia destacado que os leitos vagos estavam concentrados na região metropolitana de Goiânia e que estaria preocupado com o interior. A ideia foi reforçada na publicação de hoje: "Atualmente só temos Anápolis para atender o Norte de Goiás. Já assinamos esse convênio com a Prefeitura de Porangatu para colocarmos o Hospital Municipal à disposição de vítimas do coronavírus. Agora precisamos acelerar a entrega da estrutura toda montada".
Principal cidade do extremo norte goiano, Porangatu está situada a 426 quilômetros de Goiânia, na divisa com o Tocantins. O Estado vizinho já decretou bloqueio total (lockdown) em 35 cidades. Pelo município goiano passa a BR-153, na rota que leva ao Pará, onde também há cidades com medidas de restrição extrema. Os dois exemplos foram citados pelo governador em postagem no Twitter.
"Pará já vive situação difícil e Tocantins também decretou lockdown em 35 cidades. Precisamos garantir a Porangatu, que está no eixo da rodovia Belém-Brasília, e a todo o Norte do Estado, Vale do Araguaia, condições de atendimento. Assim como fizemos em Luziânia, no Entorno do DF", pontuou.
Conferencia Virtual
E para esta segunda (18/5), o governador Ronaldo Caiado anunciou que fará reunião virtual com os gestores das 32 cidades, que encontram em maior enfrentamento ao Coronavírus Covid 19, para ouvir cada prefeito (a) para que possa colocar sugestões e ações de medidas a serem tomadas. De acordo com o governador na ultima semana tinha uma proposta, que não foi aceita, precisamos chegar um acordo e resguarda a vida da nossa população.
Veja as cidades que foram convidadas a participar da vídeo conferencia:
1 Águas lindas
2 Anápolis
3 Aparecida de Goiânia
4 Araçu
5 Aruanã
6 Caldas Novas
7 Catalão
8 Ceres
9 Cidade Ocidental
10 Formosa
11 Goianésia
12 Goiânia
13 Goiás
14 Itumbiara
15 Jaraguá
16 Jatai
17 Luziânia
18 Mineiros
19 Novo Gama
20 Padre Bernado
21 Pirenópolis
22 Planaltina
23 Professor Jamil
24 Rialma
25 Rio Quente
26 Rio Verde
27 Sto Antônio Descoberto
28 São Miguel Araguaia
29 Senador Canedo
30 Trindade
31 Uruaçu
32 Valparaíso de Goiás
Fonte: Com informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás