Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Em Águas Lindas de Goiás, Ronaldo Caiado inaugura colégio padrão século XXI e vistoria obras de hospital

Unidade de ensino tem capacidade para atender 1.260 estudantes e oferece estrutura moderna com quadra de esportes, laboratórios de ciências e informática, além de biblioteca. Já obra de hospital passa por ampliação para receber leitos de UTI

Por Redação, Carlos Duarte e Fotos: Lucas Diener em 13/05/2022 às 22:45:24
 Governador Ronaldo Caiado inaugura Colégio Estadual Cora Coralina, que oferece estrutura moderna com quadra de esportes, laboratórios de ciências e informática, além de biblioteca.

Governador Ronaldo Caiado inaugura Colégio Estadual Cora Coralina, que oferece estrutura moderna com quadra de esportes, laboratórios de ciências e informática, além de biblioteca.

A comunidade escolar de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, foi contemplada, nesta sexta-feira (13/05), com a inauguração de uma unidade de ensino padrão Século XXI. A entrega do Colégio Estadual Cora Coralina foi feita pelo governador Ronaldo Caiado, que visitou as instalações ao lado de professores e estudantes da rede pública. A instituição tem capacidade para atender 1.260 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.


A construção da escola começou em 2013, mas foi abandonada pela empresa, que alegou falta de pagamento por parte da gestão anterior do governo estadual. "Quando vim aqui na primeira vez era um capoeirão, sujo, mato, um lixão. Agora, entregamos o segundo colégio Século XXI em Águas Lindas e que ficou com obras paradas por 10 anos", disse o governador ao chegar na nova unidade.


Em novembro do ano passado, o chefe do Executivo determinou à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a retomada da construção, que recebeu investimentos de R$ 2,5 milhões e está 100% finalizada. "Quando há espírito público, compromisso com a educação, você vê que há dinheiro e com isso a sociedade se beneficia de tudo", disse Ronaldo Caiado em entrevista realizada por aluno da nova unidade em gravação para um podcast.

Durante discurso, o governador ainda fez novo compromisso. "Até o final de julho, mais duas escolas Século XXI serão entregues para a população de Águas Lindas. Serão quatro, concluídas até julho de 2022", assegurou.

Estrutura

O Colégio Estadual Cora Coralina conta com área total de 12.775 m², sendo que a área construída chega a 2.971 m². São 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Ciências e de Informática, cozinha com refeitório, pátio coberto multiuso, quadra poliesportiva coberta, vestiários, estacionamento interno e uma ampla área de convivência.


Segundo a diretora Dione Rouzares da Costa, o novo prédio é motivo de comemoração para toda a cidade. "Só tínhamos sete salas de aula, sem quadra de esportes e não havia espaço suficiente para a biblioteca e laboratórios. Esse colégio é um sonho para a comunidade. Governador, o senhor não entrega não só uma escola, uma nova estrutura, mas um futuro", destacou. "Estamos realizando um sonho e empolgados para começar a estudar aqui", garantiu a estudante do 2º ano Emilly Alves.


O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Lucas Antonietti, ressaltou que visitou a unidade no começo de seu mandato e encontrou apenas mato, depois esteve junto com o governador para apresentar demanda e pedir uma solução. "Isso que vivenciamos faz com que nossos jovens acreditem na boa política. O senhor [Ronaldo Caiado] falou que ia resolver e estamos aqui dentro inaugurando essa escola com padrão de unidade particular. Parabéns por ser o maestro disso tudo", agradeceu o gestor.


"Governador, o senhor passa a tinta da honestidade. Olha que escola bonita e maravilhosa. É a segunda nesse modelo só aqui em Águas Lindas. Agora, a educação tem um governador honesto, que sabe valorizá-la", afirmou o deputado federal, José Nelto. "Vive-se um novo tempo no Estado, uma realidade nunca vista na região do Entorno. Não há na história um governador que tenha olhado tanto pela educação como Caiado", assegurou o deputado estadual, Wilde Cambão.

Hospital

Ainda em Águas Lindas, Caiado visitou as obras do hospital estadual, que estão sendo executadas pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). Com investimento de mais de R$ 87,2 milhões, o Governo de Goiás vai entregar a unidade de saúde 100% mobiliada e equipada, com um total de 163 leitos, sendo 10 de UTI neonatal, 10 pediátrica e 20 para adulto. Também está previsto um centro cirúrgico com oito salas.


Essas unidades funcionais foram acrescentadas ao projeto inicial, que foi iniciado em 2007, ou seja, há 14 anos, e estava paralisado desde 2018. Ao retomar a obra, o Governo de Goiás identificou a necessidade de ampliar e atualizar a estrutura, cuja área construída passou de 11 mil m² para quase 16 mil m². Em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), está definida ainda a inclusão de salas para exames de tomografia e mamografia e de uma unidade de hemodinâmica.

Segundo o governador, atualmente, são 135 homens trabalhando na obra e nos próximos dias esse número deve chegar a 150. "Isso tudo para dar ritmo a esse empreendimento, para quando começar o período chuvoso, estarmos do lado de dentro", explicou Ronaldo Caiado.

Presidente da Goinfra, Pedro Sales citou detalhes do andamento das obras ao governador. "Hoje temos três frentes de trabalho. Há os operários reconstruindo toda a laje, com as estruturas dos novos dutos do sistema de ar condicionado; no interior foi removido tudo o que foi identificado como perdido e iniciado o revestimento interno; e, aqui fora, temos a frente de expansão da unidade, onde está sendo executada a terraplanagem."

Chefe do Executivo vistoria obras do Hospital Estadual de Águas Lindas que foram iniciadas em 2007 e estavam paralisadas desde 2018

Conforme o secretário Estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, essa será mais uma unidade que vai compor a infraestrutura montada no Entorno de Brasília e que trará mais tranquilidade à população. "É um hospital muito importante para essa região, justamente para atender todos os goianos que moram aqui e que precisam dessa atenção", salientou.

As agendas em Águas Lindas foram acompanhadas ainda, pelo deputado federal Delegado Waldir Soares e Jose Nelto; o vice-prefeito de Águas Lindas, Jorge Amaro; o ex-prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango; o prefeito de Cocalzinho, Alessandro Barcelos; além de vereadores e secretários municipais.





Fonte: Com informações da Secretaria de Estado de Comunicação de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários